1 Promoção da Saúde. O que faço para promover minha saúde? Do que depende a promoção da saúde de minha família e da minha comunidade? 2.

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Transcrição da apresentação:

1 Promoção da Saúde

O que faço para promover minha saúde? Do que depende a promoção da saúde de minha família e da minha comunidade? 2

UM POUCO DE HISTÓRIA... 3

4 Séc XIX – Medicina Social Tomada de consciência sobre as relações entre o estado de saúde e as condições de vida dos trabalhadores Polícia sanitária como política de saúde Lei dos Pobres na Inglaterra – inaugura a Promoção da saúde nos espaços de vida “Saúde e doença são resultado do nível de prevenção e das condições sanitárias que rodeiam o indivíduo” (Arredondo – 1993)

5 Virchow ( patologista alemão ) Foi enviado pela Prússia para estudar a ocorrência de Epidemia de Tifo (1847/49, que hoje se sabe era uma febre exantemática ) na Alta Silésia (paupérrima) analisou o contexto sócio cultural –Relacionou saúde à democracia, educação, liberdade, bem-estar e prosperidade da população pobre da região estudada

Recomendou que o povo pudesse se comunicar em sua própria língua polaca e ter um governo autônomo eleito por eles, que criassem associações, que houvesse separação entre e Estado e que os impostos mudassem dos pobres para os ricos 6

– Relatório Flexner Avaliação do ensino médico nos EUA e Canadá: muitas faculdades sem condições de funcionamento O ideário hegemônico no campo da saúde influencia a prática até hoje: curativismo – biologismo – individualismo – especialização. “O estudo da Medicina deve ser centrado na doença, de forma individual e concreta” (Flexner)

Winslow (1920) direito à saúde Define Saúde Pública como: a ciência e a arte de prevenir doenças, de prolongar a vida e melhorar a saúde e a eficiência mental e física dos indivíduos, por meio dos esforços organizados da comunidade tendo em vista o saneamento do meio ambiente, a luta contra as doenças que apresentam importância social, o ensino aos indivíduos das regras de paramédicos com a finalidade do diagnóstico precoce e do tratamento preventivo das doenças, assim como por em execução as medidas sociais convenientes para assegurar a cada membro da coletividade um nível de vida adequado à manutenção da saúde, por forma de cada indivíduo possa usufruir o seu direito à saúde e à longevidade

9 Henry Sigerist (1941) –“A saúde se promove proporcionando condições de vida decentes, boas condições de trabalho, educação, cultura física e formas de lazer e descanso” –Seu programa de saúde propunha Educação livre para todos Melhores condições de vida e trabalho Melhores meios de recreação e descanso Sistema de saúde acessível a todos Centros médicos de pesquisa e capacitação

10 Crise do paradigma flexneriano – causas: Aumento das doenças degenerativas Diminuição das doenças transmissíveis Conceitos: –multicausalidade: a medicina preventiva: saúde passa a ser compreendida como o equilíbrio entre agente, hospedeiro, ambiente e conduta individual social. - introdução dos conceitos de risco e vulnerabilidade.

11 História natural da doença (Leavel &Clark, 1965) Promoção da saúde Prevenção Primária Prevenção secundária Prevenção terciária Proteção específica Diag. Precoce e tratamento Limitação Invalidez Reabilitação

Educação em saúde é importante para se ter uma melhor saúde: bom padrão de nutrição, desenvolvimento da personalidade, educação sexual, aconselhamento pré-nupcial, moradia adequada, ambiente de trabalho adequado, etc. Enfoque da promoção centrada principalmente no indivíduo, com alguma projeção para a família e grupos 12

13 A compreensão do processo saúde- doença na visão da História Natural da Doença, mostrou-se inapropriada para as Doenças e Agravos Não- transmissíveis (DANT) pois a promoção da saúde, para essas doenças e agravos passou a ser associada a medidas preventivas sobre o ambiente físico e sobre os estilos de vida

no Canadá - Informe Lalonde – “Para além da Assistência à Saúde” Verificou que a destinação dos recursos se dava principalmente para a organização e manutenção de serviços assistenciais e não sobre condicionantes das doenças mais prevalentes Condicionantes dessas doenças eram o ambiente, e os comportamentos ou estilos de vida, que em conjunto eram responsáveis por mais de 80% das causas dessas enfermidades.

15 Segundo o Informe Lalonde, o campo da saúde, que reúne os chamados determinantes da saúde, é composto por –Biologia humana: herança genética, processos de amadurecimento e envelhecimento; –Ambiente: fatores relacionados à saúde externos ao organismo humano e sobre os quais as pessoas têm pouco ou nenhum controle: qualidade dos alimentos, do ar, da água, eliminação de dejetos;

16 –Estilo de vida: conjunto de decisões que o indivíduo toma com relação à sua saúde e sobre os quais exerce certo grau de controle; e –Organização do sistema de saúde: quantidade, qualidade, ordem e relações entre pessoas e os recursos de prestação da atenção à saúde. Crítica: culpabilização da vítima, responsabilização de determinados grupos por seus problemas de saúde Após 10 anos, Carol Buck aponta as dificuldades encontradas para a implementação das recomendações do relatório Lalonde

Dificuldades encontradas relacionadas a fatores ambientais (Buck, 1985) Violência e acidentes Necessidades básicas não satisfeitas (alimentação, vestuário e teto) “Amenidades” (algo que torna a vida mais fácil e prazerosa – transporte, recreação) não satisfeitas Isolamento e alienação Pobreza Trabalho estressante, sem recompensa e despersonalizado 17

1977 – “Saúde para Todos no ano 2000” –Saúde como direito, não só de acesso, mas como trabalho de cooperação entre outros setores da sociedade 18

– Primeira Conferência Internacional de Promoção da Saúde capacitação das pessoas gestão mais autônomaDefine PS como o “um processo que confere ao povo os meios para segurar um maior controle e melhoria de sua própria saúde, não se limitando a ações de responsabilidade do setor saúde”, propõe a capacitação das pessoas para uma gestão mais autônoma da saúde e dos determinantes da mesma. “a saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico, pessoal, assim como uma importante dimensão da qualidade de vida “ (Carta de Ottawa, 1986)

Processo através do qual a população se capacita e busca meios para conseguir controlar os fatores que favorecem seu bem-estar e da comunidade ou que podem a estar pondo em risco, tornando-a vulnerável ao adoecimento e prejudicando sua qualidade de vida 20

Promoção da saúde é o conjunto de atividades, processos e recursos, de ordem institucional, governamental ou da cidadania, orientados a propiciar a melhoria das condições de bem- estar e acesso a bens e serviços sociais que favoreçam o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e comportamentos favoráveis aos cuidados da saúde e o desenvolvimento de estratégias que permitam, à população maior controle sobre sua saúde e suas condições de vida, a níveis individual e coletivo (Gutierrez, 1994) 21

22 Conceito de saúde em que a Promoção da Saúde se baseia Saúde não é ausência de doença É bem estar físico, mental, social e espiritual. É produto de determinações biológicas, econômicas, sociais, políticas, culturais, educativas e outras Saúde relacionada a qualidade de vida. Condições para QV: paz, acesso a educação, habitação, renda, alimentação, acesso a serviços de saúde, segurança, ecossistema saudável, recursos renováveis, justiça social e equidade

23 Saúde No contexto da promoção da saúde considera-se a saúde não como um estado abstrato (ideal-utópico) mas como capacidade de desenvolver o projeto potencial pessoal de vida e responder de forma positiva aos estímulos do ambiente

24 A compreensão da saúde enquanto produção social implica reconhecer que: determinantes de saúde são mediados pelo sistema social e determinados pelas relações sociais; as ações que visam a resolução das distorções e desigualdades existentes exigem atos coordenados em várias esferas de governo, ações intersetoriais; são necessárias mudanças profundas nos padrões econômicos e a intensificação de políticas sociais.

25 a sociedade civil organizada deve exigir das autoridades governamentais a elaboração e a implementação de políticas públicas saudáveis para a superação do quadro de desigualdades e iniqüidades a integração e a articulação de vários saberes e práticas dentro do setor saúde e entre os diversos setores é imprescindível para a proposição de soluções aos problemas existentes em um determinado território (nacional, estadual e/ou local)

Campos de ação da Promoção da saúde: Criação de ambientes favoráveis Reforço da ação comunitária Desenvolvimento de habilidades pessoais Reorientação do sistema de saúde 26

– II Conf Internacional de PS – Declaração de Adelaide Políticas públicas saudáveis como tema central Áreas prioritárias para promover ações imediatas de políticas públicas saudáveis: –Apoio à saúde da mulher –Alimentação e nutrição –Tabaco e álcool –Criação de ambientes favoráveis

Alimentação e nutrição Direito humano universal, dever do Estado e responsabilidade da sociedade Requisito para a promoção e proteção da saúde Meta apontada na Declaração de Adelaide: eliminação da fome, da má nutrição e dos agravos relacionados ao excesso de peso Garantia de ração de qualidade e em quantidade suficiente, respeitando os aspectos socio-culturais das populações 28

III Conf. Internacional de PS – Declaração de Sundsval Focou a interdependência da saúde e ambiente em todos os seus aspectos, no desenvolvimento de ambientes físicos, sociais, econômicos e políticos mais favoráveis à saúde. Refere-se a espaços em que as pessoas vivem: a comunidade, suas casas, seu trabalho e os espaços de lazer e engloba também as estruturas que determinam o acesso aos recurso para viver, as estruturas econômicas e políticas.

Declaração de Santafé de Bogotá definiu estratégias de promoção da saúde para ao países da América Latina, adverte sobre as desigualdades econômicas, ambientais sociais, políticas e culturais assim como a desigualdade de acesso e qualidade dos serviços de saúde que tendem a piorara com as políticas de ajustes. Adverte também para o quadro epidemiológico: persistência de doenças endêmicas e o aumento de doenças crônico- degenerativas.

