Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Relação professor/aluno
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONCEPÇÕES DE PEDAGOGAS EM (FORM)AÇÃO DOCENTE SOBRE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Alessandra G. L. Saraiva 2004.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O Aluno a Distância.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A Escola e as Mudanças Sociais
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A relação Professor/ Aluno
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
SILVANA BERBEL FERNANDES
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Situação de Aprendizagem
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
Cap. II REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Outra oscilação do pensamento brasileiro (José Carlos Libâneo)
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Docência universitária: repensando a aula
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas Curso: Licenciatura PLENA em Física Disciplina: DIDÁTICA Professora: Giovana Gomes Albino Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas

As crianças e jovens vão à escola para aprender cultura e internalizar os meios cognitivos de compreender e transformar o mundo. Para isso, é necessário pensar – estimular a capacidade de raciocínio e julgamento, melhorar a capacidade reflexiva e desenvolver as competências do pensar. LIBÂNEO, 2004

A educação deve ser um despertar para a vida...

CARACTERÍSTICAS Surgem com o ingresso dos estudos psicológicos na educação no final da década de 1980 e início dos anos 1990, chegando aos anos 2000. Concebem a ideia de que o aluno não é só um ser que aprende (uma tábula rasa); ele também tem conhecimentos e uma realidade social que precisa ser considerada, vista e trabalhada.

Ganham espaço no contexto educacional destacando a necessidade de se refletir sobre: “como o aluno aprende?”. As teorias influenciaram tanto que a educação passou a adotá-las como norteadoras do seu trabalho, visando entender melhor os processos de ensino e de aprendizagem.

Toda essa revolução das teorias psicológicas apanhadas pela educação começou a integrar as escolas e mudar a concepção de aluno e de professor. A escola passou a não se preocupar apenas em transmitir o conhecimento, mas em compreender como o aluno irá adquiri-lo e como ele deve se encaminhar na sua aprendizagem.

Principais Representantes Piaget Vygotsky Wallon

Piaget: Para ele o conhecimento é construído através da ação do individuo sobre o meio. Wallon: Foi o primeiro a levar não só o corpo da crianças, mas também suas emoções para dentro sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. Vygotsky: Tem como um de seus pressupostos básicos a ideia de que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro.

Cultura Homem Sociedade Concepções Apresenta-se de modo individualista, consumista e de superação. Essas tendências psicológicas enfatizam o ser como essencial, visando quebrar este conceito e ampliar a capacidade de interação, de inter-relação entre os seres. É considerado como um sistema aberto, em contínua formação, com capacidade de pensar e usar o conhecimento adquirido na sociedade. Concepções Sociedade É consumista, capitalista. Tem a escola como mecanismo para elevar a capacidade de atuação dos indivíduos. Valoriza o ter sobre o ser e por este motivo impulsiona a competição, o status e as competências individuais.

A EDUCAÇÃO É vista como um trunfo indispensável à humanidade. É o meio primordial para se ter acesso aos conhecimentos historicamente acumulados e desenvolver-se enquanto ser, indivíduo capaz de compreender e agir no mundo. 

Escola: estimula a capacidade de aprender a pensar, de aprender a aprender e a ideia de construção do próprio conhecimento. É uma agência formadora do ser social, podendo enfatizar uma visão mais passiva ou crítica no decorrer dessa formação que oferece.

Professor: orientador, instigador e responsável por planejar situações de ensino em que os conteúdos e os métodos sejam coerentes com o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos, proporcionando uma aprendizagem autônoma. É o mediador entre o conhecimento e o aprendiz.

Aluno: Cabe-lhe um papel essencialmente ativo na construção de seu conhecimento. Deve ser autônomo diante dessa construção; ser crítico, pensante e desenvolver relações entre o saber adquirido no meio escolar e sua realidade social.

RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO Baseia-se na afetividade, na confiança e no respeito mútuo. Prima pela liberdade de expressão durante todo o processo educativo.

PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM A centralidade sai do ensino e concentra-se na aprendizagem.

CONTEÚDOS ESCOLARES São valorizados como conhecimentos que promovem o desenvolvimento cognitivo e a evolução do indivíduo. Não devem ser impostos, mas construídos, reconstruídos, debatidos... Precisam impulsionar o pensamento, a reflexão e a busca de novos saberes. Destacam-se a partir de experiências e vivências proporcionadas aos alunos.

METODOLOGIA Valoriza a utilização de objetos como meios de descobertas e a realização de experiências, de pesquisas, do diálogo, da interação e das atividades em grupo. Prima pela diversidade metodológica, considerando, sobretudo, o envolvimento e a aprendizagem do aluno.

AVALIAÇÃO Ocorre de forma contínua e por diferentes meios. Tem como fim destacar as necessidades e os progressos do aluno para trabalhar os conhecimentos a partir desses elementos. Não visa notas ou conceitos, mas o acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem.

NA ATUALIDADE São muito discutidas nos contextos de formação docente. Aparecem com mais frequência nas práticas de educação infantil, apesar de não se limitarem apenas a elas. Suas evidências dependem das concepções e crenças dos professores. Não aparecem puramente expressas, mas permeadas por práticas de outras tendências.