Ativação, ansiedade e estresse

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Advertisements

NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo
TEORIA COMPORTAMENTAL
Questões básicas: o problema e o contato com o paciente
ESTRESSE.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
2. EU Objectivo Geral - Caracterizar a mente como um conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos. Mente A vida psíquica é intencional.
AULA: Estresse e Enfrentamento (Coping).
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
Ergonomia e as Atividades Físicas e Cognitivas do Trabalho
ESTRESSE.
Escola Secundária de Gama Barros Ano lectivo 2008/2009 Alunas: Ana Catarina Araújo Ana Rita Caetano Ana Rita Mixão Joana Brito 12ºCT1 Alunas: Ana Catarina.
AS EMOÇÕES.
PERSONALIDADE E TRABALHO
STRESS.
Por: Esaú Alencar Tavares Graduando em Ciência da Computação (UFPB)
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
ESTRESSE É a reação do corpo diante da sensação de ameaça ou euforia, desencadeando uma descarga muito alta de adrenalina.
PSICOPATOLOGIA A psicopatologia é o ramo da psicologia que se ocupa dos fenômenos psíquicos patológicos da personalidade desajustada.
ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
Funções Mentais Superiores
PERSONALIDADE E TRABALHO
PERSONALIDADE E TRABALHO
PERSONALIDADE E TRABALHO
“Travar a expressão de uma emoção é tão difícil como evitar um espirro” António Damásio.
Teorias da motivação para a realização
CIPA SETA LAGOAS TRABALHO APRESENTADO PELA DRA WALNEIA.
O Sistema Límbico O encéfalo e as emoções.
Depressão e Estresse: identificando e aprendendo a conviver
Atividade Física x Stresse : o matador silencioso
FALANDO SOBRE O ESTRESSE Palestrante Ana Maria Prandini Tan
Emoções Psicologia, 12º ano.
O esporte e a saúde psicológica Prof. Dr. Dante De Rose Junior EEFEUSP - Depto. De Esporte.
Capítulo 13 Estresse, conflito e negociação
AS EMOÇÕES.
Cognitivo-Comportamental
Significados básicos das Modalidades em Rorschach
EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 2 – Afeto e Cognição
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
Concurso SES-DF: Psicólogo
PÂNICO Prof. Ms. Antonio Maia Olsen do Vale UFC/Sobral - Psicologia.
Transtornos de Ansiedade
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
MEDITAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS
Saúde direito universal
STRESS E TRABALHO.
Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Ceará
Burnout.
Principais Mecanismos de Defesa
A PSICOLOGIA DAS LESÕES DESPORTIVAS: IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA GRUPO 6.
CAPITULO 7.
SEGUNDO SUAS PRÓPRIAS QUEIXAS
SAÚDE METAL E TRABALHO.
Modelos da prática Psiquiátrica e de Saúde Mental
Psicopatologia.
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Ao “finalizar” esta Unidade, você deverá ser capaz de:
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
PERSONALIDADE: por que estudar?
Caracterização do Paciente Neurológico
ESTRESSE Etienne Grandjean. ESTRESSE O que é estresse? Estresse é a reação do organismo a uma situação ameaçadora. Os estressores ( ou agentes estressantes)
TRANSTORNOS AFETIVOS Alterações na regulação do humor, comportamento e afeto que vão além das flutuações normais que muitas pessoas apresentam.
Estresse Alunos do Curso de Psicologia Centro Universitário UNA
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Transcrição da apresentação:

Ativação, ansiedade e estresse

Ativação Definição: é uma preparação fisiológica e psicológica geral, variando em um continuum de sono profundo a uma intensa agitação.

Ativação Definição 2: é uma mistura de atividades fisiológicas e psicológica em uma pessoa e refere-se às dimensões de intensidade de motivação em um determinado momento.

Ativação A ativação não está automaticamente associada a eventos agradáveis ou desagradáveis: - Euforia: Ao saber que ganhou 3 milhões na Megasena, você ficará altamente ativado, eufórico. - Ansiedade: a possibilidade de ser condenado e expulso da PM, deixará o réu extremamente agitado.

Ansiedade Definição: é um estado emocional negativo, caracterizado por nervosismo, preocupação e apreensão, associado à ativição ou agitação do corpo.

Ansiedade É a somatória de aspectos de pensamento e físicos: - Ansiedade cognitiva: expectativa de um resultado ruim, com ideação negativa; - Ansiedade somática: é o grau de ativação física percebida.

Ansiedade - estado É um estado emocional temporário, em constante variação, com sentimentos de apreensão e tensão conscientemente percebidos, associados com a ativação do sistema nervoso autônomo. Ex: Antes do jogo, atleta está levemente ansioso. Ao bater um penalti, sua ansiedade aumenta.

Ansiedade – traço: É uma tendência comportamental de perceber como ameaçadoras circunstâncias objetivamente não perigosas, e de responder a elas com ansiedade- estado desproporcional.

Ansiedade – traço: As pessoas com um elevado traço de ansiedade geralmente têm mais estados de ansiedade em situações de avaliação, e em situações altamente competitivas do que as pessoas com um traço de ansiedade mais baixo.

Relação entre ansiedade–traço e ansiedade–estado: Pesquisas mostram: quem obtêm escores altos nas medidas de ansiedade-traço também experimentam mais ansiedade-estado em situações de avaliação e altamente competitivas

Relação entre ansiedade–traço e ansiedade–estado: Porém, repetidas experiências em uma determinada situação podem fazer o indivíduo não perceber uma ameaça e a elevada ansiedade–estado correspondente.

Relação entre ansiedade–traço e ansiedade–estado: Pessoas podem usar técnicas e controle da ansiedade.

Relação entre ansiedade–traço e ansiedade–estado: Conhecer o nível de ansiedade – traço é útil para prever como ela reagirá à competição, à avaliação e às condições ameaçadoras.

Estresse: Definição: é a acumulação de pressões normais e anormais do dia-a-dia que testam a capacidade do indivíduo de conviver com ela. A tensão é uma ação acoplada do corpo e da mente envolvendo a avaliação de uma ameaça e um ajuste imediato de resposta.

Estresse: O mecanismo de disparo da tensão é a percepção individual da ameaça, não um acontecimento. A percepção é modificada pelo temperamento e pela experiência.

Estresse: Cada um responde às ameaças externas a seu modo, dependendo do nível anterior de agitação e habilidade de adaptação. Um estado de estresse adequado ajuda o indivíduo a se adaptar. No entanto, uma situação de estresse inadequado não tem propósito útil e pode levar a uma doença.

Estresse: São considerados agentes do estresse: divórcio, morte de pessoa amada, perda de posses pessoais, doença, etc. Mas os verdadeiros agentes são o medo do divórcio, o medo da perda de posses pessoais, o medo de contrair doenças. Mesmo a própria morte iminente não é tão ameaçadora como o medo de morrer.

Estresse: Assim, quanto maior a ansiedade, a insegurança, a fragilidade na personalidade, a paranóia,a falta de recursos de inteligência cognitiva e emocional para gerenciar os conflitos e pressões do dia-a-dia, maior a propensão ao estresse.

Estresse: Sinais e sintomas físicos e emocionais que surgem imediatamente após evento percebido como tensionante: - taquicardia; - sudorese; - tensão muscular; -ansiedade; - acidez estomacal; - alteração perceptiva (positiva ou negativa); - confusão mental e emocional.

Estresse: Sinais e sintomas físicos e emocionais que se manifestam com a permanência da tensão: - Insônia; - falta de apetite; - irritabilidade; - gastrite; - dores musculares; - deficiência imunológica.

Estresse: Sinais e sintomas físicos e emocionais que se instalam quando a tensão permanece por longo tempo: - agressividade; - esgotamento; - depressão; - doenças oportunistas: gripes, inflamações; - aumento no colesterol; - problemas cardíacos; - queda de cabelos; - envelhecimento precoce.

Estresse: Profissões mais estressantes na inglaterra, segundo pesquisa do Instituto de Ciências e Tecnologia da Universidade Manchester: 1ª- Mineiro: 8,3; 2ª- Policial: 7,7; 3ª- Guarda penitenciário: 7,5; 4ª- Piloto de avião: 7,5; 5ª- Jornalista: 7,5; 6ª- Publicitário: 7,3; 7ª- Dentista: 7,3; 8ª- Médico: 6,8. (Revista VEJA, 09AGO95)