Formação Docente em Tecnologias Digitais Assistivas Formação Docente: A inserção da Informática na Educação e as Tecnologias Digitais Assistivas Prof.

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Formação Docente em Tecnologias Digitais Assistivas Formação Docente: A inserção da Informática na Educação e as Tecnologias Digitais Assistivas Prof. Me. Fabrício Soares Outubro de 2014 Cruz Alta/RS

A inserção da informática na educação Por quê inserir a informática na educação? 2

A inserção da informática na educação 1º - Porque a informática está intimamente inserida na sociedade moderna, alterando as formas de comunicação entre as pessoas e de aquisição e socialização do conhecimento, implicando em transformações que vão desde o mercado de trabalho, de consumo, até as relações afetivas. 3

2º - Porque a escola possui uma necessidade latente: conseguir que todos os alunos atinjam um nível de aprendizagem significativo. 4 A inserção da informática na educação

Como posso ensinar MATEMÁTICA usando a informática? 5 Informática na Educação

Como posso ensinar MATEMÁTICA usando a informática? 6 Informática na Educação * Material concreto Informática/ simulação* representação abstrata

E como posso ensinar PORTUGUÊS, CIÊNCIAS, DANÇA, MÚSICA, TEATRO, ARTES,... usando a informática? 7 Informática na Educação

O que precisamos para inserir a informática na nossa prática docente? 8 Informática na Educação

1)Estrutura física e equipamentos; 2)Formação inicial e continuada para os professores. 9 Informática na Educação

São várias as reações dos docentes frente as novas tecnologias na educação, uns são indiferentes, estão esperando para ver os resultados; outros são céticos, justificam-se pelo fato das precárias condições financeiras das escolas; outros são extremamente otimistas, acreditam que o computador será o salvador da educação brasileira. 10 Informática na Educação: Desafios da Formação Docente

Todos têm suas parcelas de razão, mas o maior medo que ambos possuem é: como conduzir uma aula em um ambiente informatizado, se hoje, grande maioria de seus alunos tem mais intimidade com o computador do que eles. 11

Por onde começar a formação docente em tecnologias educacionais? 12

1º - Motivar os professores, mostrando os benefícios do uso da informática como recurso didático; 2º - Começar pelo “início”: alfabetização digital dos professores; 3º - Mostrar o vasto leque de atividades, softwares e possibilidades de adaptações que temos a disposição nas diferentes áreas do conhecimento. 13

Ainda sobre a alfabetização digital do professor, as autoras Marisa Sampaio e Lígia Leite (2011, p.75) destacam que: 14

[...] entende-se a alfabetização tecnológica do professor como um conceito que envolve o domínio contínuo e crescente das tecnologias que estão na escola e na sociedade, mediante o relacionamento crítico com elas. Este domínio se traduz em uma percepção global do papel das tecnologias na organização do mundo atual e na capacidade do professor em lidar com as diversas tecnologias, interpretando sua linguagem e criando novas formas de expressão, além de distinguir como, quando e por que são importantes e devem ser utilizadas no processo educativo. 15

Tecnologias Digitais Assistivas: promovendo a inclusão 16 O que são Tecnologias Assistivas?

Tecnologias Digitais Assistivas: promovendo a inclusão 17 Tecnologia Assistiva Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (GALVÃO FILHO et al., 2009, p. 26)

Tecnologias Digitais Assistivas: promovendo a inclusão 18 Tecnologias Digitais Assistivas: software Qualquer software que possa ser utilizado para permitir e/ou ampliar o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação por parte das pessoas com deficiência.

Tecnologias Digitais Assistivas: promovendo a inclusão 19 Como as Tecnologias Digitais Assistivas podem promover a inclusão dos alunos com deficiência? - Através da adaptação de materiais didáticos (exemplos: DOSVOX, MecDaisy,...)

