Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Localização de instalações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização de Empresas
Advertisements

Decisões de Localização
Administração da Produção e Operações
Curso: AdministraçãoDisciplina: Administração Financeira I Professor: Daniel ADM. FINANCEIRA I AULA 11.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Princípios de Marketing, 12/E
Custos de Produção. A lei da oferta: Firmas estão dispostas a produzir uma quantidade maior de bens quando o preço do bem é mais alto Por essa razão a.
Trabalho de Administração de Recursos Materiais & Patrimoniais II Custos de Estoque, LEC & LEF Prof.ª Dr.ª Patrícia Tavares.
IMPORTÂNCIA DO CUSTO UNITÁRIO
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
Exercícios Washington-FGV.
Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES ESTUDO DO MERCADO Objetivo – quantificar o total dos bens e serviços gerados pelo empreendimento, objeto do estudo,
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Localização de instalações
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
CUSTOS DE PRODUÇÃO FORMULAS.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 20 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 26/05/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Métodos de ressuprimento Estoques de Segurança
Plano Financeiro Profa. Bruna Panzarini. Investimento total Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece.
Os Agentes de Mercado e o Sistema Interligado Nacional SIE – Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8.
CDE 04_ Estudo de Viabilidade de Projetos – Prof. Wanderley Carneiro 1 Critérios para escolha do melhor projeto? Como escolher o melhor projeto? Em alguma.
GESTÃO DE CUSTOS Prof. Me. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas;  Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV)  Mestre em Engenharia de Produção.
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 NÚMERO ÍNDICE É uma medida que sintetiza, em uma expressão quantitativa, a variação.
Project Charter Documento que reconhece formalmente a necessidade de um projeto e suas premissas. Conteúdo do Project Charter de modo geral: 1. Objetivo/escopo.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
CONTROLADORIA E CUSTOS
Gestão Estratégica de Custos
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
COMO A ESCALA AFETA A AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Elsa João Apresentado por: Brenda Wilke.
Gabriel Castilho Mendes Ribeiro Análise do valor na conformação de tailored- blanks Ronnie Peterson Schröder Paulo Victor P. Marcondes.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Sistema de Gerenciamento Administrativo Financeiro
Disc.: Administração da Produção IProf. Marcos Cassas 1 E - PLANEJAMENTO AGREGADO POSIÇÃO DE ESTOQUE LISTA DE MATERIAIS PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO PLANO.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Prof. Marcos P. Cassas 1 C - Disc. Administração da Produção II LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES Avaliação de alternativas de localização 2. COMPARAÇÃO ENTRE.
Localização de unidades da rede de operações EAD 763 – Aula 4 Profa.Adriana Marotti.
Jurandir Peinado LOGÍSTICA E GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Rotas e cronogramas no transporte.
Distribuição Física Parte I. 2 Conceito Ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais.
- Orçamento de Produção
O controle da sua empresa num clic A Guru sistemas está sempre preocupada em oferecer a seus clientes soluções que efetivamente agreguem valor. Pensando.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Contabilidade de Custos II Custos para Decisão. Conteúdo programático: 1 Custeio Variável (custeio direto)  Custeio Variável (ou custeio direto)  Exemplo.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 8. SIE SCM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Canais de Distribuição
UNIP – Universidade Paulista Prof. Wesley Vieira Borges Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 19 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 23/05/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Previsão de demanda.
PROF. ROGER MÜLLER apres1 DAGEE GESTÃO DE CUSTOS II.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Localização de instalações

Jurandir Peinado Objetivos da aprendizagem Estudar os aspectos da localização de instalações produtivas e fornecer uma metodologia para o estudo das possíveis alternativas de localização. 1.Compreender e identificar os objetivos e os principais fatores qualitativos e quantitativos que influenciam na decisão de localização. 2.Preparar avaliações das alternativas de localização, por meio do método de ponderação qualitativa, do modelo do centro de gravidade e do modelo da análise custo x lucro x volume.

