PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS E AÇÕES SOCIAIS E CIDADANIA DIRETORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelos anterior e atual de atendimento dos acolhidos
Advertisements

SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
O Serviço Social é uma profissão que requer formação universitária em curso reconhecido pelo MEC; O profissional é denominado Assistente Social; A profissão.
Secretaria Nacional de Assistência Social Secretaria Nacional de Assistência Social O Serviço Especializado em Abordagem Social e a construção de vínculos.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Acompanhamento e Monitoramento das Ações Estratégicas do PETI
CONSULTÓRIO NA RUA DIRETRIZES E DESAFIOS. UMA PROPOSTA NOVA Proposta que procura ampliar o acesso da população em situação de rua ao SUS e ofertar, de.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
POLÍTICA DE INCLUSÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTE DE GOIANIA- SME
“ A utopia está no horizonte. Me aproximo dois passos. Se distancia dois passos. Caminho dez passos, e o horizonte corre dez passos mais. Por mais que.
Apresentação: Margarete Bedim. Atendimento aos Conselhos Municipais  Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda;  Conselho Municipal.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
CASA DA CRIANÇA PENIEL Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande MS Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande.
1 Book do Grupo ÍNDICE Estrutura Organizacional Contexto do Grupo Institucionalização do Renascer Website Ambientes de Trabalho Reuniões Cooperação.
A gestão da Política Nacional de Assistência Social.
PREFEITURA DE SÃO PAULO ASSISTÊNCIA SOCIAL. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA.
OBJETIVOS DO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
Seminário Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico: Os Instrumentos de Monitoramento do Plano Brasil Sem Miséria Paulo Jannuzzi Secretário de.
CONCEITOS IMPORTANTES
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO.
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
Rede Socioassistencial MATO GROSSO DO SUL Marlene Veiga Espósito SETAS.
Plano de Regionalização dos Serviços de Proteção Social Especial do Estado do Ceará Fevereiro
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL A NOVA HISTÓRIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL Secretaria Nacional.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
SERVIÇO SOCIAL Carla Letícia Raupp Ramos CRESS nº 2930/12ª R Cláudia Leal CRESS nº 2528/12ª R Jerbbera Joplyn de Souza CRESS nº 5171/12ª R Instituto São.
REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
GESTÃO DO PAIF.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO.
SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social – SETAS Superintendência de Políticas de Assistência Social –
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
BASE DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS: Política de Atendimento Art ECA A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se.
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Sistema BPC na Escola Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome –
DIÁLOGO COM OS CONSELHOS TUTELARES: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO Material disponibilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
PROJETO PERISCÓPIO. PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
FRANCA/SP março/2011 PARÂMETROS NACIONAIS PARA INSCRIÇÃO DAS ENTIDADES E ORGANIZAÇÕES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SERVIÇOS, PROGRAMAS, PROJETOS E BENEFÍCIOS.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
BRASILEIROS NO EXTERIOR POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Ana Heloísa Moreno – Analista Técnica de Políticas Sociais Secretaria Nacional de Assistência Social.
FLUXO DA REDE DE SERVIÇOS DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL DE FOZ DO IGUAÇU EDINALVA SEVERO.
Ações da AMAR-DF. Histórico institucional: A Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco – AMAR/DF, surgiu da necessidade de fazer.
PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL Prof.
CMDCA/BH – Comissão de Fundo, Orçamento e Recursos Públicos.
Organização: Profa. Dra. Maria Izabel Calil Stamato
CETREMI.
Acolhimento Institucional Amparo da Juventude. n n “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade,
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
III Fórum das Intersetoriais da Região Leste de Campinas Setembro 2007.
Encontro Nacional de Trabalhadores da Assistência Social Região Centro Oeste Sistematizadora- Profa Valdete de Barros Martins.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS E AÇÕES SOCIAIS E CIDADANIA DIRETORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DIVISÃO DE ALTA COMPLEXIDADE Secretária Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania Sra. Nilva Santos Diretora Divisão de Proteção Especial: Sra. Monica Sueli Nonato Castro Chefe Divisão da Alta Complexidade: Sra. Darcy Alves Garcia

PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL ALTA COMPLEXIDADE São desenvolvidas ações especializadas para atender ao usuário que teve seus direitos sociais violados acarretando-lhe danos pessoais e perda dos vínculos familiares e comunitários, necessitando de acolhimento institucional.

OBJETIVO: Os Serviços de Proteção Especial de Alta Complexidade são aqueles que garantem proteção integral (moradia, alimentação, higiene) para famílias e indivíduos que se encontram sem referência e ou situação de ameaça necessitando ser retirado do seu núcleo familiar, e ou comunitário. DIVISÃO DE ALTA COMPLEXIDADE - DAC

DAC/DPE/SAS SERVIÇO COMPOSTO POR: 1.Equipe técnica de Apoio as Instituições de Acolhimento (Crianças e Adolescentes) Assistente Social - 02 Psicóloga - 01

