Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.
Advertisements

CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Estatuto da Criança e do Adolescente
Manuel de Oliveira Ilda Poças Luís Mendanha
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Legislação educacional
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
ADESÃO AO PROGRAMA BPC NA ESCOLA
Quem são as pessoas com deficiência?
A POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO
ESTATUTO DO IDOSO Caio wagner couto.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Departamento de Benefícios Assistenciais
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
Projeto de saúde e qualidade de vida
A primeira infância,cidadania já.
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
“Os Incríveis”.
Convenção dos Direitos da Pessoa Com Deficiência
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
VOCÊ “AINDA” TEM COMPROMISSO
Proteção Social Básica
Sistema Único de Assistência Social
Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DAS PESSOAS.
Escola Municipal Professoras:
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à.
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Secretaria Nacional de Assistência Social.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
Conferência Municipal de Educação
GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
REFORMA SANITÁRIA.
Ensino Médio e Educação Profissional
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Capacitação para Aplicação do Questionário do
ÍNDICE DE FUNCIONALIDADE BRASILEIRO (IF-Br): ASPECTOS JURÍDICOS
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Agenda Social Eixo Cidadania e Direitos Humanos Pessoas com Deficiência Secretaria Especial.
DADOS DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE – SC LOCALIZAÇÃO: EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA POPULAÇÃO: (IBGE 2010) MUNICÍPIO DE PEQUENO.
O Processo de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Sociedade Equipe do Serviço de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.
SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
BENEFÍCIOS E PROGRAMAS SOCIAIS PALESTRANTE: Francisca Paula de Araújo
A importância do Programa Vida Ativa
Campina Grande Outubro 2015
Estatuto do Idoso.
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO
Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência no âmbito da Assistência Social: Conceitos, reflexões e  propostas para avançarmos rumo à luta por.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
S E M I N Á R I O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A CONVENÇÃO DA ONU: CENÁRIO ATUAL 17 de OUTUBRO de 2007 APRESENTAÇÃO DA CONVENÇÃO SOBRE DIREITOS.
Ministério Público O direito à acessibilidade na ordem jurídica brasileira e a atuação do Ministério Público.
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República IX Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos de Direitos Humanos CDHM - Junho.
AUDIÊNCIA PÚBLICA CAS Rosylane Rocha Conselheira Federal de Medicina.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
Transcrição da apresentação:

Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S

Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE SANCIONADA. UM DOS PINCIPAIS PONTOS É QUE ELA TEM O OBJETIVO DE MUDAR A VISÃO SOBRE O CONCEITO DE DEFICIÊNCIA – QUE DEIXA DE SER ATRIBUÍDA À PESSOA, E PASSA A SER VISTA COMO CONSEQUÊNCIA DA FALTA DE ACESSIBILIDADE QUE TODO A SOCIEDADE APRESENTA.

Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. IMPORTANTE: ESTA LEI TEVE COMO BASE A CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (ONU, 2007), EM CONFORMIDADE COM O ART. 5º DA NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.

Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 2º - Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. IMPORTANTE: PARA ESTA LEI, A AVALIAÇÃO DA DEFICIÊNCIA, QUANDO NECESSÁRIA, DEVERÁ SER BIOPSICOSSOCIAL, REALIZADA POR EQUIPE MULTIPROFISSIONAL E INTERDISCIPLINAR.

Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Habilitação, reabilitação e saúde: Reconhecimento da habilitação e reabilitação como um direito da pessoa com deficiência, com vistas a sua autonomia e participação social em igualdade de condições com as demais pessoas; Desenvolvimento de ações articuladas pelo SUS e SUAS que garantam à pessoa com deficiência e sua família a aquisição de informações, orientações e formas de acesso às diversas políticas públicas existentes, com a finalidade de propiciar plena participação social; Proibição de planos de saúde discriminarem a pessoa em razão de sua deficiência.

Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Educação: Proibição das escolas privadas cobrarem a mais de alunos com deficiência; Obrigação de conteúdos sobre práticas de educação inclusiva e deficiência nos cursos de ensino superior e educação profissional técnica e tecnológica; Garantia de acessibilidade às edificações, aos ambiente e às atividades realizadas na escola; Garantia de oferta de profissionais de apoio escolar.

Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Assistência Social: Assegura o acesso ao Benefício da Prestação Continuada (BPC); Possibilidade de utilização do FGTS para a compra de órteses e próteses; Os serviços, programas e projetos devem ter o objetivo de garantir a segurança de renda, da acolhida, e do desenvolvimento da autonomia e da convivência familiar e comunitária, para promoção do acesso a direitos e participação social; As ações devem envolver a Proteção Social Básica e a Proteção Social Especial, para garantir o enfrentamento de situações de vulnerabilidade e de risco, por fragilização de vínculos e ameaça ou violação de direitos.

Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S OUTROS AVANÇOS: Criação do Cadastro-Inclusão: funcionará nos moldes do Cadastro do Sistema Único de Saúde, reunindo informações das pessoas com deficiência, para facilitar a elaboração de políticas públicas; Proibição de práticas discriminatórias: qualquer prática que discrimine a pessoa com deficiência está proibida, além de estar sujeita a punição (detenção de 1 a 3 anos, e multa); Punição por abandono: abandonar a pessoa com deficiência em hospitais, casas de saúde e abrigos também é considerado crime, independente da idade de quem sofre o abandono.

Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) Av. Norte, s/n, Santo Amaro – Recife/PE Ao lado do Centro da Juventude TELEFONES: / CONTATOS SEAD