SISTEMA DE PROTEÇÃO AO ÍNDIO ISOLADO – SITUAÇÃO ATUAL Ministério da Justiça Diretoria de Proteção Territorial Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
Advertisements

{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
" Situação da Política Internacional da Mudança Climática em 2013 e Perspectivas Futuras Recife,31/10/2013 Eduardo Viola Professor Titular Instituto de.
Educação, qualificação profissional e escassez de mão de obra Paulo R. Foina, PhD
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
IBAMA Diretoria de Licenciamento Ambiental Pavimentação/Reconstrução da Rodovia BR-319 Senado Federal, 06 de dezembro de 2013.
Audiência Pública CPI do Assassinato de Jovens Negros Samira Bueno Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
9 de março de 2016 Auditoria Operacional Gerenciamento do Projeto Sisfron.
EDUCAR PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Luciana Alves.
Perfil das Organizações Policiais MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
POVOS INDÍGENAS NO BRASIL  Total de indígenas: 817 mil  Etnias: mais de 300  Línguas: 274  Isolados: 82 referências; 32 confirmadas Fonte: IBGE –
Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA Instituto de Ciências da Sociedade – ICS 1.
Direito e Mudanças Climáticas Desmatamento na Amazônia Brasileira André Lima Advogado – Assessor de Políticas Públicas Programa de.
Projeto Gestão em Rede: Prevenção da Mortalidade Materna e Neonatal Termo de Outorga n º / Processo n º FAPESC1436/2012 SEMINÁRIO GESTÃO EM.
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
O Polo Industrial da ZFM
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
AUDIÊNCIA PÚBLICA No Senado Federal Apresentação das Auditorias do TCU nos Instrumentos de Mitigação de Riscos da Atividade Agropecuária - Resultados Brasília,
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
twitter.com/funasa São Paulo, 28 de outubro de 2015 Presidente da Funasa Henrique Pires Planos Municipais.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
AÇÕES DA FUNAI JUNTO AO POVO CINTA LARGA. REESTRUTURAÇÃO DA FUNAI - Breve histórico: CF 1988, fim da tutela, redução de atribuições da Funai em termos.
ESTATUTO DA CIDADE INSTRUMENTOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO URBANA.
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
Carlos Eduardo Sanches Assessor da Undime Impacto do Piso Salarial Nacional do Magistério.
LA GESTIÓN DEL SISTEMA DE VIGILANCIA DE LA SEGURIDAD DE LOS PRODUCTOS EN EL MERCADO Washington, 28 de fevereiro a 4 de março MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECO II Reunião de Coordenação da Rede ePORTUGUÊSe Evolução da Biblioteca Virtual em Saúde no Brasil Maputo, 18 de novembro.
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
DIRETRIZES PARA CONFORMAÇÃO DO MAPA DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO DO SUS 23ª OFICINA DE TRABALHO DA RIPSA.
GRUPO 2  Dagilson  Emerson Lucio  Orione Pereira  Reginaldo Ramos.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
1 Política Energética, Planejamento e Regulação para os Sistemas Isolados Autores :Willamy Moreira Frota Prof. Dr. Sérgio Valdir Bajay Campinas, 20 de.
Taxas Federais Tributos Federais (DEF0512) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
APLICAÇÃO DA REDE DE CAUSA E EFEITO PARA AVALIAÇÃO DA SALUBRIDADE NA CIDADE ESTRUTURAL - DF Guilherme da Silva Pereira Camila Rebello Amui Luana Silva.
Audiência pública MP 684/2015 (Lei , de 31 julho de 2014)
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO.
Fundos de Incentivo ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Alexandre Giovanini Fuscaldi Diretor 1ª DT - Secex Desenvolvimento
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 5 de maio de 2009.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Balanço dos Fundos Regionais em 2014 e Perspectivas de Investimentos Brasília, 26 de março de 2015 Gilberto Occhi Ministro de Estado da Integração Nacional.
AULA 4 O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Biodiversidade Terceira conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Dra. Marlúcia B. Martins Museu Paraense E. Goeldi Manaus – Julho 2005.
DIRETORIA DE ORDENAMENTO DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA – INCRA.
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social - Segurança Pública.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
COAP INFORMAÇÃO EM SAÚDE INDICADORES INDICADORES Florianópolis, Julho 2013 Superintendência de Planejamento e Gestão Gerência de Planejamento SECRETARIA.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
AÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL NO COMBATE AO DESMATAMENTO
Indicadores de Saúde Conceito
Slide 1 Estado de Santa Catarina I Seminário Multidisciplinar Sobre Desastres Melquisedec Medeiros Moreira, DSc Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO "Conhecer, zelar e garantir que cada imóvel da União cumpra sua função socioambiental, em harmonia com a função arrecadadora,
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender  O que é o Mercosul  Como são os países membros do Mercosul  Mercosul legal e Mercosul real.
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA DE PROTEÇÃO AO ÍNDIO ISOLADO – SITUAÇÃO ATUAL Ministério da Justiça Diretoria de Proteção Territorial Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados Portaria da Presidência da FUNAI Nº 1901, 06 de julho de 1987, estabelecia o Sistema de Proteção ao Índio Isolado dividindo-se em três subsistemas, diferenciados Sistema de Proteção ao Índio Isolado Subsistema de Localização Subsistema de Vigilância Subsistência de Contato

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados 104 Registros de Índios Isolados Em Terra IndígenaFora de TI Informações5416 Referências2410 Povos Ind. Isolados

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados  1. Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari, localizada no estado do Amazonas, na fronteira com o Peru.  2. Frente de Proteção Etnoambiental Purus, localizada no Amazonas.  3. Frente de Proteção Etnoambiental Envira, localizada na fronteira com o Peru, no extremo sul do estado do Acre.  4. Frente de Proteção Etnoambiental Guaporé, localizada na região oeste do estado de Rondônia.  5. Frente de Proteção Etnoambiental Uru-Eu-Wau-Wau, localizada do estado de Rondônia.  6. Frente de Proteção Etnoambiental Madeira, localizada na fronteira do estado de Rondônia com o estado do Amazonas.