Tecnologias Digitais Assistivas: promovendo a inclusão 20 MECDaisy: - Software que permite e leitura de livros no formato Daisy. Tem como vantagens sobre outros leitores a possibilidade de fazer anotações no texto, avançar páginas e capítulos, assim como iniciar a leitura a partir da página em que o software foi finalizado..

Tecnologias Digitais Assistivas: promovendo a inclusão 21 DOSVOX: - Sistema operacional desenvolvido para deficientes visuais ou pessoas com baixa visão, possui vários aplicativos que permitem a leitura, edição e criação de arquivos de texto e apresentações, assim como o uso de uma calculadora, acesso a arquivos de áudio e jogos.

Tecnologias Digitais Assistivas: Promovendo a Inclusão 22 Como as Tecnologias Digitais Assistivas podem promover a inclusão dos alunos com deficiência? - Através “tradução” do conteúdo (em português) da Web e ou das telas do computador para áudio e/ou Libras.

Tecnologias Digitais Assistivas: Promovendo a Inclusão 23 Poli-Libras: -Projeto desenvolvido pela USP – Universidade de São Paulo que tem como objetivo desenvolver um software que faça a tradução automática do português para a língua brasileira de sinais. Site:

Tecnologias Digitais Assistivas: Promovendo a Inclusão 24 NVDA: - É um leitor de tela gratuito que permite ao deficiente visual utilizar aplicativos instalados no computador (editores de textos, planilhas eletrônicas, editores de apresentação, etc.), assim como navegar na internet.

Tecnologias Digitais Assistivas: promovendo a inclusão 25 Como as Tecnologias Digitais Assistivas podem promover a inclusão dos alunos com deficiência? - Facilitando a comunicação dos alunos que possuem alguma dificuldade de interação social (exemplos: autismo, deficiências motoras, intelectuais,...).

Tecnologias Digitais Assistivas: promovendo a inclusão 26 Boardmaker: - Software adquirido pela MEC e enviado para as salas de AEE – Atendimento Educacional Especializado de todo o Brasil. O objetivo do software é o desenvolvimento de pranchas de comunicação para uso com pessoas com deficiência de fala e/ou interação (Autismo, por exemplo).

Tecnologias Digitais Assistivas: promovendo a inclusão 27 Scala: -Projeto desenvolvido pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul que tem como objetivo desenvolver um software de acesso gratuito para a criação de pranchas de comunicação para uso em computador, tablets ou impressão. Site:

Tecnologias Digitais Assistivas: promovendo a inclusão 28 HeadMouse: - Software que permite utilizar o mouse apenas com os movimentos da cabeça. É uma ferramenta fundamental para permitir que as pessoas sem movimentos nos membros superiores do corpo possam utilizar o computador.

Tecnologias Digitais Assistivas: promovendo a inclusão 29 Como as Tecnologias Digitais Assistivas podem promover a inclusão dos alunos com deficiência? - Auxiliando na aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual e/ou dificuldades de aprendizagem.

Tecnologias Digitais Assistivas: promovendo a inclusão 30 Projeto Participar: APROXIMAR PARTICIPAR 2 SOMAR - Desenvolve os softwares: APROXIMAR (ensino de gestões sociais para autistas), PARTICIPAR 2 (apoio a alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual) e o SOMAR (aplicabilidade social da matemática para jovens e adultos com deficiência intelectual). Site:

Reflexões Finais A educação também tem construído propostas de priorizar o raciocínio e o pensamento criativo em detrimento das atividades mecânicas. E a informática vem justamente para colaborar com estas mudanças. 31

Reflexões Finais A inserção da informática na educação é um processo que precisa ser contínuo e ter o engajamento de professores e das equipes diretivas e pedagógicas das escolas para que possa evoluir com maior rapidez. 32

Referências BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. 9.ed. Petrópolis : Vozes, GALVÃO FILHO, T. A. et al. Conceituação e estudo de normas. In: BRASIL, Tecnologia Assistiva. Brasília: CAT/SEDH/PR, 2009, p Disponível em: Acesso em 05 dez

Obrigado! s: ou Currículo Lattes: