Lei nº 8.666/93 e as diretrizes da LC nº 147/14..

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O TCE-MT e a Lei Complementar n.º 123/2006
Advertisements

12ª Reunião Ordinária 5 de outubro de Lei nº , de 15 de dezembro de 2010.
Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação
Lei nº , de 15 de dezembro de Art. 3 o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção.
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
LICITAÇÃO.
FINANCIAMENTO DA SAÚDE Transferência regular e automática AB AE – média e alta complexidade Remuneração por serviços produzidos Pagamento mediante apresentação.
/ SEBRAE GUARAÍ 2015 LEI COMPLEMENTAR 123/06.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
AUTONOMIA DOS MUNICÍPIOS Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se.
Ministério das Comunicações. Telecomunicações e Redes Inteligentes ComandoControleMonitoramento MediçãoAutomaçãoGeração distribuída Necessidade de fluxo.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
SUMÁRIO Antecedentes Prestação de Contas Anual – 2009 Plano Anual de Auditoria – 2009 Sistema de Suporte à Execução de Auditorias – S2EPA.
Licitações e Contratos Administrativos Ana Luiza Mendonça Soares Flávia Gualtieri de Carvalho Rafaela de Oliveira Carvalhaes Vanessa Canêdo Pinto Boaventura.
Assembléia Geral Extraordinária Alteração do Estatuto da Apae de Assaí.
“O regime especial vem definido nas respectivas leis instituidoras, dizendo respeito, em regra, à maior autonomia em relação à Administração direta; à.
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
Licitações Sustentáveis ASPECTOS PRÁTICOS- OBRAS PÚBLICAS AGU/PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP AGOSTO/2011.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Os Cuidados na Comprovação dos Requisitos de Sustentabilidade Rafael Setúbal Arantes EPPGG/Diretor-Adjunto DELOG/SLTI/MP.
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
O GESTOR PÚBLICO FACE A PNRS I - Aspectos da Responsabilidade Administrativa II – Compras Públicas Sustentáveis.
Começar um negócio próprio é visto por muitos candidatos a empresário como uma alternativa ao desemprego, ao baixo salário ou à insatisfação no trabalho.
XXX Fórum Permanente de Controle Interno 29/08/2013.
DEMANDA RDR 10/2015 POLÍTICA PÚBLICA PARA AVALIAÇÃO DA CDR EM 2015: SANEAMENTO E PLANSAB RDR 28/2015 PLANO DE TRABALHO DE AVALIAÇÃO DE POL. PÚBLICAS:
Impactos da Lei da Transparência e da Lei de Acesso a Informação nos Procedimentos Administrativos do Setor de Compras e Licitações Impactos da Lei da.
Secretaria da Receita Federal do Brasil Coordenação-Geral de Tributação ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO Liziane Angelotti Meira Auditora Fiscal da.
PREGÃO ELETRÔNICO O que é ? Utilizada pelo governo brasileiro para realizar contratos administrativos de bens e serviços comuns, independentemente do valor.
“JOGO DE PREÇOS” OU “JOGO DE PLANILHAS” Prática ilegal de se efetivar contratação de proposta de menor PREÇO GLOBAL, mas com grandes disparidades nos PREÇOS.
FUST E NOVO SERVIÇO EM REGIME PÚBLICO - COMENTÁRIOS Márcio Wohlers - Assessor Especial Ministério das Comunicações 47 o Painel TELEBRASIL Brasília - 14.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Ministério do Planejamento.
Consultoria Jurídica da União no Estado do Rio Grande do Sul CJU-RS/CGU/AGU.
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
Dever de licitar : Licitar é a regra. A Contratação direta é a exceção (art. 2º Lei 8.666/93 e art. 37, XXI CF/88).
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Estrutura da aula: 1)Noções sobre o licenciamento 2)Competência para o licenciamento 3) Licenças, prazos para análise e validade.
Secretaria de Estado da Fazenda Programa Especial de Desenvolvimento para municípios maranhenses que façam parte de RIDE criada por Lei Complementar Federal.
Comentários ao PL 5.807/2013 Novo Marco da Mineração Carlos Vilhena Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Investimento e gestão: desatando.
TÍTULO IV Administração Tributária CAPÍTULO I Fiscalização (...) CAPÍTULO II Dívida Ativa Art A omissão de quaisquer dos requisitos previstos no.
Desdobramento do Plano Brasil Maior – PBM na Política de Arranjos Produtivos Locais Rede APL Mineral 16 de agosto de 2011.
Trabalho próxima aula Artigo 21 da Lei Antitruste 10 equipes escolherão dois incisos ou unicamente o XXIV Incisos não disponíveis II – XIV – XVII – XIX.
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
Trabalho de História. Cartel Cartel é uma organização de comercialização em conjunto criado por empresas do mesmo ramo, que fixam o preço de venda e as.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
FONTES ATORES CENÁRIOS e ATIVIDADE EMPRESÁRIA PROF. WILIAM CARVALHO.
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
Projeto de Lei 2546/03 princípios de contrato conceitos de PPP procura delimitar seu objeto critérios para sua utilização remuneração, formas de licitação.
REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS: Aspectos fundamentais Farlei Martins Riccio Maio/2014.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL REI AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO E CUMPRIMENTO DE METAS 1º QUADRIMESTRE 2013.
II Ciclo de Reuniões Técnicas com os Órgãos Assessorados Convênios e Ajustes congêneres: noções básicas. Rui Magalhães Piscitelli Procurador Federal.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Wolney Betiol Ministério da Ciência e Tecnologia Modelos de Inserção de CT&I no Desenvolvimento.
De onde vem o direito? (Fontes do direito) Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 2.
1 Convênios. 2 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS O princípio da descentralização - Estados - Distrito Federal - Municípios - ONG´s - OSCIP´s.
1 O S D ESAFIOS DA T RANSMISSÃO P AINEL : R EGULAÇÃO DA T RANSMISSÃO 14/04/2016.
IMPOSTOS DE COMPETÊNCIA MUNICIPAL Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Rainério Rodrigues Leite Secretário SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DA PARAÍBA CONHECENDO O TCU.
BENS PÚBLICOS E BENS PRIVADOS
PREGÃO. PREGÃO: "... como modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns, promovida exclusivamente no âmbito da União (mais outros entes),
Estrutura Tributária 1.Princípio da Neutralidade: obtido quando não alteram os preços relativos, minimizando sua interferência nas decisões econômicas.
 SER FORMAL;  MANTER OS IMPOSTOS EM DIA;  CONHECER OS PROCEDIMENTOS.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL.
Transcrição da apresentação:

