Consultoria Jurídica da União no Estado do Rio Grande do Sul CJU-RS/CGU/AGU.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Principais erros em auditorias
Advertisements

Divulgação da IN 015/TCER-2005
Controladoria Geral do Estado de Alagoas
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE
PROCEDIMENTOS PARA PEQUENAS COMPRAS DE PRONTO PAGAMENTO
SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
CONTRATAÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A DEFESA NACIONAL
O PROCESSO DE COMPRAS DE PRODUTOS
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM Aplicação das Normas e Procedimentos do BID 07/11/2006.
LEI ORGÂNICA – PASSO A PASSO
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Licitações e Contratos
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo Santos Wolmer Analista.
LICITAÇÕES E CONTRATOS
FREQÜENTES EM PROCEDIMENTOS
LICITAÇÕES Alexandre Cândido de Souza
Direito Administrativo II Licitações
O que é Pregão?.

LICITAÇÃO Procedimentos (Lei 8.666/93).
Direito Administrativo II
INSTRUÇÃO DO PROCESSO NAS CONTRAÇÕES DIRETAS LUCIA XAVIER SIMÕES
Coordenação de Material e Patrimônio
Dispensa e inexigibilidade para contratações na Cultura e no Turismo
Lei nº , de 15 de dezembro de Art. 3 o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção.
SUPRIMENTO DE FUNDOS e C P G F
Visão Integrada do Cadastro de Fornecedores Carlos Magno, Guilherme Santana e Diego Rhennier DECF – Divisão de Cadastro de Fornecedores.
Qualidade dos gastos públicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Alteração da Lei de Licitações PL 7.709/2007 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Falhas e irregularidades freqüentes em licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo.
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo em Minas Gerais.
Parte II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Recuperação extrajudicial
AUDITORIA EM CONVÊNIOS
TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS
A relação entre o Estado de Direito Democrático e o Processo Administrativo: anotações sobre o Direito Brasileiro Positivado (Constituição Federal, Lei.
O que é licitação? É um procedimento administrativo formal, isonômico, de observância obrigatória pelos órgãos/entidades governamentais, realizado anteriormente.
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
Estrutura de Prestação de Contas SiGPC FNDE - Contas Online
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Convênios.
Direito administrativo
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO - XIV MÓDULO - XIV MÓDULO - XIV MÓDULO - XIV Avançar.
AULA 05 ESPÉCIES DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Compras/Contratações
Licitação Lei 8.666/93.
TEMA : NOTA FISCAL TOMADOR DE SERVIÇO PALESTRANTES: ARTUR MATTOS
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
Jurisprudências do TCU Sobre Licitações e Contratos Administrativo Última Atualização – Informativo Nº 212 – Sessões dos Dias 26 e 27/08/2014.
ROTINAS PARA OS FISCAIS DE CONTRATOS
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - IFSP PROGRAMA DE TREINAMENTO INTERNO _ CAPACITAÇÃO (DGP) LINHAS TEMÁTICAS DA MATRIZ.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Portal de Compras do Governo Federal - Comprasnet.gov.br -
Dinâmica das Compras Públicas
DIREITO ADMINISTRATIVO
CEAT - Central de Apoio Técnico - Setor Contábil Rua Dias Adorno 367, 5º andar Belo Horizonte - MG Cep.: Tel.: (31) PERÍCIA CONTÁBIL.
Dever de licitar : Licitar é a regra. A Contratação direta é a exceção (art. 2º Lei 8.666/93 e art. 37, XXI CF/88).
AQUISIÇÕES NA ESFERA PÚBLICA (COMPRAS). PRINCIPIO CENTRAL DOS GASTOS PÚBLICOS: -Por não se tratar de recurso próprio (privado), o recurso público precisam.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo na Paraíba João Walraven Júnior Analista de Controle.
 ELEMENTOS PRIMORDIAIS:  O QUE?  QUANDO?  COMO?
VI SEMANA TÉCNICA ADMINISTRATIVA OFICINA DE CONTRATOS
1. Objeto Art. 1º do Decreto nº 3.931/2001, na redação dada pelo Decreto nº 4.342/2002, e art. 1º do Decreto nº 7.892/2013: Contratação de serviços e aquisição.
Transcrição da apresentação:

Consultoria Jurídica da União no Estado do Rio Grande do Sul CJU-RS/CGU/AGU

CONTRATAÇÃO DIRETA REGRA: LICITAR EXCEÇÕES: - CONTRATAÇÃO DIRETA - NÃO APLICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO ESPÉCIES DE CONTRATAÇÃO DIRETA: - LICIT. DISPENSÁVEL – 24 LGL - LICIT. DISPENSADA – 17 LGL - LICIT. INEXIGÍVEL – 25 LGL