Jurandir Peinado A importância da localização Localizar significa determinar o local onde serão fabricados produtos ou prestados serviços. O local onde a sede administrativa deve reger as operações, não necessariamente precisa ser junto à base operacional Criar uma nova empresa Ampliar a área de atuação de um nova instalação Promover a mudança do local de uma instalação atual Decisão de longo prazo Elevado valor de investimento Impacto direto nos custos da operação

Jurandir Peinado Fatores que influenciam na localização Geralmente apenas alguns poucos fatores, entre muitos existentes, devem exercer influência significativa na escolha da localização e estes poucos fatores eleitos devem ser cuidadosamente estudados. Quais os fatores influenciam as organizações industriais e as de serviço? _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________

Jurandir Peinado Fatores que influenciam na localização Fonte: acesso em 24/08/2006www.catho.com.br/salario/diferencas-salariais-entre-as-metropoles.phtml

Jurandir Peinado Modelo da Ponderação Qualitativa O método busca uma forma de medir e pontuar os dados que são de natureza subjetiva para permitir a comparação entre as várias alternativas de localização. Passos para o desenvolvimento do modelo de ponderação qualitativa Identificação dos fatores relevantes Atribuir pesos de ponderação aos fatores Atribuir notas aos fatores por localidade Ponderar as notas por fator

Jurandir Peinado Modelo da Ponderação Qualitativa A Movebrás decidiu construir uma nova fábrica para atender seu mercado em expansão no nordeste do Brasil. A empresa analisou três locais e elaborou a tabela de pontuação ponderada abaixo. Também definiu, com a ajuda de gestores de diversas áreas, a importância relativa de cada item avaliado. Fatores relevantes Peso P Local ALocal BLocal C Nota N N x P Nota N N x P Nota N N x P 1Capacitação mão-de-obra 2Condições de vida 3Facilidades para implantação 4Benefícios fiscais 5Acesso à rede de rodovias 6Potencial para expansão Total

Jurandir Peinado Modelo da Ponderação Qualitativa VantagensDesvantagens  Permite considerar fatores qualitativos na localização.  Permite a comparação quantitativa dos fatores qualitativos entre vários locais.  A metodologia é simples de ser entendida.  Pode atuar como um Check list de fatores fundamentais que poderiam passar despercebidos.  A escala de notas pode não mostrar as diferenças reais de custos entre as localidades.  A atribuição das notas e pesos tem certo grau de subjetividade e interpretação pessoal.  Exige grande experiência no assunto para definir quais fatores devem ser considerados.

Jurandir Peinado Modelo do Centro de Gravidade Levando em conta as localizações já existentes das principais fontes de insumos e clientes. O modelo considera que o ponto geográfico correspondente ao “centro de gravidade” é aquele em que os custos com transportes são mínimos. Passos para o desenvolvimento do modelo do Centro de Gravidade Localização das fontes de insumos e clientes Levantamento do volume de bens movimentados Atribuição de coordenadas cartesianas Calcular o centro de gravidade da localização

Jurandir Peinado Modelo do Centro de Gravidade A Transbrás é um operador logístico. De todos seus clientes produtores, três deles representam mais de 80% do faturamento. Da mesma forma, 80% das entregas destes três grandes clientes produtores são feitas para cinco clientes varejistas comuns aos três. Assim a Transbrás decidiu montar um depósito para montagem de um sistema cross docking. Qual a melhor localização deste depósito indicado pelo modelo do centro de gravidade? InstalaçãoCidade Toneladas transportadas Coordenadas no mapa Produtor AApucarana35 BGuarapuava27 CPonta Grossa14 Varejista 1Cascavel8 2Campo Mourão12 3Curitiba29 4Cornélio Procópio9 5Maringá18

Jurandir Peinado Modelo do Centro de Gravidade

Jurandir Peinado Modelo do Centro de Gravidade Custos de transporte único: Considera que o custo ou preço de frete por distância percorrida ($/km) seja único em qualquer região. onde:G x = Coordenada horizontal do centro de gravidade G y = Coordenada vertical do centro de gravidade X i = Coordenada horizontal do fornecedor ou cliente i Y i = Coordenada vertical do fornecedor i V i = Volume transportado do fornecedor i ou para o cliente i Custos de transporte variáveis Considera que o custo ou preço de frete por distância percorrida ($/km) vai variar de região para região. onde:G x = Coordenada horizontal do centro de gravidade G y = Coordenada vertical do centro de gravidade X i = Coordenada horizontal do fornecedor ou cliente i Y i = Coordenada vertical do fornecedor i V i = Volume transportado do fornecedor i ou para o cliente i P i = Custo do transporte do fornecedor i ou para o cliente i