EQUIPE TÉCNICA : PSICÓLOGO - 1 ASSISTENTES SOCIAIS - 2 ACOMPANHAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO FAMILIAR 6 VISITAS INSTITUCIONAIS ATENDIMENTOS PSICOSSOCIAIS ESTUDO DE CASOS ENCAMINHAMENTOS ORIENTAÇÕES RELATÓRIOS REDE DE PROTEÇÃO VISITAS DOMICILIARES ATENDIMENTOS PSICOSSOCIAIS ACOMPANHAMENTOS ENCAMINHAMENTOS RELATÓRIOS REDE DE PROTEÇÃO EDUCAÇÃO, SAÚDE, SAÚDE MENTAL, HABITAÇÃO, TRABALHO, ASSISTENCIA SOCIAL (CRAS, CREAS), CONSELHO TUTELARE, VARA DA INFÂNCIA, JUVENTUDE E DO IDOSO, MINISTÉRIO PÚBLICO E OUTROS. PREPARAÇÃO DA CRIANÇA/ADOLESCENTE PARA O DESLIGAMENTO DA INSTITUIÇÃO E A PREPARAÇÃO DA FAMÍLIA PARA REINTEGRAÇÃO FAMILIAR /FAMÍLIA ORIGEM OU FAMÍLIA SUBSTITUTA REDE QUE ENCAMINHA OS OFÍCIOS VARA DA INFÂNCIA, JUVENTUDE E DO IDOSO MINISTÉRIO PÚBLICO SAS/SEDE SECRETÁRIA DIRETORIA/DPE DIVISÃO/DAC CONSELHO TUTELAR 2 15 FLUXOGRAMA

1 SOS ABRIGOGOVERNAMENTAL 2 Associação de Auxilio e Recuperação dos Hansenianos – Casa da Vovó Túlia NÃO GOVERNAMENTAL 3 Associação Franciscana Angelinas – AFRANGEL - Centro de apoio a pacientes com câncer e com AIDS NÃO GOVERNAMENTAL 4 Casa da Criança Peniel 1NÃO GOVERNAMENTAL 5 Casa da Criança Peniel 2NÃO GOVERNAMENTAL 6 Casa da Criança Peniel 3NÃO GOVERNAMENTAL 7 Casa da Criança Peniel 4NÃO GOVERNAMENTAL 8 Casa da Criança Peniel 5NÃO GOVERNAMENTAL 9 Casa Lar Lions - Lions Clube de Campo Grande SulNÃO GOVERNAMENTAL 10 Centro de Apoio e Orientação à Criança "Lar Vovó Miloca"NÃO GOVERNAMENTAL 11 Lar Infantil Adventista - "Lygia Hans 1"NÃO GOVERNAMENTAL 12 Lar de Meninos - "Lygia Hans 2"NÃO GOVERNAMENTAL 13 Associação Crianças do Brasil em Campo Grande - MS "Meninas dos Olhos de Deus" NÃO GOVERNAMENTAL 14 Associação Crianças do Brasil em Campo Grande - MS "Meninas dos Olhos de Deus" - CASA DAS GRÁVIDAS NÃO GOVERNAMENTAL 15 OSEAS - Organização Social Evangélica de Apoio a Sociedade - CASA DE PESSACH NÃO GOVERNAMENTAL UNIDADES DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

ORIENTAÇÕES REALIZADAS PARA AS UNIDADES DE ACOLHIMENTO Implantação do PIA (atualização); Plano de Ação da Unidade de Acolhimento; Projeto Político Pedagógico; Envio da Relação Mensal dos Acolhidos; Adequação das Unidades de acordo com o CONANDA e TIPIFICAÇÃO; Implantação do Livro de Visitas na Unidade; Implantação do Livro de Ocorrências; Pastas Individuais dos Acolhidos (atualização); Emissão de Relatório para Vara da infância, Juventude e do Idoso, Conselhos Tutelares; Equipe Técnica da Unidade de acordo com o CONANDA.

2. Equipe Técnica de Acolhimento Institucional (Idosos); O BJETIVO: Atendimento à pessoa Idosa com seus vínculos familiares rompidos, sem referência ou que necessita ser retirada do seu núcleo familiar e acolhida em Instituição de Longa Permanência. Assistente Social - 01 Psicóloga - 01

INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS PORTA DE ENTRADA ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE IDOSOS ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E ETÍLICA ** SAS DPE DAC VISITA DOMICILIAR ANÁLISE DO CASO ENCAMINHAMENTO S ARTICULAÇÃO AVALIAÇÃO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS INTERNAÇÃO EM COMUNIDADE TERAPEUTICA MONITORAMENTO REFERÊNCIAS E CONTRA REFERÊNCIA VISITA INSTITUCIONAL ABCDEF H G9 EQUIPE TÉCNICA PSICÓLOGA/ ASSISTENTE SOCIAL ABORDAGEM SÓCIOFAMILIAR REDE DE ERVIÇOS LEVANTAMENTO INCLUSÃO INSTITUCIONAL SIRPHA CASA DE ABRAÃO HOSPITAIS FÓRUMUBSCAP s CRAS CREAS ASILO SÃO JOÃO BOSCO

ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE IDOSOS: 1MINISTÉRIO PÚBLICO 2JUIZADOS 3CREAS – CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ( CREAS NORTE, CREAS SUL E CREAS CENTRO) 4HOSPITAIS 5CETREMI – CENTRO DE TRIAGEM E APOIO AO MIGRANTE 6DENUNCIA FEITA PELA COMUNIDADE VIA TELEFONE 7DENUNCIA E ATENDIMENTO FEITO NA SEDE DA SAS 8CRAS – CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 9SESAU - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

INSTITUIÇÕES TERCEIRIZADAS SIRPHA CASA DE ABRAÃO ASILO SÃO JOÃO BOSCO

3. UNIDADE CETREMI - Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante; 4. UNIDADE DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL - SOS Abrigo; 5. SERVIÇO SOCIAL DE ATENDIMENTO AO MIGRANTE - Terminal Rodoviário;

AFRANGEL OSEAS CAMPO GRANDE SOS ABRIGO CETREMI VOVÓ TÚLIA LYGIA HANS 1 LYGIA HANS 2 VOVÓ MILOCA PENIEL 3 PENIEL 1 e 2 PENIEL 5 PENIEL 4 MENINA dos OLHOS de DEUS CASA LAR LIONS CASA das GRÁVIDAS ACOLHIMENTO