ASPECTOS DA LICITAÇÃO DISPENSÁVEL ART HIPÓTESES TAXATIVAS: - EM RAZÃO DO VALOR: I – II; - EM RAZÃO DE SITUAÇÃO EXCEPCIONAL: III – IV – V – VI – VII – IX – XVIII – XXIX; ON AGU 11 - DISPENSA DE LICITAÇÃO. EMERGÊNCIA. CONTRATAÇÃO DIRETA. FALTA DE PLANEJAMENTO. DESÍDIA. MÁ GESTÃO. RESPONSABILIDADE. APURAÇÃO. -EM RAZÃO DO OBJETO: X – XII – XIV – XV – XVII – XIX – XXI – XXV – XXVII – XXVIII – XXI; e - EM RAZÃO DA PESSOA: VIII – XIII – XVI – XX – XXII – XXIII – XXIV – XXVI – XXX EMBORA DISPENSÁVEL, PODE LICITAR?

O DEVIDO PROCESSO LEGAL NAS CONTRATAÇÕES DIRETAS – (ATO ADMINISTRATIVO) - ABERTURA DE PROCESSO DEVIDAMENTE AUTUADO, PROTOCOLADO E NUMERADO; - PEDIDO DE COMPRA OU EXECUÇÃO DE SERVIÇO; -JUSTIFICATIVA DA NECESSIDADE DO OBJETO DA CONTRATAÇÃO DIRETA; - CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO DE DISPENSA (ART. 17, ART. 24, III E SEGUINTES DA LEI 8.666/93) OU DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO (ART. 25, LEI 8.666/93), COM OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS À SUA CONFIGURAÇÃO (ART. 26, CAPUT, E PARÁGRAFO 1°, I, LEI N° 8.666/93);

- PROJETO BÁSICO (SERVIÇOS)- APROVAÇÃO; -AMPLA PESQUISA DE PREÇOS - INCLUSIVE NA INEXIGIBILIDADE – ON 17 AGU - É OBRIGATÓRIA A JUSTIFICATIVA DE PREÇO NA INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO, QUE DEVERÁ SER REALIZADA MEDIANTE A COMPARAÇÃO DA PROPOSTA APRESENTADA COM PREÇOS PRATICADOS PELA FUTURA CONTRATADA JUNTO A OUTROS ORGÃOS PÚBLICOS OU PESSOAS PRIVADAS - SINAPI (OBRAS E SERVIÇOS ENGENHARIA);

- DISPONIBILIDADE ORÇAMENTÁRIA; -DECLARAÇÃO DE EXCLUSIVIDADE EXPEDIDA PELA ENTIDADE COMPETENTE - NA INEXIGIBILIDADE;  ON AGU 15 - A CONTRATAÇÃO DIRETA COM FUNDAMENTO NA INEXIGIBILIDADE PREVISTA NO ART. 25, INC. I, DA LEI Nº 8.666, DE 1993, É RESTRITA AOS CASOS DE COMPRAS, NÃO PODENDO ABRANGER SERVIÇOS.  ON AGU 16 - COMPETE À ADMINISTRAÇÃO AVERIGUAR A VERACIDADE DO ATESTADO DE EXCLUSIVIDADE APRESENTADO NOS TERMOS DO ART. 25, INC. I, DA LEI Nº 8.666, DE  - RAZÕES DA ESCOLHA DO FORNECEDOR E JUSTIFICATIVA DO PREÇO

- REGULARIDADE FISCAL – CERTIDÕES VENCIDAS – SERVIÇO ESSENCIAL – TCU ON AGU 09 - A COMPROVAÇÃO DA REGULARIDADE FISCAL NA CELEBRAÇÃO DO CONTRATO OU NO PAGAMENTO DE SERVIÇOS JÁ PRESTADOS, NO CASO DE EMPRESAS QUE DETENHAM O MONOPÓLIO DE SERVIÇO PÚBLICO, PODE SER DISPENSADA EM CARÁTER EXCEPCIONAL, DESDE QUE PREVIAMENTE AUTORIZADA PELA AUTORIDADE MAIOR DO ÓRGÃO CONTRATANTE E CONCOMITANTEMENTE, A SITUAÇÃO DE IRREGULARIDADE SEJA COMUNICADA AO AGENTE ARRECADADOR E À AGÊNCIA REGULADORA.