31 IV Conf. Internacional de PS – Declaração de Jakarta Enfatiza o surgimento de novos determinantes da saúde, destacando os fatores transnacionais: a integração da economia global, os mercados financeiros e o comércio, o acesso a meios de comunicação, assim como a degradação ambiental

32 Estratégias da promoção educação sanitária comunicação e marketing social organização e desenvolvimento comunitário mudança no modelo organizacional ação política (legislação, pressão política)

33 As diversas conceituações de PS podem ser agrupadas em dois grande grupos: 1.PS consiste nas atividades dirigidas à transformação dos comportamentos dos indivíduos, focando seus estilos de vida e localizando-os no seio das famílias e, no máximo no ambiente das “culturas” da comunidade em que se encontram Neste caso, os programas ou atividades de PS tendem a se concentrar em componentes educativos primariamente relacionados com riscos comportamentais cambiáveis, que se encontrariam, em parte, sob o controle das próprias pessoas

34 2.Modernamente, o que caracteriza a PS é o papel protagonista dos determinantes gerais sobre as condições de saúde: a saúde é produto de um amplo espectro de fatores relacionados à qualidade de vida, incluindo um padrão adequado de alimentação e nutrição, de habitação e saneamento, boas condições de trabalho, oportunidades de educação ao longo de toda a vida, ambiente físico limpo, apoio social para famílias e indivíduos, estilo de vida responsável e cuidados adequados de saúde

35 CONCEPÇÕES DE SAÚDE E DIFERENTES VISÕES DA PROMOÇÃO DA SAÚDE

PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO DIFERENÇAS ENTRE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS - Objetivos - A quem se dirigem as ações Características dos modelos - Interventores - Estratégias

PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO OBJETIVOS COMUNS:  alcançar a melhoria nos níveis de saúde  Incentivar as intervenções de saúde pública para modificar riscos e problemas.  Incentivar a reorientação dos serviços de saúde para o incremento da prevenção e da promoção da saúde. H.E.Restrepo

PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO Objetivos Prevenção Reduzir os fatores de risco e de doença Diminuir complicações das enfermidades Proteger pessoas e grupos de agentes agressivos Objetivos Promoção Atuar sobre determinantes. Mudanças nas condições de vida Influir em decisões sobre políticas públicas Melhorar a saúde e a qualidade de vida de populações Lutar por equidade e justiça social

PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO Prevenção para quem?  Primária: indivíduos e Grupos em risco  Secundária: individuos e grupos possivelmente doentes (screening)  Terciária: doentes em risco de complicação e morte Promoção para quem?  População geral, comunidades  Grupos específicos (etnias, crianças, mulheres, idosos)  Situações causais Exemplos: analfabetismo, falta de água potável, a exclusão social, etc.

PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO Prevenção: modelos Primário: própria saúde pública preventiva (SP). Secundário: SP para riscos específicos. tipo clínico Terciário: Clínica. Recuperação. Promoção: modelos  Ecológico de sistemas múltiplos  Socio-político  Socio-ambiental  Socio-cultural

PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO Prevenção: tipo de interventores  Primária: profissionais de SP e comunidade  Secundária: Profissionais de SP e Clínicos  Terciária: clínicos; comunitários em reabilitação baseada na la comunidad Promoção: tipo de interventores  Líderes políticos e civís  Funcionários de diferentes setores  Profissionais diversos  Grupos de apoio social  Agentes comunitários  Meios de comunicação

PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO Prevenção: rol de interventores  Primária: mobilização e organização da comunidade, informação, educação.  Secundária: programar metas ; cobertura de serviços  Terciária: proporcionar tratamentos e reabilitação Promoção: rol de interventores  Estimular a participação social  Empoderar-se  Mobilização política  Fazer lobby, advocacia  Influenciar Políticas Públicas e PPSaudáveis  Fazer alianças

PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO Estratégias de Prevenção  Primária: educação sanitária; desenvolvimento comunitário; comunicação e informação; ação intersetorial.  Secundária: detecção, diagnóstico precoce  Terciária: tratamento oportuno; manejo clínico para evitar recaídas; reabilitação

Promoção da saúde ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS Participação social e construção da capacidade comunitária, empoderamento Políticas: negociação política, consulta, o consenso, advocacia, lobbyInformación, Comunicação Social Educação Investigação Participativa

PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO ENFOQUES Prevenção = Enfoque de Risco Promoção = Enfoque Populacional Prevenção = Enfoque mais Individual Promoção = Enfoque individual menos importante. Político e Social mais importante Prevenção = trabalha no extremo de curva Promoção = trabalha com o centro de curva

PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO Exemplos de Prevenção Primários: Imunizações iodização do sal Secundários: Teste Papanicolaou,Testes recém-nascidos Terciário: manejo do diabetes, Reabilitação Exemplos de Promoção Ambientes Saudáveis –Escolas saudáveis –Municípios Saudáveis Estilo de Vida –anti tabagismo –Exercício –convivência pacífica Reorientação dos Serviços Hospitais saudáveis