HIDROVIAS RS FÓRUM DEMOCRÁTICO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
BRASIL E LOGÍSTICA E INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES BRASIL E LOGÍSTICA E INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES LOGÍSTICA E A SOBREVIVÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES LOGÍSTICA E A SOBREVIVÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES LOGÍSTICA E O CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS LOGÍSTICA E O CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS HIDROVIAS RS
MODAL RODOVIÁRIO – MAIS CARO MODAL RODOVIÁRIO – MAIS CARO MODAL AQUAVIÁRIO – MAIS BARATO MODAL AQUAVIÁRIO – MAIS BARATO 90% DAS MERCADORIAS NEGOCIADAS NO MUNDO SÃO TRANSPORTADAS POR NAVIOS 90% DAS MERCADORIAS NEGOCIADAS NO MUNDO SÃO TRANSPORTADAS POR NAVIOS UNITIZAÇÃO DE CARGAS EM CONTÊINERES FOI UMA REVOLUÇÃO NA LOGÍSTICA DE TRANSPORTES UNITIZAÇÃO DE CARGAS EM CONTÊINERES FOI UMA REVOLUÇÃO NA LOGÍSTICA DE TRANSPORTES
PIB RS – R$ bilhões (6,72%/BR) PIB RS – R$ bilhões (6,72%/BR) PIB SC – R$ bilhões (3,97%/BR) PIB SC – R$ bilhões (3,97%/BR) RS – RIO GRANDE RS – RIO GRANDE SC – SÃO FRANCISCO, IMBITUBA, ITAJAÍ E NAVEGANTES SC – SÃO FRANCISCO, IMBITUBA, ITAJAÍ E NAVEGANTES HIDROVIAS RS
POTENCIALIDADES
POTENCIALIDADES HIDROVIA É UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA O TRANSPORTE DE CARGAS POR GARANTIR CUSTO COMPETITIVO, SEGURANÇA E AGILIDADE HIDROVIA É UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA O TRANSPORTE DE CARGAS POR GARANTIR CUSTO COMPETITIVO, SEGURANÇA E AGILIDADE COMPLEXO MADEREIRO COMPLEXO MADEREIRO COMPLEXO SIDERÚRGICO COMPLEXO SIDERÚRGICO COMPLEXO FUMAGEIRO COMPLEXO FUMAGEIRO COMPLEXO PETROQUÍMICO COMPLEXO PETROQUÍMICO COMPLEXO COUREIRO CALÇADISTA COMPLEXO COUREIRO CALÇADISTA COMPLEXO METAL-MECÂNICO COMPLEXO METAL-MECÂNICO COMPLEXO AUTOMOTIVO COMPLEXO AUTOMOTIVO GRÃOS E VEGETAIS GRÃOS E VEGETAIS
CRIAÇÃO DE 2 SUPERINTENDÊNCIAS (1998) CRIAÇÃO DE 2 SUPERINTENDÊNCIAS (1998) NÃO REALIZAÇÃO DE ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA PARA O APROFUNDAMENTO DOS CANAIS DA LAGOA DOS PATOS NÃO REALIZAÇÃO DE ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA PARA O APROFUNDAMENTO DOS CANAIS DA LAGOA DOS PATOS HIDROVIAS RS
MODERNIZAR A GESTÃO DOS PORTOS GAÚCHOS MODERNIZAR A GESTÃO DOS PORTOS GAÚCHOS DEFINIR UMA POLÍTICA ESTRATÉGICA DE TRANSPORTES E CRIAR UM CORREDOR MULTIMODAL OTIMIZANDO A LOGÍSTICA DE TRANSPORTES DEFINIR UMA POLÍTICA ESTRATÉGICA DE TRANSPORTES E CRIAR UM CORREDOR MULTIMODAL OTIMIZANDO A LOGÍSTICA DE TRANSPORTES BENEFÍCIOS: BENEFÍCIOS: AUMENTAR A CAPACIDADE PARA O TRANSPORTE DE CARGAS AUMENTAR A CAPACIDADE PARA O TRANSPORTE DE CARGAS MINIMIZAR OS CUSTOS DOS TRANSPORTES NO MERCADO INTERNO MINIMIZAR OS CUSTOS DOS TRANSPORTES NO MERCADO INTERNO PROPORCIONAR O ACESSO MAIS BARATO AOS PORTOS E AO MERCADO EXTERNO PROPORCIONAR O ACESSO MAIS BARATO AOS PORTOS E AO MERCADO EXTERNO HIDROVIAS RS
APROFUNDAR OS CANAIS DE ACESSO AOS PORTOS DE PELOTAS E PORTO ALEGRE PARA 19’ OU 21’ (REALIZAR ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA) APROFUNDAR OS CANAIS DE ACESSO AOS PORTOS DE PELOTAS E PORTO ALEGRE PARA 19’ OU 21’ (REALIZAR ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA) RECUPERAR A SINALIZAÇÃO NÁUTICA DEVOLVENDO SEGURANÇA À NAVEGAÇÃO E VIABILIZANDO A NAVEGAÇÃO NOTURNA RECUPERAR A SINALIZAÇÃO NÁUTICA DEVOLVENDO SEGURANÇA À NAVEGAÇÃO E VIABILIZANDO A NAVEGAÇÃO NOTURNA RECUPERAR A INFRA-ESTRUTURA TERRESTRE DOS PORTOS LOCALIZADOS NAS HIDROVIAS (EQUIPAMENTOS E ARMAZÉNS) RECUPERAR A INFRA-ESTRUTURA TERRESTRE DOS PORTOS LOCALIZADOS NAS HIDROVIAS (EQUIPAMENTOS E ARMAZÉNS) HIDROVIAS RS
André Luís Silva Pinto Vice-Presidente Sindicato dos Conferentes dos Portos Fluviais do RS MUITO OBRIGADO!