AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Advertisements

Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
EMPREENDEDORISMO Prof. Fabiana do Patrocínio Vieira 2010.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ( AO) E COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E MÉTODOS Marcelo Alves Carrera.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
SEJA UM CLUBE DINÂMICO SEU PLANO DE LIDERANÇA DE CLUBE.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
ÉTICA E MORAL. O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Vários estudos biológicos provaram que um sapo colocado num recipiente com a mesma água de sua lagoa, fica estático durante todo o tempo em que aquecemos.
Motivação Humana CONCEITOS E ESTRATÉGIAS. A FORÇA DO PENSAMENTO Pensamentos Têm Forma, Eles São Criações Invisíveis Aos Nossos Olhos Os Pensamentos Vão.
ENTREVISTA ATENÇÃO! UTILIZE OS SLIDES APENAS COMO MATERIAL ACADÊMICO. NÃO O PASSE A TERCEIROS. OBRIGADA.
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
1. FILHOS FELIZES E COM SUCESSO Educar para a resiliência 2.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
QUESTIONÁRIO.
O PRAZER EM ATENDER AO CLIENTE
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. PILARES DOOS 7 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.
A CULTURA ORGANIZACIONAL
Dr. Jairo Mancilha, Cardiologista, Master Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp - Instituto de Neurolingüística Aplicada.
Liderança nas Organizações.  Influência: modificar o comportamento  Poder: potencial de influência  Autoridade : poder legal e socialmente aceito.
Programa de Desenvolvimento Efetivo de Liderança de Equipe e Gerenciamento Gestão de Pessoas na Era Digital Flavio Costa Rio do Sul
CONQUISTANDO SUA VAGA NO MERCADO DE TRABALHO Entrar no mercado de trabalho, para algumas pessoas, é a coisa mais fácil do mundo. Para outras, a pior.
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
Da Liderança Saudável OS DESAFIOS Texto Básico: Atos Escrito por Pr. Edvaldo Amorim João Pessoa/PB.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
A ARTE DE GERENCIAR PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES Aprenda Como Tratar os Tipos de Funcionários Existentes Numa Empresa.
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança LIDERANÇA E CONFIANÇA CAPÍTULO 10.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES Professora: Adriana Paz
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Transição de slides Automática Ligue o SOM Aprendendo a conversar com Deus.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Quanto aos melhores líderes, as pessoas não percebem sua existência.” Lao Tsu.
Fundamentos da Administração
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Características e classificação das técnicas projetivas
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
Fundamentos da Administração
 SOMA TOTAL DE TODAS AS INFLUÊNCIAS POSITIVAS OU NEGATIVAS APRENDIDAS NA VIDA.  É FORMADO PELA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO, IMITAÇÃO, PUNIÇÃO.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
OS CINCO PONTOS DO NOVO LÍDER O Que o Líder Deve Fazer Para Que as Pessoas “Falem a Mesma Língua” Dentro Das Empresas? Como Unir as Pessoas e a Empresa.
PSICOLOGIA GERAL Professora: Luciana Campos Aula 8 –
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Abordagem Prática para Administrar as Mudanças
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 Direção e Liderança 2 Direção atividade técnica de determinar, comandar, orientar e essencialmente decidir na consecução de obra ou serviço.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
Perspectiva Moderna da Administração Administração por Objetivos Prof. Pedro Xavier da Penha.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
Daiana Teixeira Gerente de Projetos há mais de 8 anos;
CINCO PASSOS PARA MELHORAR A GESTÃO DE PESSOAS E PROCESSOS Quais as Características Necessárias ao Líder Para Enfrentar Tempos Turbulentos? O Que Nos Indica.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
ENCONTRO- Uma abordagem humanista Responder CEPES III Roberto F.C. Farias.
Transcrição da apresentação:

AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves

Personalidade é o traço que determina a individualidade da pessoa. É um comportamento estável emitido regularmente. É o modo habitual de ser.

Quais são suas características de liderança?

