De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Matemática para todos Educação Básica
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Escola do Comportamento Humano
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
Interação com os Alunos
Aprender ao Longo da Vida
O Cenário Virtual.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Essa é minha escola.
Informática na Educação
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
educação NA ERA DIGITAL
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Marco Doutrinal e Marco Operativo
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
Trabalhando com Grupos
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
O aluno elaborando conceitos
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Sequência Pedagógica da Dança
Laboratório de Aprendizagem
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
Situação de Aprendizagem
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Cristiane Jonas Francisconi
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Atividade complementar 04
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Desenvolvimento Interpessoal
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
PERSONALIDADE: por que estudar?
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Aprendizagem da matemática
A escola como agente de socialização
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

De Onde Vem A

O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo; capacidade de criar coisas novas; espírito inventivo: criatividade artística.” Mas, hoje em dia, o que é novo? Será que todas as novidades podem ser consideradas obras da criatividade?

O homem está sempre criando e inovando, levando em conta o contexto social, histórico e cultural que influencia a sua capacidade inventiva. Deste modo, podemos concluir que a criatividade é um processo que resulta na interseção de vários fatores, tais como, as experiências pessoais do indivíduo, o domínio da cultura e a sociedade que o cerca. Essa atividade também engloba vários processos psicológicos, como a percepção dos aspectos da realidade, a memória e a materialização dos objetos da imaginação.

Hoje, com toda a tecnologia, o homem tem mais tempo para ser criativo e, também, mais espaço e liberdade de expressão, e tal criatividade é cada vez mais requisitada no dia a dia; seja em casa ou no trabalho, se busca de todas as maneiras novas formas de agir, de pensar e de atuar. A necessidade de criação é encontrada na escola, no ambiente familiar, nas relações sociais, na vida.

Mas, na sociedade atual, com todos os avanços tecnológicos e culturais, onde quase tudo já foi criado, como produzir coisas novas? Como ser criativo? A verdade é que, não há uma resposta correta para essa questão, pois a criatividade é algo pessoal e varia de um indivíduo para o outro. Na minha opinião, ser criativo é fazer uso do diferente, o impensável e transforma-lo em algo concreto e perceptível aos sentidos do ser humano. É da nossa natureza negar o estranho, e muitas vezes, bloqueá-lo; a criatividade surge quando olhamos com outros olhos, de outra maneira, e aceitamos aquilo que não nos é comum e o tornamos aceitável e possível de ser compreendido.

5 dicas para criatividade em sala de aula Todos nós sabemos que a competição é uma característica inerente ao ser humano. Desde a infância, na escola, em casa ou com os amigos, precisamos ser os melhores. No ambiente de trabalho não é diferente: buscamos o melhor desempenho. Está sempre presente uma cobrança velada para que sejamos "perfeitos", pois somente assim seremos reconhecidos. No mundo do esporte, o exemplo é ainda mais presente, pois o atleta que fez o impossível para atingir o seu objetivo é aquele que consegue o retorno, com seus momentos de glória. A experiência tem demonstrado que a busca pela informação deve ser sempre motivada, desde cedo, para que o senso de pesquisa seja internalizado e a obtenção dos dados seja como um esforço desprendido. Sem perder de vista a qualidade de ensino e a adequação de conteúdos à realidade em permanente evolução, o educador precisa buscar novas alternativas, incluindo atrativos capazes de motivar o educando.

Fazendo uma analogia com esses fatos, verifica-se que, via de regra, as pessoas estão constantemente apostando em suas ações, objetivam um retorno e buscam a motivação para seguir em frente. Baseada nesse sentimento, acredito que o professor que adota em sua metodologia um instrumento criativo para desenvolver os seus conteúdos estará criando, automaticamente, um agente motivador que fará com que a aprendizagem seja conduzida e encarada como uma meta a ser conquistada na busca de um prêmio, o aprendizado. Anote as seguintes dicas, faça as devidas adaptações à sua realidade e procure colocá-las em prática: Use jogos educativos e atividades lúdicas em suas aulas. Aproveite todo o ambiente escolar. Busque auxílio nos meios de comunicação. Valorize a opinião dos seus alunos. Solicite uma avaliação das suas aulas aos seus alunos.