Jurandir Peinado Modelo do Centro de Gravidade VantagensDesvantagens  Permite considerar os custos de transporte da localização.  O estudo detalhado e comparativo dos valores de fretes pode servir para renegociação de preços.  A metodologia é simples de ser entendida.  Nem sempre é fácil levantar os custos reais de transporte realizados, principalmente na compra de matéria prima onde o frete é embutido no preço.  O sistema de coordenadas não considera a distância real percorrida entre as localizações.  Não considera a eventual mudança de fornecedores ou clientes.  O local do centro de gravidade pode coincidir com uma região inviável.

Jurandir Peinado Modelo da análise CLV Partindo de uma previsão da quantidade e do preço de vendas é possível a margem de contribuição associada a cada alternativa de localização, a melhor decisão será a que proporcionar o maior lucro Passos para o desenvolvimento do modelo da análise CLV Levantamento dos custos e preço de venda Custos fixosCustos variáveis Aluguel da instalação; Impostos territoriais; Seguros; Depreciações; Serviços públicos; etc. Transporte das entradas; Transporte das saídas; Mão de obra direta; Matérias primas; Gastos gerais de fabricação; etc.

Jurandir Peinado Modelo da análise CLV Partindo de uma previsão da quantidade e do preço de vendas é possível a margem de contribuição associada a cada alternativa de localização, a melhor decisão será a que proporcionar o maior lucro Passos para o desenvolvimento do modelo da análise CLV Cálculo da margem de contribuição MC T = Margem de contribuição total no período n = Número de unidades produzidas e vendidas no período PV u = Preço médio de venda unitário CV u = Custo variável unitário no período

Jurandir Peinado Modelo da análise CLV Partindo de uma previsão da quantidade e do preço de vendas é possível a margem de contribuição associada a cada alternativa de localização, a melhor decisão será a que proporcionar o maior lucro Passos para o desenvolvimento do modelo da análise CLV Cálculo do ponto de equilíbrio q = quantidade de vendas para o ponto de equilíbrio CFT = Custo fixo total no período PVu = Preço médio de venda unitário CVu = Custo variável unitário no período

Jurandir Peinado Modelo da análise CLV Um empreendedor de Minas Gerais deseja abrir uma loja. As pesquisas de mercado selecionaram três cidades. Para cada cidade foram levantados os custos fixos, os custos variáveis, a demanda e preços unitários. Qual a melhor localização através do modelo CLV? Dados Levantados Localidades Selecionadas AraxáIpatingaJuiz de fora Custo fixo anual – R$ , , ,00 Custo variável unitário – R$25,0029,0030,00 Preço unitário de venda – R$60,0057,0056,00 Demanda anual prevista – un Resultados Localidades Selecionadas AraxáIpatingaJuiz de fora Receita Bruta Custo fixo anual Custo variável total Margem de contribuição total Ponto de equilíbrio Lucro

Jurandir Peinado Problema proposto Deseja-se escolher a melhor localidade para construir uma fábrica de sorvetes, em função dos custos fixos anuais e dos custos variáveis de produção de uma caixa de 15 kg do produto. Três locais foram prospectados em um estudo prévio, de acordo com a Tabela abaixo. Acredita-se que cada caixa de 15 kg do produto possa ser vendida a R$ 25,00, podendo-se atender o mesmo mercado a partir de qualquer das três localizações. LocalCusto fixo anual Custo variável (por unidade) A60.000,0020,00 B ,0015,00 C ,0010,00

Jurandir Peinado Problema proposto

Jurandir Peinado Modelo da análise CLV VantagensDesvantagens  Permite considerar importantes análises econômicas da localização.  O estudo detalhado e comparativo dos custos e margens serve de parâmetros de avaliação e controle.  A análise CLV é amplamente divulgada e conhecida nos meios empresariais.  Considera como premissa que os custos fixos permaneçam constantes.  A variação dos custos variáveis precisa ser linear.  Depende da acuracidade da previsão de demanda.  Dificuldades de aplicação para empresas produtoras de grande variedade de produtos.