Disciplina: Marketing Internacional Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação: “Exportações Brasileiras: cinco aspectos sobre a competitividade- preço do produto brasileiro no exterior” Ex-Coordenador do Curso de Administração – Ênfase Finanças, no Campus Paulista Disciplinas “Gestão Estratégica de Negócios”; “Finanças”; “Finanças Internacionais”; “Negócios Internacionais”; “Consultoria Empresarial”; “Tópicos Especiais de Administração – Controladoria”; “Responsabilidade Social das Organizações”; “Formação de Preços de Venda”; ”Economia da Empresa”; “Economia de Mercado”; ”Análise das Demonstrações Financeiras”; “Administração Financeira”; ”Trade Finance”; ”Evolução do Pensamento Estratégico”; “Economia e Gestão do Setor Público”; “Ambiente Econômico Global”, ”Macroeconomia”. “Economia Brasileira”, “Marketing Internacional”, “Economia Brasileira Contemporânea” e “Teoria dos Jogos aplicada às Relações Internacionais”. Líder das disciplinas “Economia da Empresa” e “Formação de Preços de Venda” no Curso de Administração
Dados pessoais Casado (Rachel), 1 filha (Camila) e 1 filho (Tiago), 1 neto (Matheus) e 2 netas (Marcela e Paula)
“Juro, solenemente, exercer minha profissão fiel aos preceitos de sua ética, orientando-me pela busca incessante de justiça, igualdade e solidariedade entre pessoas e sociedades, respeitando seus direitos. Juro usar meus conhecimentos em prol do aprimoramento das relações entre os povos, estreitando os laços de amizade e fraternidade de meu país com os demais. Juro, ainda, dispor-me pela harmonização de interesses e superação de conflitos, almejando um mundo mais livre e justo, certificando-me de que a vida seja preservada, as diversidades toleradas e a paz atingida.” (PUC-MG) 1º. Juramento do “Internacionalista” (pesquisa efetuada pela aluna Bruna Morales, ex-aluna do 1º. semestre de RI, UNIP, 2006)
“Prometo, no exercício de bacharel em Relações Internacionais, ser fiel aos preceitos da ética, com firmeza e honestidade de propósito. Prometo usar meus conhecimentos para tornar mais fortes os laços de amizade e fraternidade de meu país com os demais, respeitando sempre os direitos dos homens, esforçando-me para manter a paz entre os povos e lutando por uma melhor distribuição dos benefícios do progresso entre a humanidade, harmonizando interesses e superando a discórdia em busca de um mundo mais livre e justo.” ( Osmar Castellani Junior, USP) 2º. Juramento do “Internacionalista”
Objetivos específicos da disciplina Contextualizar a função organizacional do marketing e seu papel no mercado competitivo global, onde trocas comerciais são diretamente influenciadas por características sócio-culturais regionais. Aperfeiçoar a interação e apreender as especificidades de ambientes diferenciados e complexos. Direcionar o pensamento para a percepção crítica e produtiva da complexidade da dinâmica dos mercados globalizados da atualidade e seus efeitos diretos e indiretos no ambiente organizacional.
Conteúdo Programático Introdução ao Marketing Global O Ambiente Econômico Global Clientes Globais Segmentação, Posicionamento e Seleção de Mercados-alvo Estratégias cooperativas e parcerias estratégicas globais Análise e Estratégia Competitiva Canais de Marketing Global e Distribuição Física Propaganda Global Promoção Global Internet e o Marketing Internacional Liderando, Organizando e Monitorando o Esforço de Marketing Global O Futuro do Marketing Global
Bibliografia Básica: KEEGAN, Warren J. Marketing Global. 7ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, PALACIOS, T. M. B; MEIRELES DE SOUZA, J. M. Estratégias de marketing internacional. São Paulo: Atlas, Bibliografia Complementar: CHURCHILL Jr., Gilbert A. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, ETZEL, M.; WALKER, B.; STANTON, W. Marketing. São Paulo: Makron Books, KOTABE, M. HELSEN, K..Administração de marketing global. São Paulo: Saraiva, Além disso, recomenda-se a leitura, de forma periódica e sistemática, com elaboração de microfichas, de jornais e de revistas de negócios, para uma interpretação da realidade empresarial e dos fatores que influenciam o processo de gestão das organizações e, particularmente, sua inserção no disputado mercado mundial.
Estratégia de Ensino-Aprendizagem Aula Expositiva Trabalhos individuais e em grupo, discutidos em sala de aula Critério de Avaliação Prova bimestral, com questões do tipo “múltipla escolha” Participação em sala de aula Estudos de casos, resolvidos preferivelmente em sala de aula
Aprendizagem Competência Motivação Competência Motivação Professor Fatos e Teorias Aplicação e Resolução de Problemas Capacidade de Comunicação Objetivos Organização Curso Estudante Tipos de Aprendizagem
As funções básicas do Professor Facilitar o processo de aprendizado; Conduzir este processo; Estimular os participantes do processo.
As funções básicas do Aprendiz/Internacionalista em potencial Participar de forma pró-ativa do processo de aprendizado; Definir os seus próprios limites na apreensão deste processo; Estimular os demais participantes do processo.
“Aja ou sofra a ação de outros”. “No lugar de se concentrar em coisas e tempo, concentre-se em preservar e fortalecer relacionamentos e em atingir resultados”. STEPHEN R. COVEY, autor de “REFLEXÕES DIÁRIAS PARA PESSOAS MUITO EFICAZES” e “OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS MUITO EFICAZES”. “Aula dada, aula estudada. Hoje”. Prof. PIERLUIGI PIAZZI, autor de “APRENDENDO INTELIGÊNCIA” e “ESTIMULANDO INTELIGÊNCIA”. As funções básicas do Aprendiz/Internacionalista em potencial
Goethe 1 ensinava: “Trate um homem como ele é, e ele permanecerá como é. Trate um homem como ele pode e deve ser, e ele se tornará o que pode e deve ser”. STEPHEN R. COVEY, autor de “REFLEXÕES DIÁRIAS PARA PESSOAS MUITO EFICAZES” e “OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS MUITO EFICAZES”. 1 WOLFGANG von GOETHE, poeta alemão ( ) Nosso desafio
Ao futuro!!