Lei nº 8.666/93 e as diretrizes da LC nº 147/14.

Licitação -A pretexto de regulamentar o inc. XXI do art. 37 da CR/88. - É a forma legal de buscar no mercado os interessados em contratar com a Administração Pública, atendendo aos princípios da igualdade, da impessoalidade e da eficiência, assim, restringindo a discricionariedade do administrador público. Conceito:

Licitação -Isonomia/Competitividade* -Vantajosidade -Desenvolvimento Nacional (Lei nº /10 – Política de fomento à inovação e à pesquisa científica – Autonomia tecnológica e desenvolvimento industrial do país) Finalidades:

Licitação - Os reitores da Administração Pública (art. 37 da CR/88): legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência; - Os seus próprios (genéricos): legalidade, impessoalidade, igualdade*, moralidade, publicidade, probidade administrativa; - Os específicos: vinculação ao instrumento convocatório e julgamento objetivo. Princípios:

Licitação - Obras; -Serviços; -Compras; -Alienações; -Locações; -Concessões; -Permissões. Objeto:

Licitação - Lei nº /10: -Margem de preferência; -Margem adicional; -Licitação restrita; -Preferência para aquisição (art. 3º da Lei nº 8.248/91 – Bens e serviços de informática e automação); -RDC (Lei nº /11); -Tratamento diferenciado (LC 123/06 e LC 147/14). Princípio da Igualdade/Isonomia. Exceções:

Licitação -Administração direta; -Administração indireta - Autarquias (ag. Reguladoras e conselhos de fiscalização profissional) - Fundações Públicas – Emp. Pública – Soc. de Economia Mista – Consórcios Públicos; -Fundos Especiais; -Outras entidades controladas “indiretamente”. Dever de licitar:

Licitação -Licitações dispensáveis; -Licitações dispensadas; -Licitações inexigíveis. Exceções. Contratações Diretas:

Licitação -CR/88: arts. 146, III, d; 170, IX, 179; -Duas ordens: tributária e aquisições públicas. Tratamento diferenciado e favorecido. Microempresas e empresas de pequeno porte, inclusive cooperativas (Lei nº /07, art. 34):

Licitação -LC nº 123/06, Decreto nº 6.204/ /15 (06/10/15): desenvolvimento econômico e social municipal e regional, ampliação das políticas públicas e incentivo à inovação tecnológica; -LC nº 147/14. Tratamento diferenciado e favorecido. Microempresas e empresas de pequeno porte, inclusive cooperativas (Lei nº /07, art. 34).

Licitação -art. 43, §1º; - art. 46, parágrafo único; -art. 47; -art. 48; -art.49. Tratamento diferenciado e favorecido/simplificado. ME e EPP. LC nº 147/14. Alterações na LC 123/06 (mais relevantes):

Licitação -art. 3º; -art. 5º - A. Tratamento diferenciado e favorecido/simplificado. ME e EPP. LC nº 147/14. Alterações na LC 8.666/93:

Licitação Tratamento diferenciado. ME e EPP. LC 123/06 e LC nº 147/14 (quadro do professor Ronny Charles): ME e EPP Tratamento Diferenciado Benefícios nas licitações -Regularidade fiscal postergada; -Desempate ficto. Benefício creditício-Cédula de Crédito Empresarial. Licitações diferenciadas -Licitações exclusivas, valor; -Subcontratação (obras e serviços); -Cota de 25%, bens divisíveis.

Licitação Tratamento diferenciado. ME e EPP. LC 123/06 e LC nº 147/14. Não se pode utilizá-lo: -Não houver no mínimo 3 fornecedores competitivos; -Não for vantajoso ou representar prejuízo; -Nas contratações diretas, exceto pelo valor.

Licitação Tratamento diferenciado. ME e EPP. LC 123/06 e LC nº 147/14. O que mudou na Lei nº 8.666/93? Criou-se um microssistema de licitações voltado para as contratações das ME e EPP, com parâmetros especialíssimos.

Perguntas/Dúvidas/Queixas