Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Pedagogia da pesquisa-ação
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA Professores da STE: Edilson/Luciene/Rosvely Professora Multiplicadora - NTE: Luciana.
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Educação no contexto do Trabalho
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Escola Comum e Inclusão
Dominando as práticas pedagógicas
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Construindo o futuro do seu filho!
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
O aluno elaborando conceitos
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Ensino Médio e Educação Profissional
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Planejamento de Ensino
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Projeto Pedagógico.
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DO ESPECIALISTA
Transcrição da apresentação:

Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006

O que é O Projeto pedagógico é um planejamento de trabalho participativo. Deve atender as necessidades de aprendizagens locais, estimulando a criticidade e a criatividade. É um marco referencial de etapas a serem percorridas e tem como objeto um estudo que mude conhecimentos e atitudes a partir da solução de problemas.O Projeto pedagógico é um planejamento de trabalho participativo. Deve atender as necessidades de aprendizagens locais, estimulando a criticidade e a criatividade. É um marco referencial de etapas a serem percorridas e tem como objeto um estudo que mude conhecimentos e atitudes a partir da solução de problemas.

É necessário... Conhecer a realidade do grupo educacional;Conhecer a realidade do grupo educacional; fazer um diagnóstico dessa realidade;fazer um diagnóstico dessa realidade; conhecer o histórico de conhecimentos já existentes no grupo;conhecer o histórico de conhecimentos já existentes no grupo; propor temas de trabalho que ampliem os estudos, não isoladamente, mas num contexto social.propor temas de trabalho que ampliem os estudos, não isoladamente, mas num contexto social.

Como contextualizar Selecionar temas que ampliem os conhecimentos já existentes. Organizar os temas de forma que possam ser vistos como uma rede de significados. Selecionar temas que tenham relação com a vida do aluno.

Pensar Colete informações sobre a realidade onde será desenvolvido o PP. Consulte seus parceiros para troca de experiências. Defina temas relevantes para os estudos que serão desenvolvidos pela turma ou pela escola e que tenham base curricular. Defina os OBJETIVOS de seu trabalho, que deverão ser viáveis e possíveis de verificação avaliativa.

Dicas  Ensinar e aprender deve ser um prazer.  Seja criativo, inovador e contextualizado.  Esteja preparado, domine o conteúdo e tenha sempre exemplos que se relacionem com o estudo que está sendo feito.  Sua segurança é fundamental, dela depende a confiança de quem o ouve.  Em caso de perguntas desafiadoras, esteja preparado para enfrentá-las sugerindo opções de respostas. O ser humano é curioso e sempre quer saber mais.

Características do Projeto Pedagógico “Ser processo participativo de decisões; preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições; explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo; conter opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltados para uma realidade específica; explicitar o compromisso com a formação do cidadão”. Ilma Passos Alencastro Veiga (2001)

Um PP de qualidade deve:  “ Nascer da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem;  ser exeqüível prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação;  ser uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola e  ser construído continuamente, pois como produto, é também processo.” Maria Adélia Teixeira Baffi (2002)

Proposta de roteiro de PP Cabeçalho de identificaçãoCabeçalho de identificação Público-alvoPúblico-alvo Delimitação do cenárioDelimitação do cenário TemaTema Situação-problemaSituação-problema Objetivos: geral e específicosObjetivos: geral e específicos MetasMetas Metodologia/estratégiaMetodologia/estratégia AtividadesAtividades Recursos técnicos-pedagógicosRecursos técnicos-pedagógicos Cronograma de trabalhoCronograma de trabalho Avaliações no processoAvaliações no processo

Sugestões de critérios de avaliação ※ Precisão na elaboração dos objetivos. ※ O conteúdo e a metodologia só serão definidos após a indicação dos objetivos e ambos estão em consonância. ※ A escolha de temas que permeiam os conteúdos das disciplinas do currículo (temas transversais), é fundamental. ※ A proposta pedagógica deve apresentar uma rede de conhecimentos com significado. ※ Deve ser criativo e inovador ao propor os temas para discussão e análise. ※ A contextualização vai muito além da relação com o cotidiano. ※ A proposta de avaliação deve acompanhar os avanços do aluno, visando traçar o melhor caminho.

Para refletir “Só quem é conhecedor da realidade e acredita no potencial transformador do conhecimento faz aprender. Só quem é cidadão pleno promove o desenvolvimento da cidadania”. Guiomar Namo de Mello