Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de Desenvolvimento linguístico Desenvolvimento da linguagem oral
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de Aspectos a considerar O desenvolvimento linguístico processa- se em duas vertentes: 1.Competência linguística 2.Consciência linguística Estádio de desenvolvimento linguístico dos alunos, à entrada no1.º ciclo? (em cada uma das vertentes).
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de Competência linguística ☺Competência de utilização ☺ Conhecimento inconsciente, implícito, que o falante tem das regras da língua ☺ Permite actuar linguisticamente ☺ Não exige a capacidade de explicitar essas regras
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de Percurso do desenvolvimento linguístico ☺Período pré-linguístico (até 9-12 meses …) 1.Choro e sons fisiológicos; 2. Palreio e riso (± 2 meses) 3. Lalação ( 3-4 meses 9 meses ) Produções com formatos silábicos – CV (consoante/vogal)
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de Percurso do desenvolvimento linguístico ☺Período linguístico 3. Estádio de 1 palavra (holófrase) (9 meses <> 14 meses) Uma palavra com valor de uma frase: “copo”, podendo significar: “quero o copo”, “estou a ver o copo”, etc. 4. Estádio de 2 palavras ou telegráfico (± 18 meses …) “quer copo”
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de ☺Período linguístico Desenvolvimentos posteriores 5. Frases simples (± 2 anos …) Elementos essenciais Expansão 6. Frases complexas (± 3 anos …) Causais (± 3 anos …) Concessivas (Adolescência)
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de … COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA à entrada no 1.º ciclo Aspectos a considerar: Os diferentes domínios: Fonológico Morfológico Sintáctico Lexical Pragmático – discursivo A existência de factores de variação individuais contextuais (interacção entre eles)
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de ☺Domínio fonológico Capacidade de produção do sistema de sons da língua: 4 <> 7 anos Maiores dificuldades: Consoantes líquidas (laterais e vibrantes – “lã, olho, rato, ouro”) Determinadas sequências e posições: grupos consonânticos (afta, admirado). Palavras longas «à entrada no 1º Ciclo, o sistema tende a estar estabilizado para a maior parte das crianças, com dificuldades que, podendo ser mais ou menos pontuais, não devem nunca ser desvalorizadas»
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de Domínio fonológico Identificação das fronteiras de palavra Na fala não se faz a separação entre cada uma das palavras. ≠ Ex: “ para ≠ Ex: “ para Na escrita essa separação existe Na escrita essa separação existe. Pode ainda haver dificuldades em sequências de palavras que ocorrem frequentemente juntas. ↓ Ex: derepente para de repente Consequências para a escrita
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de Domínio fonológico Regras gerais da variação: singular / plural masculino / feminino tempo … dominadas à entrada no 1.º ciclo Sobre generalização Aplicação a casos excepcionais *animales / *paos ainda poderão ocorrer no 1.º ciclo ? *cabo “Desvios” em relação ao Português padrão (*fizestes, *há-dem)
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de ☺Domínio fonológico Alargar o leque de modos e tempos verbais: ☺ futuro ☺ condicional ☺ conjuntivo ☺ … Acção da escola, para lá do contexto familiar e social: acesso a registos cuidados O papel da leitura
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de ☺Domínio sintáctico Ordem básica das palavras Regras de concordância (nos casos que não requerem análise) dominadas à entrada no 1.º ciclo Frases complexas mais comuns Estratégias de desenvolvimento: alargar o leque de construções sintácticas, em ligação com a escrita ( reformulações); Valorização da leitura Colocação dos clíticos Construção passiva Subordinadas menos comuns
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de ☺Domínio lexical Alargar o leque de vocabulário Aceder a outros registos, para além daqueles com que contacta no quotidiano familiar; Adequar a outras situações, para além da conversa face a face; Estabelecer relações entre as palavras;
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de ☺Domínio discursivo Desenvolver competências de uso da língua adaptadas a situações diversificadas O aluno tem de aprender a: esperar pela sua vez, evitando interrupções e sobreposições; cooperar na manutenção e desenvolvimento do tema; fornecer informação clara e verdadeira; fornecer informação adequada (nem de mais nem de menos) à situação; ☺A escola como contexto de interacção verbal ao serviço da aprendizagem
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de ☼Estratégias: Proporcionar contacto com as estruturas (professor, leitura…); Procurar outras formas de dizer / escrever Criar situações de controlo deliberado Tomar decisões acerca da forma de dizer/escrever (no modo escrito ou em situações formais, preparadas) CONSCIÊNCIA
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de ☼ESTRATÉGIAS Trava-línguas Uma história com palavras História “os ovos misteriosos” Lengalenga
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de Proposta de Planificação Relato de aula Actividade Destinatários Contextualização Objectivos Descrição Reflexão ( 1ou mais etapas quando houver reformulação) Objectivos Estimular a criatividade e a imaginação através da oralidade Alargar a competência fonológica dos alunos Desenvolver a linguagem oral Exprimir-se de forma confiante… Conhecer vocabulário diversificado…