ERGONOMIA É o estudo da adaptação das

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
Advertisements

UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
Arranjo Físico e Fluxo. Introdução O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação; Definir.
Frederick Winslow Taylor ( ) – EUA De origem de família enriquecida pelo comércio com a Índia. Estudou em Harvard, abandona os estudos para trabalhar.
Este material é para uso somente em sala de aula. Nenhuma parte deste documento deve ser distribuída, citada ou copiada.. Taquara, 14 de outubro de 2015.
O QUE É TRABALHO???? Prof. Ildo Vilarinho – Filosofia – segundo ano Referência bibliográfica: Fundamentos da Filosofia Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes.
Revolução Industrial História da Revolução Industrial, pioneirismo inglês, invenções de máquinas, passagem da manufatura para a maquinofatura, a vida.
Desenho teórico da pesquisa
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Administração de operações
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL O processo que revolucionou a economia e o mundo.
Uma breve história do turismo Profa. Dra. Karina Toledo Solha 1/6/2016.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
História da administração. A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que.
Metáfora 1 Imagens da Organização Cap. 2 As organizações como máquinas Gestão Ambiental Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
COMUNICAÇÕES EM REDE E CONVERGÊNCIA: VISÃO DO SECTOR POSTAL ANGOLANO Maria Luisa Alves Andrade Presidente do Conselho.
Ética e Cidadania Prof. Vonei Cene Ética e Civilização: na sociedade tecnológica! Aula 2.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Aula 02: Design das Posições Individuais
Alexandre José Exposto Fisioterapeuta Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Acupuntura Pós-Graduação em Neonatologia, Ortopedia.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Na Segunda Metade do Século XIX
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Sobre as relações Ciência e sociedade Ciência e cultura
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Revisão 2º ano. Composição étnica brasileira Brasil - uma nação muito miscigenada Raiz essencial da composição étnica brasileira modelada por: índios,
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
UEMS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Professora: Msc.:Marta Sulema M.González Biolchi.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
Fazer parte de um processo de conscientização da Qualidade de Vida no Trabalho, promover o bem estar físico, mental e social, resultando em benefícios.
1 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Profª. Graziela Fátima Pereira CRA/MG
Acompanhamento da Implantação de Vinhedo de Origem Européia na Região de Braço do Norte (ART 170 Pesquisa) Ciências Agrárias Lucas Vendramini, Gilmar Pezzopane.
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Fundamentos da Administração
OS 8 S – OITO SENSOS DA QUALIDADE
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
O que é Produção? A Produção no dia-a-dia: - Estudos; - Tomar banho; - Alimentar-se; - Trabalhar; - Etc.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Teoria Geral de Administração Introdução Abordagem prática.
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
ERGONOMIA Prof.: BLAKE CHARLES DINIZ MARQUES NR 17 – ASPECTOS GERAIS.
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

ERGONOMIA É o estudo da adaptação das condições de trabalho as características Psicofisiológicas do Ser Humano Prof.: Neri dos Santos,

ERGONOMIA Ergonomia é baseado num conjunto de ciências e tecnologias, procura o ajuste mútuo entre o Ser Humano e o seu ambiente de trabalho de forma confortável e produtiva, basicamente procurando adaptar o trabalho às pessoas. Dr. Hudson Araújo Couto

Histórico do mundo do trabalho Época 1 – Antes de 1750 – o trabalho era obtido essencialmente através da energia física do ser humano ou da tração animal; dominava-se a energia do fogo, mas nenhuma outra forma de energia era aproveitada de forma a facilitar os meios de produção.

Histórico do mundo do trabalho Época 2 – Revolução Industrial – desencadeada pela invenção da máquina de vapor de James Watt, em 1780, passou-se a utilizar a energia do vapor para uma série de invenções. Máquina foram criadas, deu-se a origem às fábricas. Houve intenso movimento migratório dos trabalhadores do campo para as grandes cidades, passando a viver em favelas e em condições sub-humanas.

