Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIOQUÍMICA Gabriel Gouveia.
Advertisements

Constituintes básicos de uma célula - Biomoléculas
A Célula Biologia 10.
ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBUFEIRA Biologia e Geologia – 10º A.
QUÍMICA ORGÂNICA PROFª: LOURDES EUFRÁSIO. SURGIMENTO DA QUÍMICA ORGÂNICA Torbern Olof Bergman Química Orgânica é a química dos compostos existentes nos.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 5: Introdução aos materiais.
Professora Cláudia Bacchi 6C6C. Química Orgânica Química Orgânica é um ramo da química que estuda os compostos que contém carbono, chamados de compostos.
Aula III - Ligações Químicas Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 13 setembro de 2014.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
Departamento de Química e Bioquímica Química e Física dos Materiais II Ano lectivo 2011/2012.
CONSTITUIÇÃO QUÍMICA DOS SERES. COMPONENTES INORGÂNICOS ÁGUA E SAIS MINERAIS ÁGUA E SAIS MINERAIS COMPONENTES ORGÂNICOS CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS.
Aulas 9 e 10 Bio A Caderno 2 – página 151.   Carboidratos = açúcares  Responsáveis principalmente pelo fornecimento de energia para o funcionamento.
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
C I Ê N C I A S Nutrientes e Sistema Digestório Por que comer?
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS
BIOQUÍMICA CELULAR 1. TODA CÉLULA É COMPOSTA POR SUBSTÂNCIAS DIVERSAS. ESSES COMPONENTES QUÍMICOS PODEM SER DIVIDIVOS EM DOIS GRUPOS INORGÂNICOS CARBOIDRATOS.
Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Substâncias Puras & Misturas Professor: Américo Falcone.
Planeta terra A Terra como um sistema.
Módulo 3 A organização da célula Reconhecemos na célula três componentes fundamentais: membrana, citoplasma e núcleo.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Professor: Hélcio Marques Junior Biólogo Especialista em Docência Universitária Mestre em Ecologia e Produção Sustentável.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 2: massa atómica, massa molar.
MATERIAIS BASEADOS EM HIDRATOS DE CARBONO ( CELULOSE E GOMAS) Química e Física dos Materiais II Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Química e Bioquímica.
Alimentação, Ambiente e Sustentabilidade
ESTRUTURA, FUNÇÃO E EVOLUÇÃO DAS CÉLULAS
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos Continuação … 1.
Muitos biólogos tentaram definir o que é “VIDA”, embora nenhuma das definições obtidas até hoje foram satisfatórias. Contudo, apesar de não encontrarem.
O metabolismo e as substâncias químicas da célula
Misturando as coisas... Prof.: Silvio.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
ESCURECIMENTO NÃO-ENZIMÁTICO
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Fundamentos de ENGENHARIA GENÉTICA.
Insulina e Glicagina IST/FML Mestrado em Engenharia Biomédica
1 Integrantes: Daliana A. Oliveira Hans Braunnier Aguiar Silva Isabela Luíza Batista Leite Disciplina: Microbiologia Orientadora: Juliana Calábria.
Profa Michelle Rodrigues Ayres de Almeida
Instituto Superior Técnico Faculdade de Medicina de Lisboa 9 de Abril de 2008 Andreia Silva João Portela
Como se alimentam as plantas?
Ligação Covalente Curva de energia do H 2 Trabalho de: Rita Duarte.
Hidratos de carbono ( glúcidos, oses) Química dos Produtos Naturais 2012 Maria Eduarda M. Araújo
Obtenção de Matéria Seres Heterotróficos Continuação… 1.
SURGIMENTO DO SER VIVO. ABIOGÊNESE HIPÓTESE DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA ou ABIOGÊNESE “PRINCÍPIO ATIVO” ou “FORÇA VITAL”
CITOPLASMA: - Fica entre a membrana e o núcleo;
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
Como se alimentam as plantas?
SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na.
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE UNAÍ/MG CURSO DE ENFERMAGEM
Água.
Poliamida..  Histórico: A primeira poliamida foi sintetizada na DuPont, por um químico chamado Wallace Hume Carothers, em As poliamidas como o.
Professora Cláudia Bacchi
Diversidade na Biosfera A Célula 1. 2 Que há de comum entre um ser humano, um pássaro, uma flor, um bicho-da-seda, uma levedura, ou mesmo uma bactéria?
CLASSIFICAÇÃO DOS MICRORGANISMOS
PROTEÍNAS Componentes:João Lucas,Mateus Andrade,Rodrigo, Rafael, Rubens e Matheus.
Há muitos anos atrás surgiu a expressão COMPOSTOS ORGÂNICOS para indicar as substâncias produzidas por ORGANISMOS VIVOS Era a TEORIA DA FORÇA VITAL Há.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profa. Gardênia.
1 SISTEMÁTICA DIVERSIDADE DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO.
BIO-QUIMICA Aulas gratuitas da Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com MATÉRIA E MEDIDAS Dra. Rosilene Linhares Dutra.
Carboidratos Prof. Rafael Barbosa.
Compostos inorgânicos e orgânicos
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
Aminoácidos.
CARBOIDRATOS.
CARBOIDRATOS.
Transcrição da apresentação:

Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1

Composição química de uma bactéria 2

Biomoléculas 3 macromoléculas - Todos os seres vivos, logo, as suas células, são constituídos por moléculas orgânicas de grandes dimensões – macromoléculas. carbono, oxigénio hidrogénio - Estas são formadas por um número reduzido de elementos químicos, principalmente, carbono, oxigénio e hidrogénio. - As biomoléculas desempenham diferentes funções: estruturais, energéticas, enzimáticas, armazenamento e transferência de informação.

