Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
IDG (indicadores de desempenho gerencial)  Informações relativas a todos os esforços de gestão da empresa,  Esforços com influência positiva (redução.
SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO NO ESTADO DO PARÁ.
Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - PLANAPO BRASIL AGROECOLÓGICO Cássio Trovatto Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica.
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
Identidade Digital do Governo Federal. Direcionamentos Barra de Governo Redes Sociais Portal Padrão Instrução Normativa.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
Lei de Cotas Lei nº 8.213/91 Adriana Barufaldi SENAI –DN 2013.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
Educação Ambiental André Simões Pires Filipe Evangelista Luana Morais da Rosa Pedro Aritana Ochoa Ricardo Franchini Disciplina Psicologia da Educação I-A.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
SISCOSERV SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS E OUTRAS OPERAÇÕES QUE PRODUZAM VARIAÇÕES NO PATRIMÔNIO BRASÍLIA, 10 DE SETEMBRO.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Minicurso Inclusão Socioeconômica Paula Montagner Abril 2015.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Papel do cooperativismo no desenvolvimento local/regional.
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
Tema.: Pequena e Média Propriedade Bovinocultura de Corte no Estado de Mato Grosso ARNO SCHNEIDER Pecuarista no Município de Santo Antônio do Leverger-MT.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
A Regulamentação da Lei /2010 Florianópolis, 15 de Outubro de 2010.
GESTÃO DO PAIF.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
CALENDÁRIO DE PEDIDOS DE TURMA – Compatibilização com o SiSU
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Capitalista Socialista Misto
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
BEM – VINDOS AO CUCA. O que é o Cuca? O Curso Unificado Campus de Araraquara( CUCA) surge em 1994, como Programa de Extensão Universitária, para atender.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal 10 de março de 2016 “PLS n° 672, de 2015, PLS n° 675, de 2015 e PLS n° 738, de 2015” Requerimento.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
PROFª.MS.ELAYNE MIKELY LIMA RAMOS DE ARAÚJO. MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL- UFRPE; GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS-ECONOMIA RURAL-UFRPE;
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
INVENTANDO E REINVENTANDO AS ORGANIZAÇÕES
Serviço de Inspeção Municipal Municípios que instituíram por Lei o SIM.
Silvia M. Shinkai de Oliveira Diretora Presidente do DAEP Vera Lucia Nogueira Diretora Administrativa e Financeira do DAEP A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO.
Psicologia aplicada ao trabalho
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
Aula 7 NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Atualidades - Prof. Savio Gonçalves.
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
O HISTÓRICO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR NO BRASIL. “O hospital é parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar.
Helder Lara Ferreira Filho Analista Financeiro/UCP 12ª Reunião – Campo Grande/MS Junho de 2016 PNAFM II A importância da avaliação de sua efetividade para.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
FACULDADE de MEDICINA ITAJUBÁ M.G Organização e Administração de Serviços de Saúde O. A. S. S Luiz Marcos Ribeiro.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Um novo paradigma para o Desenvolvimento rural : PNATER.
1. 2 METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL MÉTODOS 1º Momento Conhecimento da realidade 2º Momento Organização da ação e gestão social 3º Momento Execução da.
A Integração das Ações para Controle do Tabaco Clayton Hillig DEAER/CCR/UFSM
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária

Extensão Rural No contexto da Medicina Veterinária

A Extensão Rural Extensão Rural Serviço de educação não formal de caráter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais (ASBRAER).

A Assistência Técnica Assistência Técnica “assistência técnica é um trabalho de orientação aos agricultores de maneira mais pontual, visando principalmente a resolução de problemas relacionados com a produção”.

Medicina Veterinária – o profissional Características O médico veterinário é um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades em relação às atividades inerentes ao exercício profissional.

Medicina Veterinária – o profissional Responsabilidades Promoção da saúde e bem estar animal; saúde pública; SEGURANÇA ALIMENTAR (produção, transformação e consumo de alimentos de origem animal).

Medicina Veterinária – o profissional Liderança O Consórcio Norte-Americano de Educação em Medicina Veterinária (NAVMEC) coloca o MV como líder influente em assuntos relacionados aos animais, humanos e SAÚDE DOS ECOSSISTEMAS (tratamento de dejetos da produção animal, industrial e dos domicílios).

Medicina Veterinária e Extensão Rural Ações inerentes - Capacitar a população rural dentro do contexto da Medicina Veterinária; - Acompanhar a criação e a exploração econômica de animais; - Planejar e administrar propriedades rurais compondo equipes multidisciplinares; - Orientar sobre questões de saúde pública: as zoonoses, os impactos provocados pelo uso de defensivos nas pastagens, os resíduos dos antibióticos;

Medicina Veterinária e Extensão Rural Ações inerentes - Ofertar tecnologias, na maioria das vezes com acessibilidade apenas para médios e grandes produtores; - Acompanhar o funcionamento de agroindústria, que vai desde o transporte da matéria-prima até a comercialização.