- DECLARAÇÃO DE EMPREGADO MENOR; - DECLARÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE FATOS IMPEDITIVOS PARA CONTRATAR – AUSÊNCIA DE IMPEDIMENTOS (EXTRATO SICAF – PORTAL DA TRANSPARÊNCIA); - TERMO DE CONTRATO – VALORES SUPERIORES A R$ ,00 - (OU EQUIVALENTE); - PARECER JURÍDICO; - ASSINATURA CONTRATO OU ATO DE DISPENSA OU INEXIGIBILIDADE - EMPENHO - PUBLICAÇÃO – DEPENDENDO DO VALOR DA DISPENSA

-COMUNICAÇÃO À AUTORIDADE SUPERIOR, DO ATO QUE AUTORIZA A DISPENSA OU RECONHECE A SITUAÇÃO DE INEXIGIBILIDADE, PARA RATIFICAÇÃO E PUBLICAÇÃO NA IMPRENSA OFICIAL; -ENTREGA DO PRODUTO OU EXECUÇÃO DO SERVIÇO; -FISCALIZAÇÃO; -LIQUIDAÇÃO – PAGAMENTO – 5 DIAS ÚTEIS (VALOR INFERIOR A R$ 8.000,00).

VAI COMPRAR BENS – COMUNS-? USE O SISTEMA DE COTAÇÃO ELETRÔNICA - DECRETO FEDERAL 5.450/2005, ART 4º. - PORTARIA MPOG 306/2001, ART. 1º. -SÓ BENS, POR ENQUANTO. OBJETIVOS: - REDUZIR CUSTOS QUE OCORREM NA CONTRATAÇÃO USUAL. - AUMENTAR A COMPETITIVIDADE. - FOMENTAR O USO DA INFORMÁTICA.

MINI-PREGÃO, POIS: - HÁ PROPOSTAS E LANCES OFERECIDOS PELOS PARTICIPANTES, AO FIM DO QUE O SISTEMA INFORMA OS 5 MENORES PREÇOS; -APURADO O MENOR PREÇO, SEGUE-SE A ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO.

-ATO ADMINISTRATIVO - RAZÕES DA ESCOLHA DO COTANTE E JUSTIFICATIVA DO SEU PREÇO; -PODE HAVER DESCLASSIFICAÇÃO? – SIM E SERÁ POR ESCRITO, EM ATA A SER JUNTADA AO PROC. ADM., MAS SÓ PELO SEGUINTE: - DESATENDEU AO PCE; OU - PREÇO INCOMPATÍVEL COM O MERCADO.

-JUNTAR DECLARAÇÃO DE TRABALHO DE MENOR (LEI Nº 9.854/1999); -EMISSÃO NOTA EMPENHO – PAGAMENTO APÓS APRES. FATURA/RECEBIMENTO OBJETO); -PGTO.– ATÉ 5 DIAS ÚTEIS CONTADOS DA APRESENTAÇÃO DA FATURA E ENTREGA DO BEM (SEGUE O ART. 5º.§3º, LGL); - ALGUM OUTRO DOCUMENTO A SER INSERIDO NO PROC. ADM.? ART. 1º, §4º, LETRA ‘C’, DO ANEXO I DA PORT 306.

EXEMPLOS DE LICITAÇÃO INEXIGÍVEL (ENQUADRADOS NO CAPUT DO ART. 25 LGL): -JORNAIS E REVISTAS – EDITORA -CURSOS DE TREINAMENTO - SINGULARES; - PUBLICAÇÕES LEGAIS (EBC, EX-RADIOBRÁS).

PARTICULARIDADES/EXEMPLOS INEXIGIBILIDADE: - ECT (SERVIÇO POSTAL) – ENCOMENDAS NÃO -ÁGUA – ENERGIA ELÉTRICA – ESTA PODE SER POR DISPENSA - VALOR INFERIOR A R$ 8.000,00 – CONVERSÃO EM DISPENSA – ECONOMIA DE RECURSOS

CASOS MAIS COMUNS DE LEGISLAÇÃO DE LICITAÇÕES/CONTRATAÇÕES NÃO APLICÁVEL: - IMPOSTOS; - HONORÁRIOS PERITO JUDICIAL; - TAXA(TRIBUTO) COLETA LIXO; - DESPESAS CONDOMÍNIO.

ASPECTOS DA LICITAÇÃO DISPENSADA ART. 17 AQUI A ADMINISTRAÇÃO: VAI VENDER OU DOAR ALGUM BEM MÓVEL OU IMÓVEL.

DISPENSA – PROBLEMA DO FRACIONAMENTO: Para solucionar tal problema, o TCU, por meio do Acórdão nº 216/2002 – Plenário, passou a considerar que, para efeitos de enquadramento nos valores limites de dispensa de licitação, ou nos valores para definição da modalidade de licitação, o órgão deve considerar os itens de mesma família de despesa (elemento e subelemento de despesa) no mesmo exercício financeiro.

NOVOS MODELOS DE EDITAIS CHECK LIST