Pedro Alessandro Calaça Marketing Conceitos iniciais; Objetivos do curso e informações gerais; Principal enfoque: criação, comunicação e entrega de valor.

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Pedro Alessandro Calaça Marketing Conceitos iniciais; Objetivos do curso e informações gerais; Principal enfoque: criação, comunicação e entrega de valor aos clientes; Origem da mercadologia: após 2a Guerra, foco no consumidor, declaração do Ford; A prática da administração, Drucker, 1954; Theodore Levitt, 1960, pai do marketing: a importância da satisfação dos clientes; Jerome McCarthy, 1960 Marketing mix (4Ps); Philip Kotler, 1967, reuniu, revisou e testou; Tom Peters, 1982, excelência, foco no cliente; O Marketing mix: 4 Ps (produto, preço, ponto, promoção); Richers: interação empresa / meio ambiente: 4 As (análise, adaptação, ativação, avaliação); Lauterborn: foco no cliente: 4 Cs (consumidor, custo ao consumidor, comunicação, conveniência); 2007

Pedro Alessandro Calaça Marketing I – Marketing 1.1 – O que é Marketing  Principal enfoque é a criação, comunicação e entrega de valor aos clientes e relacionamento (A.M.A. 2005). 1.2 – Administração de Marketing  arte e ciência; escolher mercados-alvo (target) e construir relacionamentos lucrativos com os clientes.  Ter foco e segmentar o mercado;  Escolher uma proposição de valor. Ex slogan: “preço baixo todo dia”, “Tomou doril” As 5 orientações (conceitos e foco) de Marketing 1. Produção: acessibilidade, distribuição; 2. Produto: foco na inovação contínua; 3. Venda: em escala x construir relações; As três anteriores têm o foco fora do cliente. 4. Orientação de Marketing: foco nas necessidades do cliente. Sem miopia 5. Orientação para o Marketing societal: foco em valores éticos, tende a dominar o mercado; Busca satisfazer o cliente no curto e no longo prazo. Ex do Mc Donalds 1.3 – Filosofia de administração de Marketing CRM – gerenciamento das relações c/ cliente; Buzzmarketing – o boca a boca – a melhor nos dias atuais, segundo Kotler. Pedro Calaça Origem da mercadologia: após 2a Guerra, foco no consumidor, declaração do Ford; Theodore Levitt, 1960, pai do marketing: a importância da satisfação dos clientes;