ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães. Desenvolvimento de um novo negócio Avaliação de idéias de produto Avaliação da oportunidade de comprar negócios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto - Plano de Negócios
Advertisements

Diferenciação, Posicionamento e Vantagem Competitiva
O que é gestão financeira
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Estratégia de Operações e
ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES
Análise do Meio Ambiente
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Expansão Geográfica Mkt Internacional Marketing Internacional
Projeto - O Empreendedor Comercial
A Construção do Plano de Negócio
Empreendedorismo Prof: Carlos Alberto dos Santos
AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
PLANO DE NEGÓCIO.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Empreendedorismo _____________________________________________
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Como estabelecer e organizar
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Função da Administração:
“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.
MATRIZ IMPORTÂNCIA X DESEMPENHO
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Planejamento Estratégico
Identificando Oportunidades
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Identificando os Recursos Estratégicos.
O PROCESSO EMPREENDEDOR.
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
Repensando a Logística
Técnicas de Empreendedorismo
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Expansão Internacional das empresas brasileiras: revisão e síntese
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Capítulo 19 O Mercado Global.
Plano de Negócios.
Logística e Gerenciamento da
Empreendedorismo ________________________________________
Desenvolvimento de Novos Produtos e Marca
Carlos Freire 2014 Produtos, Marcas, Embalagens e Seviços Administração de Marketing Kotler e Keller.
AQUISICAO E COMPRAS Subsistema responsável pela gestão, negociação e contratação de compras de material através do processo de licitação. O setor de Compras.
Micros e Pequenas Empresas
Disciplina: Controladoria
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Empreendedorismo “Imprendere”
Empreendedorismo ENCONTRO EMPREENDEDORISMO  “O Empreendedor é alguém capaz de gerar novos conhecimentos a partir de uma determinada plataforma,
BRIEFING Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Plano de Negócio Exercício.
Análise do Ambiente Competitivo
Planejamento Estratégico de Marketing
CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
DISTRIBUIÇÃO.
PLANO DE NEGÓCIOS 3° Período de Ciências Contábeis Turma A Empreendedorismo TITULO DO TRABALHO Acadêmicos: xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx.
BRIEFING.
Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ESCOLHA DO NEGÓCIO.
ESTRATÉGIASDEMARKETING ConceitoseAplicações. CONCEITO DE ESTRATÉGIA É Um Conjunto Integrado de Escolhas Sobre Como Criar e Conquistar Valores Para os.
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães
Transcrição da apresentação:

ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães

Desenvolvimento de um novo negócio Avaliação de idéias de produto Avaliação da oportunidade de comprar negócios existentes Escolha do tipo de empresa Internacionalização da empresa OBJETIVOS

DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO NEGÓCIO

Muitas pessoas, ao andar pela cidade, podem ver multidões, fachadas e anúncios, enquanto um empreendedor percebe o que está por trás disso: fluxo de pessoas com inúmeras motivações... Ele enxerga a riqueza circulando e as oportunidades DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO NEGÓCIO

De onde surgem as oportunidades?

1)Novo negócio com base em novo conceito 2)Novo negócio com base em conceito existente 3)Necessidades de consumidores 4)Aperfeiçoamento do negócio 5)Exploração de hobbies 6)Derivação da ocupação 7)Observação de tendências Fontes de oportunidades de negócios

Se o empreendedor desenvolve um novo produto ou serviço, mas não tem os recursos financeiros para produzi-lo e distribuí-lo, ou não tem interesse em criar ou aumentar uma empresa, mas deseja explorar a ideia, uma boa saída são as licenças; em troca de comissão sobre as vendas ou pagamento predefinido.  Patenteá-lo ou registrá-lo de alguma forma Licenças

Fatores críticos para o sucesso de novos produtos 1)Pesquisa adequada de marketing 2)Atendimento de uma necessidade 3)Grande vantagem do produto 4)Qualidade e preço adequado no lançamento 5)Escolha dos canais corretos de distribuição

AVALIAÇÃO DE IDEIAS DE PRODUTOS  Nenhuma delas é garantia de sucesso, riqueza e muito menos perenidade.  Estratégia! Não apenas a criatividade e inovação  Muitos aspectos a considerar e planejar – Avaliação da viabilidade e dos riscos

Critérios para avaliar produtos e negócios  Nenhuma delas é garantia de sucesso, riqueza e muito menos perenidade.  Estratégia! Não apenas a criatividade e inovação  Muitos aspectos a considerar e planejar – Avaliação da viabilidade e dos riscos

Critérios para avaliar produtos e negócios  Viabilidade de mercado  Concorrência  Viabilidade de produção  Controle governamental  Investimento inicial e retorno

Critérios para avaliar produtos e negócios 1)Viabilidade de mercado  O produto tem compradores potenciais?  Com que frequência o produto seria comprado?  Quem compraria?  Quantos comprariam?  Onde estão os compradores?  Qual preço aceitariam?  Há sazonalidade?

Critérios para avaliar produtos e negócios 2) Concorrência  Quem são os concorrentes?  Quantos são?  Onde estão?  Quais são as suas vantagens competitivas?  Qual é o alcance e a eficácia de seus canais de distribuição?  Há barreiras para novos ingressantes?  Quais são os fornecedores concorrentes?

Critérios para avaliar produtos e negócios 3) Viabilidade de produção  Existem componentes e matérias-primas para fazer o produto ou tipo de negócio?  Existem máquinas, equipamentos e instalações?  Existe a mão de obra?  Qual a necessidade de desenvolvimento e de experimentação?  Qual o investimento necessário?

Critérios para avaliar produtos e negócios 4) Controle governamental  Há controles governamentais sobre o produto ou tipo de negócio?  Há necessidade de licenciamento ou aprovação?  Qual o investimento necessário para atender a legislação?

Critérios para avaliar produtos e negócios 5) Investimento inicial e retorno  Qual o investimento necessário?  Qual o período de retorno desse investimento?

AQUISIÇÃO DE UM NEGÓCIO EXISTENTE

 Analisar as vantagens e desvantagens deste tipo de operação.

AQUISIÇÃO DE UM NEGÓCIO EXISTENTE PRÓS

AQUISIÇÃO DE UM NEGÓCIO EXISTENTE CONTRAS

AVALIAÇÃO DO NEGÓCIO  Histórico da empresa e perspectivas  Patrimônio e operações em andamento  Preço da compra

TIPOS DE EMPRESA

AVALIAÇÃO DO NEGÓCIO  Empresa tradicional  Empresa familiar  Franquia  Escritório doméstico (home office)  Cooperativas

VÍDEO  Case Laboratório Sabin Dra. Janete Vaz