Sais Minerais sais minerais que se podem encontrar na forma: - Da constituição das células também fazem parte vários sais minerais que se podem encontrar na forma: Salina (ex.:carbonato de cálcio, fosfato de cálcio,etc.); Salina (ex.:carbonato de cálcio, fosfato de cálcio,etc.); Iónica (ex.:Ca2+, Cl-; Mg2+) Iónica (ex.:Ca2+, Cl-; Mg2+) - Embora presentes em menores quantidades, os sais minerais são igualmente importantes para as diferentes funções dos seres vivos. Têm uma função estrutural (ossos) ou reguladora(fazem parte de algumas enzimas). 4

ÁGUA é o composto mais importante nas células - A água é o composto mais importante nas células, podendo atingir entre 75 a 90% do total da sua massa. - Constitui o meio onde ocorrem todas as reacções celulares, intervindo em várias reacções químicas vitais. - Transporta as substâncias essenciais para a célula; remove os resíduos produzidos pela célula e regula a temperatura corporal (suor). 5

ÁGUA 6 -As propriedades da água residem no fato desta molécula, apesar de electronicamente neutra, apresentar polaridade(molécula polar ou dípolo eléctrico). - Esta polaridade permite a ligação entre as moléculas de água, e também entre estas moléculas e outras substâncias polares, através de pontes de hidrogénio.

ÁGUA 7 A polaridade contribui para o grande poder solvente da água, cujas moléculas são capazes de estabelecer ligações com diversos iões, formando compostos mais estáveis.

ÁGUA 8

Macromoléculas 9 - Existem quatro grandes tipos de macromoléculas nas células, os Glícidos, os Lípidos, os Prótidos e os Ácidos Nucleicos. - Todas são formadas por conjuntos (Polímeros) de unidades estruturais, respetivamente, monossacarídeos, ácidos gordos e glicerol, aminoácidos e nucleótidos.

Macromoléculas 10

Macromoléculas 11

Reacções Químicas Polimerização, condensação ou síntese : Polimerização, condensação ou síntese :  Dois ou mais monómeros ligam- se;  Formam-se moléculas de água;  Forma-se um Polímero 12

Reacções Químicas Despolimerização ou de Hidrólise: Despolimerização ou de Hidrólise:  Um polímero desdobra-se nos seus monómeros;  A ruptura do polímero é feita com ajuda da água. 13

GLÍCIDOS - Compostos ternários de hidrogénio, carbono e oxigénio. - Fórmula geral: Cm(H2O)n, (podendo m = n). - Hierarquia estrutural: o - monossacarídeos; o -oligossacarídeos; o -polissacarídeos. 14

Monossacarídeos - Monossacarídeos ou oses, são os glícidos mais simples, sendo a sua unidade estrutural; - Podem ser classificados atendendo ao nº de carbonos da molécula em trioses (3C); pentoses (5C)(Ribose, Desoxirribose); hexoses (6C) (Glicose, Frutose, Galactose). - Quando se encontram em solução aquosa, apresentam uma estrutura em anel de carbono. 15

Monossacarídeos 16

Outros Sacarídeos - A ligação que une os dois monossacarídeos denomina-se ligação glicosídica. - Dois monossacarídeos ligados formam um dissacarídeo. Se mais um monossacarídeo se ligar, formam um trissacarídeo e assim sucessivamente. - São oligossacarídeos as moléculas constituídas por 2 a 10 monossacarídeos unidos entre si. Se este número for superior, as moléculas denominam-se polissacarídeos. 17

Oligossacarídeos 18

Oligossacarídeos 19

Polissacarídeos 20 Grande parte dos polissacarídeos, como a celulose e a amilose, é formada por moléculas lineares; nalguns polissacarídeos, como o glicogénio e a amilopectina, as moléculas são ramificadas.

Polissacarídeos 21 Glicogénio

22 Funções dos Glícidos

LÍPIDOS 23 Grupo de moléculas muito heterogéneas, do qual fazem parte as gorduras (animais e vegetais ), ceras, esteróides, etc. Geralmente são compostos por O, H e C, mas também podem conter outros elementos, como S, N ou P.

Lípidos 24 A insolubilidade na água e a solubilidade em solventes orgânicos, como o benzeno, o éter e o clorofórmio, são características comuns. Apresentam estrutura e propriedades químicas diversas. Classificam-se em dois grandes grupos: lípidos de reserva e lípidos estruturais.

Lípidos de Reserva 25 Alguns lípidos de reserva possuem dois componentes fundamentais: Ácidos gordos e glicerol.

Ácidos Gordos 26 Os ácidos gordos são formados por uma cadeia linear de átomos de carbono ( R ), com um grupo terminal carboxilo ( COOH ) Os ácidos gordos que possuem átomos de carbono ligados entre si por ligações duplas ou triplas, dizem-se insaturados. Nos ácidos gordos saturados, todos os átomos de carbono estão ligados entre si por ligações simples.

Ácidos Gordos 27 Insaturados Saturados

Glicerol 28 O glicerol ou glicerina, é um álcool que contém três grupos hidroxilo (OH), capazes de estabelecer ligações covalentes com os átomos de carbono dos grupos carboxilo dos ácidos gordos. Esta ligação denomina-se ligação éster e conforme se estabelece com o glicerol e um, dois ou três ácidos gordos, assim se formam um monoglicerídeo, um diglicerídeo ou um triglicerídeo.

Glicerídeos 29 Três ácidos gordos

Fosfolípidos – Lípidos estruturais 30 Moléculas anfipáticas

Fosfolípidos – em meio aquoso 31

Funções dos Lípidos 32