IEE TRAZ UMA EXPERIÊNCIA DE 12 ANOS... Atendimento Direto a Crianças e Adolescentes Formação de Professores e Agentes Sociais Sensibilização em Políticas Públicas Fortalecimento do Esporte Educacional em Redes Sociais Desenvolvimento de Tecnologias Sociais de Esporte Educacional Missão “Contribuir para a formação do cidadão crítico e participativo, por meio da educação física e esporte, favorecendo o desenvolvimento de comunidades de baixa renda” Missão “Contribuir para a formação do cidadão crítico e participativo, por meio da educação física e esporte, favorecendo o desenvolvimento de comunidades de baixa renda”
Princípios Esporte Educacional Inclusão de todos Construção coletiva Respeito à diversidade Educação integral Rumo à autonomia
Escola Esp Esporte Escola Secund ária EF Escola Secund ária EF Escola Secund ária EF CL 450 Escolas Especialistas em Esporte 01 Coordenador Esporte - 40 hrs/ semana Escolas Secundárias 01 Coordenador – 20 hrs/ semana Escolas Fundamental 01 Professores Responsável – 12 dias / ano Clubes 2002 – 2010 / INGLATERRA Objetivo: atingir 100% dos alunos com 5 horas-atividade/ semana Organizado: Ana Moser Fonte: Youth Sport Trust EF
CAPITAL SOCIAL: Coesão Comunitária Redes Sociais Fortes Redução de Criminalidade Juvenil Trabalho em Equipe Participação Cívica Segurança e Apoio Aumento da Igualdade de Gênero CAPITAL INDIVIDUAL: Criatividade Empatia Confiança Coragem Negociação/ Diplomacia Colaboração Invenção / Inovação Liderança Auto-estima / Auto-valorização CAPITAL INTELECTUAL: Concentração Tomada de Decisão Amplitude de Atenção Rendimento / Desempenho Escolar Função Executiva Resolução de Problemas Habilidades de Comunicação CAPITAL EMOCIONAL: PREVENÇÃO / TRATAMENTO Ansiedade Hiperatividade Demência Estresse Depressão Auto-estima CAPITAL FINANCEIRO: Menos Faltas Maior Produtividade Maiores salários Melhor Desempenho Menos Despesas com Saúde CAPITAL FÍSICO: PREVENÇÃO / TRATAMENTO Diabetes Tipo 2 Obesidade Mobilidade Articular Osteoporose Câncer de Cólo Câncer de Mama Habiliades Motoras Cardiovascular Morbidade / Mortalidade Bem Estar Menos Cigarro Bebida Abuso de Drogas O POTENCIAL DO ESPORTE
UMA CRIANÇA FISICAMENTE ATIVA PROVAVELMENTE FICARÁ DESSE JEITO...ASSIM COMO UMA CRIANÇA INATIVA PAIS ATIVOS CRIANÇAS ATIVAS FUNÇÃO CARDIOVASCULAR E INTELECTUAL ESTRUTURA ÓSSEA FUNÇÃO CEREBRAL E CENTROS DE RECOMPENSA 0 HABILIDADES MOTORAS JANELA DE OPORTUNIDADE
EXPERIÊNCIAS POSITIVAS PRECOCES PARA AS CRIANÇAS INTEGRAR ATIVIDADE FÍSICA NO DIA-A-DIA