Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006
O que é O Projeto pedagógico é um planejamento de trabalho participativo. Deve atender as necessidades de aprendizagens locais, estimulando a criticidade e a criatividade. É um marco referencial de etapas a serem percorridas e tem como objeto um estudo que mude conhecimentos e atitudes a partir da solução de problemas.O Projeto pedagógico é um planejamento de trabalho participativo. Deve atender as necessidades de aprendizagens locais, estimulando a criticidade e a criatividade. É um marco referencial de etapas a serem percorridas e tem como objeto um estudo que mude conhecimentos e atitudes a partir da solução de problemas.
É necessário... Conhecer a realidade do grupo educacional;Conhecer a realidade do grupo educacional; fazer um diagnóstico dessa realidade;fazer um diagnóstico dessa realidade; conhecer o histórico de conhecimentos já existentes no grupo;conhecer o histórico de conhecimentos já existentes no grupo; propor temas de trabalho que ampliem os estudos, não isoladamente, mas num contexto social.propor temas de trabalho que ampliem os estudos, não isoladamente, mas num contexto social.
Como contextualizar Selecionar temas que ampliem os conhecimentos já existentes. Organizar os temas de forma que possam ser vistos como uma rede de significados. Selecionar temas que tenham relação com a vida do aluno.
Pensar Colete informações sobre a realidade onde será desenvolvido o PP. Consulte seus parceiros para troca de experiências. Defina temas relevantes para os estudos que serão desenvolvidos pela turma ou pela escola e que tenham base curricular. Defina os OBJETIVOS de seu trabalho, que deverão ser viáveis e possíveis de verificação avaliativa.
Dicas Ensinar e aprender deve ser um prazer. Seja criativo, inovador e contextualizado. Esteja preparado, domine o conteúdo e tenha sempre exemplos que se relacionem com o estudo que está sendo feito. Sua segurança é fundamental, dela depende a confiança de quem o ouve. Em caso de perguntas desafiadoras, esteja preparado para enfrentá-las sugerindo opções de respostas. O ser humano é curioso e sempre quer saber mais.
Características do Projeto Pedagógico “Ser processo participativo de decisões; preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições; explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo; conter opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltados para uma realidade específica; explicitar o compromisso com a formação do cidadão”. Ilma Passos Alencastro Veiga (2001)
Um PP de qualidade deve: “ Nascer da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem; ser exeqüível prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação; ser uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola e ser construído continuamente, pois como produto, é também processo.” Maria Adélia Teixeira Baffi (2002)
Proposta de roteiro de PP Cabeçalho de identificaçãoCabeçalho de identificação Público-alvoPúblico-alvo Delimitação do cenárioDelimitação do cenário TemaTema Situação-problemaSituação-problema Objetivos: geral e específicosObjetivos: geral e específicos MetasMetas Metodologia/estratégiaMetodologia/estratégia AtividadesAtividades Recursos técnicos-pedagógicosRecursos técnicos-pedagógicos Cronograma de trabalhoCronograma de trabalho Avaliações no processoAvaliações no processo
Sugestões de critérios de avaliação ※ Precisão na elaboração dos objetivos. ※ O conteúdo e a metodologia só serão definidos após a indicação dos objetivos e ambos estão em consonância. ※ A escolha de temas que permeiam os conteúdos das disciplinas do currículo (temas transversais), é fundamental. ※ A proposta pedagógica deve apresentar uma rede de conhecimentos com significado. ※ Deve ser criativo e inovador ao propor os temas para discussão e análise. ※ A contextualização vai muito além da relação com o cotidiano. ※ A proposta de avaliação deve acompanhar os avanços do aluno, visando traçar o melhor caminho.
Para refletir “Só quem é conhecedor da realidade e acredita no potencial transformador do conhecimento faz aprender. Só quem é cidadão pleno promove o desenvolvimento da cidadania”. Guiomar Namo de Mello