Camila Maia Valente Fábio Silva de Azevedo João Victor Fonseca Ribeiro Karlla Sebasthyanna Miranda Matias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Advertisements

SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Modelo Assistencial Brasileiro
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
CONASEMS -
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
O SUS não muda. O que muda no SUS?
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
A Gestão Pública da Saúde no Território e a Regulação do Território e a Regulação do Mercado de Atenção Mercado de Atenção Suplementar à Saúde.
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
SEMINÁRIO REDES INTERFEDERATIVAS DE SAÚDE
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal)
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
Participação da Comunidade na cogestão da saúde pública no Brasil
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior clareza da política.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
A Politica de Assistência Social
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
Seminário Descentralização das Políticas e Ações em Saúde: Impactos e desafios para o HIV/AIDS Fortaleza – CE Renilson Rehem Renilson Rehem.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Sistema Único de Saúde - SUS
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL Msc. Fernando Antonio.
ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA PROF. MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL.
O PLANO ESTADUAL DE SAUDE E O PACTO DE GESTÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
Ministério da Cultura.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
política e organizacional para o reordenamento dos serviços e
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk AS RELAÇÕES.
COORDENAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
COSEMS Mato Grosso do Sul 19 de Março de AVALIAÇÃO DO COAP 2013.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Da Descentralização da Gestão e Instâncias de Pactuação.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. Foz do Iguaçu – PR, 15 de Abril de 2015.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS 1º CONGRESSO REGIONAL DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE CENTRO-OESTE, SUDESTEE SUL LUCÉLIA.
Santa Rosa. Localização- Noroeste do RS a 500 KM de Porto Alegre – População de habitantes.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Transcrição da apresentação:

Camila Maia Valente Fábio Silva de Azevedo João Victor Fonseca Ribeiro Karlla Sebasthyanna Miranda Matias

 Implantação do SUS  Normas Operacionais  NOB-SUS 91, 93, 96  NOAS 01  Gestão do SUS

 Papel do município  Necessidade de reformas  Papel do gestor local  Municipalização

 Evitar decisões equivocadas  Tempo técnico e político  Planejamento  Consenso

 Indicar as formas de definição dos objetivos organizacionais  Formar uma equipe coesa em torno dos objetivos  Buscar apoio político necessário  Atenção à realidade dos sistemas locais de saúde

 Gestão da estrutura própria  Diagnóstico -> Conhecimento da realidade de saúde  Princípios: descentralização, autonomia e democratização  Áreas –meio -> áreas-fim  Conscientização do gestor

 Regulação da Rede de Serviços de Saúde  Rede pública, privada com fins lucrativos, filantrópica.  Modelo que dê conta do perfil epidemiológico da região.  Controle,avaliação, auditoria e realização de contratos e convênios.  Vigilância sanitária e epidemiológica

 Relações intersetoriais  Busca de aliados em outros órgãos  Relação e gestão intergovernamentais  Municipío: ente federado  Relação entre os três níveis de poder

 Desafio X Avanço  Reforma após a Constituição de 1988  Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado

 4 setores:  Núcleo Estratégico  Atividades Exclusivas  Serviços Não-exclusivos  Produção de Bens e Serviços para o Mercado  Ministério da Administração e Reforma do Estado

 Fortalecimento do município  Comissões Intergestoras Tripartites e Bipartites  Participação Social  Conselhos e Conferências de Saúde

 Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde  Cartão Nacional de Saúde

 Gestor local: papel importante para o êxito do funcionamento do SUS  Municipalização da saúde