Econometric Analysis in FTC v. Staples Baker, J. B. (1999) Discentes: Leandro Gilio Marina R. Siqueira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIRETRIZES CONSENSO CONFORMIDADE
Advertisements

BENCHMARKING.
ETAPAS DE ESTUDO EM P.O. Definição e Formulação do Problema
The Relation between Price and Marginal Cost in U.S. Industry Robert E. Hall The Journal of Political Economy, Vol. 96, Nº 5 (Oct., 1988), Apresentação:
Repensando a Logística
Administração Estratégica
O Modelo de Oligopólio de J. Bain
Internacionalização de Empresas (Eco 02049)
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Análise Econômica do Direito – AED (Law and Economics)
ANÁLISE DE MODOS DE FALHAS E EFEITOS (AMFE)
O pós-evento: Conforme aponta a nomenclatura, momento que se inicia logo após a realização do evento programado; De imediato inicia-se a desmontagem de.
Marketing Capítulo 2 Análise Ambiental
Planejamento do gerenciamento de riscos
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Ambiente.
MASP - Metodologia de Análise e Solução de Problemas
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Logística Empresarial Unidade 2
Fusões e Aquisições no setor elétrico: Lições da União Européia
Organização Industrial
Cultura de Inovação.
UMA FORMA DE REGULAÇÃO Direito da Concorrência como forma de regulação de riscos; Direito da Concorrência como forma de regulação de riscos; Intervenção.
Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber.
Perguntas: 1 - Cliente mais bem informado e exigente é um fator que leva as empresas a repensar sobre como operam os elementos da cadeia logística? 2 -
FMEA 3ª Edição Análise do Modo e Efeito de Falha Potencial ou
Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Análise de Fusões Várias fontes. Em um mundo ideal… Saberíamos: O índice de Lerner (firmas homogêneas)
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
Monopólio.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Regulação e Antitruste
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Seminário Avançado - Eletiva A
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Empreendedorismo Prof. Carlos Rodella.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
MATRIZ BCG.
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Plano de Negócios Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Logística Empresarial
Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing Global
Determinantes das estruturas
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
Jorge Fagundes I Seminário PUC-IBRAC Objetivo da Política de Defesa da Concorrência:  Excedente.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Mudança no Regime Fiscal: Proposta para discussão Bernard Appy dezembro de 2013.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico
JOGOS DE EMPRESA 1 PROFESSOR DR. RENATO VAZ. OBJETIVOS 1. Treinamento: desenvolver nos participantes a habilidade de tomar decisões através do exercício.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.
TEORIA DA ORGANIZAÇAO INDUSTRIAL Fundamentada em questões de política publica (nasceu em Harvard na década de 30) Fundamentada em questões de política.
O FUTURO DO SETOR BRASILEIRO DE REFRIGERANTES Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Câmara dos Deputados AUDIÊNCIA PÚBLICA: Audiência.
Plano de produção ou plano operacional
Transcrição da apresentação:

Econometric Analysis in FTC v. Staples Baker, J. B. (1999) Discentes: Leandro Gilio Marina R. Siqueira

Índice  1. Contexto  2. Importância do Caso  3. Análise Econométrica  4. Considerações finais  5. Repercussão do Caso

Índice  1. Contexto  2. Importância do Caso  3. Análise Econométrica  4. Considerações finais  5. Repercussão do Caso

Contexto  Autor: Jonathan B. Baker  diretor no Bureau of Economics - Federal Trade Commission (FTC);  Staples (ST) e Office Depot (OD):  Entram com pedido de fusão no FTC em 1997  Duas das três maiores redes de lojas de materiais de escritório dos EUA;  Ação pouco efetiva do FTC

Índice  1. Contexto  2. Importância do Caso  3. Análise Econométrica  4. Considerações finais  5. Repercussão do Caso

Importância do Caso  O caso mostra uma mudança de postura do FTC diante do caso de fusão  Coloca em debate 4 principais diretrizes fundamentais da análise da concorrência: (1) Aplicação da “teoria efeitos competitivos unilaterais de fusões”; (2) Aplicação de modelos econométricos; (3) Discussão sobre a eficiência; (4) Probabilidade de entrada.

Importância do Caso (1) “Teoria efeitos competitivos unilaterais de fusões”: - A fusão pode permitir que a empresa resultante da fusão tenha estímulo para aumentar seus preços de maneira unilateral; -Aplicação na análise das evidências do mercado (“submercado”);

Importância do Caso (2) Utilização de modelos Econométricos - Aplicação na análise de preços e de repasse de ganhos de eficiência ao preço do consumidor final; - Não deixa explicito nos altos, mas leva em conta as evidências empírica sistemática na decisão final.

