 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processo empreendedor
Advertisements

EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO
Oportunidades.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
O Início de um novo negócio
7 CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
Prof. Msc. Magali de Macedo
Problemas? Oba! Autor:Roberto Shinyashiki
“Uma empresa que é uma ótima idéia”.... INTRODUÇÃO Antes de assistir a apresentação da palestra sobre negociação e venda é preciso raciocinar na seguinte.
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
Plano de Negócios.
Marketing de Relacionamento
EMPREENDEDORISMO Prof. Fabiana do Patrocínio Vieira 2010.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Meios de dar a volta por cima... Progressão automática.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
UNIVERSIDADE RED JACKET
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
Desenvolvimento de novos produtos
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
As aplicações do Genius X. No cenário atual do mundo dos negócios e da vida de um modo geral a tecnologia está substituindo muitas funções que antigamente.
A Logística e a Fidelização do Cliente Mais clientes satisfeitos X Grupos específicos de clientes mais satisfeitos.
A boneca Véspera de feriado. Corri ao mercado para fazer compras de última hora. Quando vi todas aquelas pessoas na fila, comecei a reclamar: “Isto vai.
O menino que cresceu no jardim Texto: Gonçalo Tavares Formatação: Maria Jesus Sousa (Juca)
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
O PRAZER EM ATENDER AO CLIENTE
Aula 6 –Instrumentos para Ouvir os clientes
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Fundação: junho de 1965 Abrangência: Nacional Representa: empresas Conta com 20 regionais Fundação: novembro de 1967 Abrangência: Estadual Representa:
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Apresentação II GUIAS DE TURISMO. Apresentação II Entrevista com Guias de Turismo.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
 Investidores: pessoas que buscam oportunidades de investimentos no segmento de franquias.  Feiras  Site  Matérias  s  Outras redes de franquias.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética.
Descubra o que Você ama Oportunidade Mary Kay.
Frases Carmesim 193ª Semana Extraídas do Site:
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Fundamentos da Administração
Fundamentos da Administração
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Profa. Sandra Ayyad. 1 Módulo: Gestão de Pessoas Unidade de Ensino: CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL.
De: Lucas Matos. Para pessoas que buscam o sucesso financeiro pela internet! E- book distribuído pelo meu blog –
Exemplo de Plano de Negócios. Nome da Empresa/Ideia Plano de Negócios.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Prof. Dr. Oscar Dalfovo www. Dalfovo.com Prof. Dr. Carlos E. N. Bizzotto
Conceituação de marketing “A empresa orientada para marketing, está voltada para as necessidades do comprador / cliente”. (Levitt) “O marketing deve ser.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total.
“Promover o desenvolvimento sócio-econômico sustentável da região através do estímulo e apoio ao empreendedorismo e à inovação.
CINCO PASSOS PARA MELHORAR A GESTÃO DE PESSOAS E PROCESSOS Quais as Características Necessárias ao Líder Para Enfrentar Tempos Turbulentos? O Que Nos Indica.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES- TELECOM Prof Alexandre Jorge Miziara.
Transcrição da apresentação:

 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.

É comum ouvir a seguinte resposta de Empreendedores quando perguntados a respeito de suas idéias de negócio: “A minha idéia é revolucionária, meu produto é único e não possui concorrentes, mas não posso falar do que se trata...”

Uma idéia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável de implementar, visando a atender a um público-alvo que faz parte de um nicho de mercado mal explorado. Isso é detectar uma oportunidade.

Mas isso só ocorre quando o empreendedorpor trás da idéia tiver :  Conhecimento do mercado onde está atuando;  Visão de negócio;  Sabe ser pragmático no momento adequado, identificando suas deficiências, protegendo sua idéia e conhecendo sua concorrência.

Se você tem uma idéia que acredita ser interessante e que pode se transformar em um negócio de sucesso, pergunte a si mesmo e a seus sócios:  Quais são os clientes que comprarão o produto ou o serviço de sua empresa?  Quem atende esses clientes atualmente, ou seja, quem são os seus concorrentes?  Qual o tamanho atual do mercado em reais e em número de clientes?  O mercado está em crescimento, estável ou estagnando?

Se você e seus sócios não conseguirem responder a essas perguntas básicas iniciais com dados concretos, vocês têm apenas uma idéia, e não uma oportunidade de mercado. Idéia certa no momento errado. Outro fator que deve ser considerado é o timing da idéia (momento em que a idéia foi gerada). EXEMPLO: Empresas de base tecnológica

Existem, porém, alguns mercados que evoluem em menor velocidade que os de alta tecnologia e o que mais importa nesses casos é o serviço prestado aos clientes. Esse é o caso do mercado de turismo no Brasil, praticamente inexplorado. Um negócio bem estruturado para esse nicho de mercado pode alcançar bastante sucesso rapidamente.

A experiência no ramo como diferencial. Um dos fatos que ocorrem com grande freqüência é o candidato a empreendedor ter uma idéia brilhante dirigida a um mercado que ele conhece muito pouco, um ramo no qual nunca atuou profissionalmente. As chances de sucesso nesses casos são mínimas.

Procurem criar negócios em áreas que vocês conhecem, em que já tenham alguma experiência, já trabalhou, ou tem sócios que já trabalharam no ramo. Não arrisquem tudo em negócios cuja dinâmica do mercado e forma operacional de tocar a empresa vocês desconhecem, só porque simpatizam com o assunto ou porque é uma área na qual poderão fazer muito dinheiro.

Lembrem-se de que em primeiro lugar vem a paixão pelo negócio, e ganhar dinheiro é conseqüência disso. Os jovens empreendedores tendem a arriscar tudo por negócios com alto potencial de lucro, pois acham que ganhar dinheiro é o objetivo principal, não importando o tipo de negócio. Quando ficam mais experientes percebem que estavam errados e que só serão bem sucedidos se atuarem em algo de que realmente gostem e com que se sintam satisfeitos.

FONTES DE NOVAS IDÉIAS. Muitas pessoas se queixam da falta de criatividade que nunca têm boas idéias, que trabalham muito e não são reconhecidas, acomodando-se e aceitando esse fato como normal. Os empreendedores de sucesso são diferentes: estão sempre atrás de novas idéias de negócio e de verdadeiras oportunidades de mercado, ficando atentos a tudo que ocorre à volta deles. São curiosos e questionadores, não aceitando a primeira explicação dada para os fatos ocorridos.

Informação é a base de novas idéias. Estar bem informado é o dever de qualquer empreendedor. Atualmente, a informação está ao alcance de qualquer pessoa, em diversas formas e veículos diferentes: televisão, rádio, revistas, jornais, livros, Internet, outras pessoas, a própria empresa, fornecedores, compradores, entidades de classe, governo, entre outros. Só não se informa quem não quer.

AVALIANDO UMA OPORTUNIDADE. Não coloque a “carroça na frente dos bois”. QUESTIONAMENTOS IMPORTANTES:  Qual mercado ela atende?  Qual o retorno econômico que ela proporcionará?  Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?  Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?  Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?