- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Apresentação O desafio de contribuir para aperfeiçoar o fazer pedagógico dos professores de Ciências para atuarem no ensino fundamental e médio, nesse.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
PLANO DE EXPANSÃO DA UFGD 2011/2020 Plano Nacional de Educação Projeto de Lei nº 8035/2010.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
PROGRAMAS E BOLSAS NA UFAC DIRETORIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Prof. José de Ribamar T. da Silva Diretor.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
IMPLANTAÇÃO – NOVOS CURSOS DEPARTAMENTO DE ENSINO – BASILIO FECHINE ABRIL 2016 Basílio Rommel A. Fechine.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Audiência Pública PLS 284/ 2012 Prof. Rodolfo Pinto da Luz Dirigente Municipal de Educação de Florianópolis/ SC Secretário de Comunicação da Undime.
O rly Z. Mantovani de Assis Rua Cel. Quirino, 870 apto 101 – CambuíCep: – Campinas - SP Laboratório de Psicologia Genética Faculdade de Educação.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL.
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
BEM – VINDOS AO CUCA. O que é o Cuca? O Curso Unificado Campus de Araraquara( CUCA) surge em 1994, como Programa de Extensão Universitária, para atender.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
O QUE É UM CURSO SEQÜENCIAL? Os cursos seqüenciais são cursos de nível superior sem o caráter de graduação. O que se busca ao definir-se um curso seqüencial.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
O que é o PIBIC-EM? É o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio. Tem por finalidade integrar estudantes do ensino.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Sessão 04 – Auditório ASPEN - 1/12 Experiências no Uso do Portfólio Eletrônico.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Campus Capão do Leão Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos Curso de Licenciatura em Química Recepção.
PIBID - UNAERP. UNAERP Pioneira no desenvolvimento de programas que contribuem para a formação profissional de graduandos e também com a comunidade, sempre.
III Congresso de Formação de Professores XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Águas de Lindóia/SP Lançamento.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental na região de Nordeste do Pará; - Intensificar o intercâmbio entre a UFPA, as Diretorias de Ensino, as Secretarias Municipais de Educação e a comunidade em geral; - Promover discussões que procurem articular pesquisa científica, pesquisa educacional e prática pedagógica; - Incentivar a reflexão crítica sobre pressupostos, conteúdos e práticas do Ensino de Ciências e Matemática; - Apresentar e discutir resultados de pesquisas recentes em Ensino de Ciências e Educação Matemática; - Apresentar e discutir experiências pedagógicas inovadoras; - Divulgar avanços recentes nos diversos campos da Ciência; - Problematizar e discutir as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade Apresentação O Ciclo de Seminários é um evento que deverá ser realizado semestralmente, na Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (Campus Castanhal). Esses seminários terão como meta contribuir com a melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental na região Nordeste do Pará, assim como intensificar o intercâmbio entre a universidade e a comunidade por meio da divulgação das pesquisas em nível de mestrado e doutorado. Esse evento destina-se, principalmente, aos docentes (e alunos de graduação dos cursos de licenciatura) de Castanhal e região, atuantes no ensino público e particular de todos os níveis. Além dos professores e graduandos, os seminários proferidos também beneficiaram aqueles que almejam ingressar em um curso de mestrado e doutorado de um Programa de Pós- Graduação em Educação para a Ciência em suas reflexões em torno das diferentes temáticas apresentadas. Enfim, todos os interessados em conhecer e discutir sobre o Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental encontrarão no Ciclo uma ocasião propícia para o seu aprimoramento profissional. Objetivos Inscrições - gratuitas  Período: 08 a 23 de abril de 2010  Local: Secretaria do GETI, no Campus Universitário da UFPA em Castanhal.  Vagas: 40. I Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental Org. Grupo de Pesquisa “Formação de Professores de Ciências” Em cada edição do Ciclo, são apresentados seis seminários por professores pesquisadores e profissionais que concluíram os cursos de mestrado e doutorado no Programa de Pós- Graduação do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA (Campus Belém) ou em programas congêneres. Os participantes receberão certificados e a frequência mínima exigida é de 80%. Nesse semestre, o I Ciclo de Seminários acontecerá no período de 24 de abril a 05 de junho de 2010, aos sábados, das 9 às 12 horas, no Salão prof. Luiz Guilherme do GETI, no Campus da UFPA em Castanhal. Carga horária - 18 horas-aula. Público alvo - Docentes das diversas áreas da Ciência e pertencentes ao magistério público ou particular; - Alunos da graduação de dos cursos de licenciatura. Período de realização e horário - Seis (06) encontros aos sábados (24 de abril a 06 de junho de 2010), das 9 às 12 h. Documentos necessários - Ficha de inscrição (disponível no momento da inscrição) - Comprovante de conclusão de curso (professores) - Comprovante de que é aluno da graduação (licenciatura) - Cópias de RG e CPF e uma fotografia 3 X 4 recente.

O I Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental, bem como o grupo de pesquisa voltado para a formação de professores de Ciências, contará com a seguinte infra-estrutura:  Corpo Docente - pesquisadores: composto por doutores e mestres, com efetiva atuação no mercado e experiências em áreas como: ensino de Ciências com ênfase na resolução de problemas, educação infantil, educação ambiental, educação matemática, projetos ambientais, dentre outras.  Estrutura física: A infra-estrutura do Campus de Castanhal encontra-se em plena expansão, contando com salas de aula, laboratórios, Biblioteca e demais ambientes necessários a consolidação do grupo de pesquisa formação de professores de Ciências com base na resolução de problemas e a implantação semestral dos ciclos de seminários. O grupo de pesquisa contará com um laboratório de Informática Multi-uso, contendo vinte computadores, interligados em rede e conectados à Internet. Acesso on-line as principais revista voltadas para educação em Ciências Universidade Federal do Pará Faculdade de Sistemas de Informação Campus Universitário de Castanhal Av. dos Universitários s/n – Jaderlândia Castanhal/PA Cep: Fone: (91) / Coordenador do grupo de pesquisa: Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro ‏ Colaboradores: Prof. MSc. Adriano Sales Santos Silva (coordenador do Campus Castanhal) Profa. Esp. Elisa Pereira (Mestranda do programa de pós-graduação em Educação em Ciências do IEMCI) Prof. Dr. Cristovam Wanderley Picanço Diniz (Coordenador do Laboratório de Neurodegeneração e Infecção do hospital Barros Barreto) Aline França Santos (Bolsista – Graduanda do Curso de Pedagogia) Josiane do Socorro da Silva Pinto (Bolsista - Graduanda do Curso de Letras – habilitação em língua espanhola) Marcos Guilherme Moura Silva (Bolsista – Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática) Infra-Estrutura Universidade Federal do Pará Faculdade de Pedagogia Campus Universitário de Castanhal Universidade Federal do Pará Faculdade de Pedagogia Campus Universitário de Castanhal I Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências Início do Ciclo – 24 de abril de 2010