Histórico do mundo do trabalho O número excessivo de horas de trabalho e as péssimas condições para o trabalho eram a regra. Acidentes do trabalho eram freqüentes. Os salários eram baixíssimos, Primeira metade do século XIX, ocorreu uma tensão insuportável em diversos países da Europa, onde a Revolução Industrial começou. A segunda metade do século XIX foi marcada por reformas sociais importantes que refletiram em menor tensão social

Histórico do mundo do trabalho Época 3 – Segunda Revolução Industrial – teve sua origem nos primórdios da Administração Científica, ao início do século XX, em que 3 nomes se destacam: Fayol, Taylor e Ford. Fayol estabeleceu as regras da hierarquia, Taylor e Ford estabeleceram as regras de funcionamento do chão de fábrica e da organização do trabalho. O resultado dessa época foi um aumento significativo da produtividade nas empresas.

Histórico do mundo do trabalho Época 4 – Reestruturação Produtiva de 1973 até os dias de hoje, 4 saltos significativos na produtividade ocorreram, são eles: Mudança da base tecnológicas (robótica, automação, sistemas de controle informatizados) Mudança na relação de trabalho Redução gradativa do núcleo de trabalhadores, terceirização, trabalho de autônomos, cooperativas

Histórico do mundo do trabalho Mudança na organização do trabalho Aparecimento de células auto gerenciáveis, grupos semi-autônomos e outras formas de organização de trabalho Novas forma de gerenciamento Just-in-time, TQC, Reengenharia, benchmarking

Onde, quando e por quê surgiu a Ergonomia Apareceu em 1950, nos países industrialmente desenvolvidos Os 4 princípios básicos instituídos por Taylor eram: Análise racional do trabalho e instituição da técnica correta de trabalho Consistia na análise de movimentos, cronometragem dos mesmos e organização da única forma correta de executar o trabalho, contemplando basicamente a alta produtividade (Taylor previa um tempo adequado para a recuperação da integridade dos tecidos)

Onde, quando e por quê surgiu a Ergonomia Autoridade técnica do engenheiro industrial para fazer a Análise do trabalho para Taylor, a análise teria que ser feita por alguém com preparo específico nessa área, com habilitação para tal e que seria o Engenheiro de tempos e métodos Adaptação do homem ao trabalho Se houvesse uma tarefa de alta exigência de força física, deveria ser selecionada uma pessoa forte; no caso de uma tarefa no alto, uma pessoa alta; uma tarefa embaixo, uma pessoa baixa e para atividades de alta precisão de movimento uma pessoa dotada de alta habilidade

Onde, quando e por quê surgiu a Ergonomia Pagamento diferenciado de produção Assim deve-se-ia contemplar com um melhor salário pessoas de produtividade maior. A aplicação desses princípios resultam em grandes ganhos de produtividade. Henry Ford e o modelo de organização do trabalho Organização do trabalho em linha de Montagem Com a eliminação do tempo de deslocamento do trabalhador até a peça

Onde, quando e por quê surgiu a Ergonomia Ritmo do trabalho determinado pela velocidade da esteira Com o estabelecimento de um compasso, com a possibilidade de previsão de número de peças a serem produzidas na unidade tempo. Trabalhador fixo em determinada posição Com o aperfeiçoamento dos movimentos, reduzindo-se o tempo de aprendizado e possibilitando o desenvolvimento de padrões de motricidade automática, de alta precisão e rapidez Produção de grandes volumes Com a conseqüente redução de preço dos produtos e vantagem competitiva da empresa perante o consumidor

POR QUE ERGONOMIA? “Uma boa Ergonomia é uma boa Economia” Hal W. Hendrich

PREOCUPAÇÕES DA EMPRESA QUALIDADE SEGURANÇA PRODUÇÃO ERGONOMIA MEIO AMBIENTE

GANHOS COM ERGONOMIA Redução de Acidentes/lesões/Queixas Redução no Absenteísmo Redução Custo de Treinamento Redução tempo de resposta por empregado

GANHOS COM ERGONOMIA Redução no nível de requisitos de habilidades e destreza Redução no tempo de manutenção Ausência no contigente de funcionário afastado por LER/DORT

GANHOS COM ERGONOMIA Redução no número de funcionários com restrição Outros: Imagem da Empresa, Ações Trabalhistas Respeito ao Ser Humano

MOTIVOS PARA SE INVESTIR EM ERGONOMIA Porque qualquer problema ergonômico mais cedo ou mais tarde terá que ser resolvido Porque o custo de não se fazer supera o custo de de se fazer Investimento1U$ em Ergonomia, terá retorno de 6,29 U$. Porque a Ergonomia está relacionada diretamente com a Qualidade de Vida no Trabalho