Importância do Caso (3) Questão de Eficiência - Redução de Custo: a empresa não mostrou de forma clara a quais seriam os benefícios; - Repasse dos ganhos ao consumidor: empresas não mostraram evidências claras deste repasse.

Importância do Caso (4) Probabilidade de Entrada Entrada de novos competidores não dissiparia os danos provenientes da fusão. No caso, o foco foi centrado no problema dos efeitos nos preços (mercado com ou sem fusão)

Índice  1. Contexto  2. Importância do Caso  3. Análise Econométrica  4. Considerações finais  5. Repercussão do Caso

Análise Econométrica - Análise de Preços - Ganhos de eficiência

Análise Econométrica - Análise de Preços - Ganhos de eficiência

Análise de Preços  Modelos desenvolvidos como complemento à análise qualitativa prévia da documentação:  Possibilidade de incremento de preços de 5 a 10% em áreas hoje competitivas (sobreposição de atuação);  As evidências sugeriam que maior concorrência por preço ocorria entre Staples e Office Depot;  Concorrência potencial de redes secundárias não era significativa na definição de preços.

Análise de Preços Fonte: Baker e Pitofsky, 2006

Análise de Preços  Estimativas Econométricas  Variáveis Exógenas:  número e identidade de rivais próximas,  numero e identidade de rivais potenciais (hipermercados ou redes de outros setores)  determinantes exógenos de custo e demanda, etc.;  2 abordagens:  Transformação das lojas Office Depot em Staples  Fechamento de lojas Office Depot próximas.

Análise de Preços

Outras questões econométricas  Credibilidade de generalização do modelo;  Potencial de endogeneidade de entrada;  Efeito-fixo: melhor maneira de tratar problema de custos omitidos? Tendência de variação dos preços não observáveis ao longo do tempo

Análise Econométrica - Análise de Preços - Ganhos de eficiência

Ganhos de Eficiência  Staple alega repasse de 2/3 de sua redução de custos ao consumidor final  Problema: não apresenta evidência  FTC – Choque de custos na indústria x firma 2 modelos: (1) Regressão da relação dos preços da Staples com seus próprios custos: Repasse de 57% aos preços finais; (2) Incluindo medida de custos da OD: repasse de 15%, fundamentando decisão do Juiz de que os repasses não seriam passados ao consumidor

Lições da análise econométrica  Econometria como forma de sintetizar dados  Importância do acesso aos dados e documentos originais (brutos)  Análise econométrica é mais persuasiva quando o modelo é condizente com a teoria econômica e testaveis sob alternativas plauzíveis  Relação conflitante: propor alternativas e fundamentar críticas

Índice  1. Contexto  2. Importância do Caso  3. Análise Econométrica  4. Considerações finais  5. Repercussão do Caso

Considerações finais  Análise qualitativa: fusão traria malefícios a concorrência e elevação nos preços;  Contra-argumento: ganho de escala e não há barreiras à entrada;  Dados empíricos e modelos econométricos: fortalecem a análise qualitativa, não a substitui;  Análise do FTC não impõe um método: estudos futuros podem também contemplar outros aspectos como a elasticidade da demanda

Considerações finais  Disponibilidade de dados como no caso Staples é rara  Transparência de certo modo não é prejudicial à empresa?  O texto poderia ser mais detalhado quanto às especificidades dos modelos (variáveis, coeficientes, resultados, etc.)  Risco no uso de modelos econométricos: possibilidade de construção de modelos conforme conveniência revela necessidade de transparência, conhecimento e análise cuidadosa do método

Índice  1. Contexto  2. Importância do Caso  3. Análise Econométrica  4. Considerações finais  5. Repercussão do Caso

Repercussão do Caso  Mudança de postura da agência reguladora diante dos casos de fusão :  Maior atuação em casos posteriores (medicamentos, alimentação infantil, petróleo, etc. )  Hoje: “OfficeMax shareholders approve merger with Office Depot” (Reuters – 10/07/2013) “Office Depot/OfficeMax Merger: Another Nail in the Coffin of Traditional Retail?” (Time – Business &Money – 21/02/2013)  Mercado relevante?

Referências adicionais  Baker, J. B.; Pitofsky, R. (2007). A turning point in merger enforcement: Federal Trade Commission V. Staples. Antitrust Stories,