O que você pode fazer para atingir a eficiência na liderança utilizando suas características pessoais e habilidades?

Competências do Líder

Saber trabalhar em equipe; Saber ouvir; Ser motivado e motivador; Ser criativo e inovador; Ser humilde; Ser ético;

Saber planejar, organizar e tomar decisões; Saber delegar; Ter agilidade e flexibilidade; Ser empreendedor; Saber relacionar; Ser comunicativo.

COMUNICAÇÃO

“Comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Comunicar significa tornar comum uma mensagem ou informação”. (CHIAVENATO,2005)

Comunicação verbal É a comunicação realizada através de palavras. Elas são subdivididas em: COMUNICAÇÃO ORAL: conversas reuniões, pedidos... COMUNICAÇÃO ESCRITA: s, avisos, torpedos...

Comunicação Não- Verbal É realizada sem o uso de palavras (oral ou escrita)...olhares, sinais, gestos, aparência, postura...

...curiosidades... As palavras representam 10% da comunicação e o tom de voz 35% A comunicação não verbal representa 55% da nossa comunicação.

TIPOS DE LÍDERES

Adaptador Líderes adaptativos conseguem se colocar acima das mais diversas situações, fáceis ou difíceis, para encontrar as soluções certas e dinâmicas, adaptar seus valores em circunstâncias de mudança.

Emocionalmente inteligente Ter consciência de seus próprios sentimentos e também dos das pessoas ao seu redor é a característica de um líder que é emocionalmente inteligente. Sabem influenciar positivamente as pessoas ao seu redor de maneira objetiva e particular.

Carismático Líderes carismáticos, além de boa companhia, são também grandes motivadores. Apesar das vantagens, esse tipo de líder deve tomar cuidado para que não invada o espaço pessoal de seus subordinados ou tome total conta do cenário, sem deixar vagas para que outras pessoas possam se destacar.

“O” líder São pessoas que correm atrás de seus objetivos como leões, mas possuem a humildade de cordeiros. Tipo muito raro, “o” líder coloca a empresa como prioridade, chama as responsabilidades para si e é generoso para dar créditos.

Cuidadoso O líder cuidadoso é aquele que não repete padrões simplesmente porque são comuns, mas está em busca constante de mudança. Ele presta atenção, analisa, e escuta as pessoas ao seu redor, em busca de respostas melhores e perguntas mais inteligentes.

Narcisista Líderes narcisistas são pessoas difíceis de lidar. Eles não escutam, não aprendem e não ensinam. Mesmo assim, é possível identificar algumas características positivas. Líderes narcisistas podem ser extremamente produtivos em períodos de crise e atrair seguidores por conta de suas visões objetivas.

Determinados Para esse tipo de líder, não há desculpas. Eles tomam decisões determinadas mesmo em situações onde as informações são insuficientes. Eles possuem uma disposição mental determinada e imprimem essa mesma característica em seus liderados.

Contagiantes O líder contagiante deve tomar muito cuidado com sua conduta e disposição. Facilmente, a partir de suas decisões, ele influencia a postura de todas as pessoas de sua equipe. Manter-se motivado, transparente e firme em seus valores é muito importante, pois seus liderados irão se sentir da mesma maneira.

Servo É o tipo de líder que age por meio do exemplo. Liderar para ele significa poder servir melhor. Esse tipo de liderança cria ambientes de trabalho muito bons e motivadores, onde as pessoas entendem que as coisas e os valores não são mais importantes que os seres humanos.

Contador de histórias Histórias têm o poder de transmitir valores que simples dados ou metas não conseguem. Saber evocar o tipo certo de emoção em seus liderados por meio de histórias verdadeiras e com significado pode ser a chave para que eles se sintam motivados nas situações mais difíceis.

Investidores Esse tipo de líder sabe identificar quais são os talentos de cada um de seus empregados e investir nessas habilidades para que toda a equipe possa crescer.

Tribal O líder tribal consegue unir os valores e costumes de cada um da equipe e forma uma cultura comum em que todos se sentem confortáveis e ligados para trabalhar.