LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO Prof. Olavo Tapajós, D. Sc.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento e Controle de Estoque
Advertisements

Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Grupo 14B subgrupo X Nomes:Gustavo Barroso Coutinho Ana Luiza Alves
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
UNIDADE 07 GESTÃO DE ESTOQUES 14IX.
O conceito de logística já existe desde a década de 40, quando foi utilizado pelas Forças Armadas norte-americanas durante a Segunda Guerra Mundial. Ele.
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Sistemas de Informação
Logística e Gerenciamento da
LOGÍSTICA Grupo 97..
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS R03 – Técnicas de Gestão de Estoques Fernando Leon Filipe Tolentino Rodrigo Caseca Rafael Braz.
Estoques Capítulo 2.
Logística Sua Evolução e seu Papel na Empresa
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
UNIDADE 08 “LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO”
Administração de Logística e Materiais. Gestão de Compras.
Unidade 2.
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Dinâmica intraorganizacional
Processo Puxado e empurrado: Características Vantagens / Desvantagens
Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935
Unidade 6 - O mecanismo de Pedir
LOGÍSTICA INTEGRADA GRUPO 19X.
GRUPO 6.
Repensando a Logística
Conceitos Básicos de Estoques
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
administração de materiais
Aula 2 - A Logística .A LOGÍSTICA
Função da Administração:
Luiza Miranda Marcus Vinícius Pamela Ayres Patricia Ramos
Logística Planejamento e Programação Logística
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Produto e Serviço EXPOSIÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO
Logística Empresarial
Controle de estoque.
MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM
O Armazenamento.
Iniciando na logística empresarial
SUPPLY CHAIN.
Repensando a Logística
Logística Integrada Engenharia de Produção
Logística e Gerenciamento da
Logística Empresarial
Logística Empresarial
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
Administração de Compras e Materiais
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Estratégias de Ponto Aula 10.
Administração de Materiais
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Prof. Paulo Barreto  É a atividade da empresa que consiste em:  armazenar matérias primas e insumos diversos,  abastecer as linhas.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
OBJETIVO Apresentar o tema gestão de estoques
Logística e Gerenciamento da
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva
Suprimento Físico Prof. Lima.
Administração de Materiais e a estrutura organizacional.
Compras, Estoques, Armazenagem e Distribuição
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Planejamento.
1 TEMA O SISTEMA LOGÍSTICADESUPRIMENTOS 2 ATIVIDADES DA LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS TRANSPORTE ESTOCAGEM PROC. PEDIDOS PRIMÁRIAS APOIO ARMAZENAGEM MANUSEIO.
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Gestão de Estoques São considerados estoques todos os bens e materiais mantidos por uma organização para suprir demandas futuras, ou seja, é a diferença.
Transcrição da apresentação:

LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO Prof. Olavo Tapajós, D. Sc.

A aquisição de bens e serviços, inicialmente era realizada através das trocas, confundindo-se com a própria história da O aparecimento da moeda, transformou a atividade de compra em uma relação mercantil;

A evolução da A.M. ou da Logística de Suprimento está diretamente ligada as grandes transformações sociais, econômicas e tecnológicas provocadas pela Revolução As empresas com o advento da máquina e a produção em massa, favoreceram ao comportamento gerencial da época (decisões em fatos e dados);

Foi nos Estados Unidos e na França que surgiram os primeiros movimentos de padronização para melhorar o desempenho das atividades de Com o estabelecimento das diretrizes das compras bem definidas, houve necessidade de se abordar a gestão de estoques. A França foi o primeiro país a se preocupar com os problemas de estoques;

A Segunda Guerra Mundial, paralisou os estudos sobre as compras e estoques, porém com os esforços bélicos e os avanços tecnológicos, ratificaram a necessidade de continuação dos A partir deste ponto houve uma evolução muito grande na área de gestão de estoques;

Paralelamente, outras atividades vinculadas ao fluxo de material tiveram o seu desenvolvimento implementado, tais como: transporte, armazenamento e manuseio e movimentação de material, controle de Deste modo, a evolução a partir das compras, consolidou a Logística de Suprimento ou A.M., como função administrativa diretamente ligada ao fluxo de materiais.

DEFINIÇÃO: “Corresponde, no seu todo, ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas necesárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação de materiais destinados às atividades operacionais de uma empresa, seja esta de natureza industrial, comercial ou de serviços” (Renaund, 1986).

É prover o material certo, no local de operação certo, no instante correto e em condição utilizável ao custo mínimo (Ronald Ballou, 1995). OBS: a distribuição de uma empresa é o suprimento de outra. Eles diferem na forma com que a demanda pelo fluxo de produtos é gerada e a importância relativa de cada atividade.

LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO NO A estrutura empresarial, pode ser dividida em dois contextos: o gerencial e o Contexto gerencial: não vem acompanhando as tendências mundiais, até porque é dificil importamos ferramentas, técnicas e procedimentos compatíveis com a nossa realidade.

LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO NO Aspecto tecnológico: nota-se que a importação de equipamentos e know-how proporciona às nossas áreas técnicas um acompanhamento regular do desenvolvimento tecnológico geral.

LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO NO No Brasil os empresários já começaram a perceber a importância da Logística de Suprimento na redução dos custos logísticos, parcela bastante significativa na composição do preço final do produto ou serviço ao mercado consumidor.

Nas duas últimas décadas tem aumentado o número de empresas que adotaram o conceito de Logística de Suprimento, em função das vantagens competitivas necessárias para a permanência no mercado globalizado.

Primeiro aspecto: as indústrias tendem a utilizar cada vez mais componentes e materiais altamente complexos e especializados, a fim de atender às exigências de um mercado de crescente.

Segundo aspecto: é o uso intensivo das tecnologias de informação para o controle das funções administrativas do fluxo de materiais nas Terceiro aspecto: é a tendência crescente da automação do parque fabril.

O canal de suprimento pode ser considerado semelhante ao da D.F. Os processos mais importantes Inicialização e transmissão dos pedidos de Transporte de carregamentos até o local da Manutenção dos estoques no parque fabril.

A motivação da L.S. é satisfazer às necessidades do processo de operação, tais como uma linha de produção na manufatura ou um processo operacional de banco, hospital, shopping, Essas necessidades provêm das curvas de demanda dos clientes, das atividades de promoção e dos programas e planos de distribuição física.

Hoje, algumas empresas compartilham a administração do transporte e estoques, possibilitando melhor coordenação das atividades, diminuindo o custo O processo de compras é uma atividade típica da Logística de Suprimento, porém em algumas organizações pode ser encontado na atividade de produção.

A IMPORTÂNCIA DAS Nas atividades da L.S. o processo de compras é usado para referir-se aos aspectos de obtenção de bens tangíveis ou mesmo serviços que tem um forte impacto nas atividades produtivas ou operacionais das organizações.

AS PRINCIPAIS ATIVIDADES (COMPRAS): 1 - Assegurar descrição completa e adequada das necessidades; 2 - Selecionar fontes de suprimento; 3 - Conseguir informações de preço; 4 - Colocar os pedidos (ordens de compra);

AS PRINCIPAIS ATIVIDADES (COMPRAS): 5 - Acompanhar (diligenciar) os pedidos de compra; 6 - Verificar notas fiscais; 7 - Manter registros e arquivos eletrônicos; 8 - Manter relacionamento com mercado fornecedor.

ATENDIMENTO AOS REQUISITOS DE A L.S. atende poucos ou às vezes um único cliente, enquanto a D.F. atende muitos clientes. O maior cliente da L.S. é o sistema de produção ou operação.

ATENDIMENTO AOS REQUISITOS DE OPERAÇÃO: A Logística de Suprimento do processo produtivo deve ser realizada conforme indicação Suprimento direto para atender a linha de Suprimento direto para o estoque (armazenamento).

@ Suprimento direto para estoque: Estoques agem como “amortecedores” entre suprimento e demanda. São benéficos ao sistema de suprimento porque garantem maior disponibilidade de componentes para a linha de produção.

CRITÉRIOS PARA MANTER UM ITEM NO ESTOQUE: 1 - Ser comprado em quantidade maiores ou iguais a um lote mínimo; 2 - A tabela de preços do fornecedor deve ter descontos por volume;

CRITÉRIOS PARA MANTER UM ITEM NO ESTOQUE: 3 - Ser de valor relativamente baixo; 4 - Ser econômico comprá-lo juntamente com outros itens; 5 - Pode ser usado numa larga variedade de modelos ou produtos;

CRITÉRIOS PARA MANTER UM ITEM NO ESTOQUE: 6 - Ter tabelas de fretes ou requisitos de manuseio que facilitem a compra em grandes lotes; 7 - Ter alto grau de incerteza na entrega ou na continuidade do suprimento.

@ Suprimento direto para a linha de produção: A idéia de “puxar” matéria-prima, insumos, materiais, peças e equipamentos através do canal de suprimento à medida que haja necessidades operacionais, sem ir aos estoques, é denominado de JUST-IN-TIME - JIT.

ABORDAGEM A Administração de uma forma geral, vem passando por grandes transformações na sua forma de concepção, através da revolução industrial, chegando a revolução da informação e do conhecimento nos dias de A empresa moderna deve ser dinâmica, ou seja, um sistema aberto, onde as outras atividades funcionais possam interargir conjuntamente;

ABORDAGEM Numa empresa de sistema aberto, podem ser identificados os seguintes sistemas: financeiro, recursos humanos, produção, engenharia, meio ambiente, marketing e distribuição física etc.

ABORDAGEM Empresas sistema aberto: mantém permanente contato com o meio ambiente, influenciando-o e sendo influenciado por ele, permitindo a flexibilidade no atendimento ao mercado consumidor.

ABORDAGEM SISTÊMICA EMPRESA AMBIENTE COMPETIDORES BANCOS ECONÔMIA INTERNA ECONÔMIA EXTERNA FORNECEDORES COMUNIDADE CLIENTES ACIONISTAS AMBIENTE

ABORDAGEM SISTÊMICA: MANUSEIO Logística de Suprimento. MEIO AMBIENTE ESTOQUES AQUISIÇÃO ARMAZENAMENTO TRANSPORTE MOVIMENTAÇÃO SISTEMAS QUALIDADE