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados  7. Frente de Proteção Etnoambiental Madeirinha-Juruena, localizada no estado do Mato Grosso.  8. Frente de Proteção Etnoambiental Waimiri-Atroari, localizada no estado de Roraima e Amazonas.  9. Frente de Proteção Etnoambiental Cuminapanema, localizada no estado do Pará.  10. Frente de Proteção Etnoambiental Médio Xingu, localizada no estado do Pará.  11. Frente de Proteção Etnoambiental Awa-Guaja, localizada no estado do Maranhão.  12. Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye’kuana, localizada no estado de Roraima e Amazonas, na fronteira da Venezuela.

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados Registros de Índios Isolados Em Terra IndígenaFora de TI Informações5416 Referências2410 Povos Ind. Isolados2601 Área de Atuação das Frentes de Proteção Etnoambiental 29 Terras Indígenas ( índios isolados e recém contatados) ha. 33% do território indígena Cinco Frentes de Proteção Etnoambiental em Região de Fronteira

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados Situação da Proteção Territorial de Povos Indígenas Isolados FPEBAPE NecessáriasBAPE Existente BAPE Fechada ( 2011 a 2014) Awa0502? Envira0502 Guaporé03 0 Madeirinha-Juruena Madeira Purus0201 Médio Xingu0100 Yanomami e Ye’kuana Waimiri Atroari0 100 Uru Eu Wau Wau

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados Situação Localização de Povos Indígenas Isolados FPEEquipe NecessáriaEquipe Existente Awa010 Cuminapanema020 Envira010 Guaporé010 Madeirinha-Juruena020 Madeira Purus0201 Médio Xingu0201 Yanomami e Ye’kuana 010 Waimiri Atroari0 10 Uru Eu Wau Wau registros sem levantamento concluído 27 fora de terra indígena Todos em área de impacto direto ou indireto de algum empreendimento

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados PLOA 2014 Proposta Aprovado PO 0003 Localização e Proteção de Povos Indígena Isolados , ,00 PLOA 2015 Proposta Previsão(MPOG/MJ)- (expansão autorizada) PO 0003 Localização e Proteção de Povos Indígena Isolados , ,00 Proposta da FUNAI para os Projetos de Lei Orçamentárias – PLOA 2104 e 2015 para ação de Localização e Proteção de Povos Indígenas Isolados

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados Obs: 2014 Repasse de outra ação DPT de R$ ,00 / Operação Awá/

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados Que independe da ação da Funai 1. Próprio povo indígena isolado procura estabelecer relação 2. Comunidades do entorno – índios ou não – procuram estabelecer contato Realizado pela FUNAI Quando a situação de vulnerabilidade do povo indígena isolado não pode ser revertida pelo Estado, havendo a necessidade de intervenção para a sobrevivência daquele grupo Contato O que e quem provoca a ação ?

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados Que independe da ação da Funai 1. Próprio povo indígena isolado procura estabelecer relação 2. Comunidades do entorno – índios ou não – procuram estabelecer contato Realizado pela FUNAI Quando a situação de vulnerabilidade do povo indígena isolado não pode ser revertida pelo Estado, havendo a necessidade de intervenção para a sobrevivência daquele grupo Contato O que e quem provoca a ação ?

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados Povos Indígenas com situação de monitoramento/ Contato Terra Indígena Arariboia (MA) ( Invasão do Território, Meio Ambiente degradado) Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo ( MT) ( Invasão Madeireira e grilagem de terras) Vale do Javari (AM) ( Situação Epidêmica – Malária, Hepatites ) Moxihateteu / T.I. Yanomami ( RR/AM) (maior mortalidade infantil do Brasil/ Invasão garimpeira ) Terra Indígena Massaco ( RO) ( Crescimento Populacional dos grupos)

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados Situação Grupo Isolado / Contatado Xinane ( Terra Indígena Kampa e Isolados do Rio Envira ) Expectativa de aldeamento do grupo – de 26 a 60 pessoas Saúde ( agravamento do quadro clínico de baixa complexidade a alta em menos de 48 horas) Dificuldade Logística ( cinco a seis dias de viagem fluvial. Sem aporte aéreo) Ausência de Sistema de Comunicação Eficaz Inexistência de Orçamento Necessário Situação Emergencial

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados AMEAÇAS

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados

Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados Coordenação de Proteção e Localização de Índios Isolados

Diretoria de Proteção Territorial Coordenação Geral de Monitoramento Territorial Proteção e Fiscalização de Terras Indígenas - Dados de eficácia das ações de proteção das terras indígenas para conservação ambiental - Dados contendo serie histórica do orçamento da Funai para proteção das terras indígenas

Diretoria de Proteção Territorial Coordenação Geral de Monitoramento Territorial P roteção ambiental nas terras indígenas  São as menores taxas de desmatamento, se comparadas às demais unidades ambientais protetivas (estaduais ou federais), além de outras áreas públicas e privadas.

Diretoria de Proteção Territorial Coordenação Geral de Monitoramento Territorial P roteção ambiental nas terras indígenas  Redução nas taxas de desmatamento, de acordo com os dados do PPCDAM - Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia, entre , o que demonstra a efetividade da política de proteção territorial da Funai, com monitoramento e vigilância das terras indígenas.  Constância nas estatísticas de redução de desmatamento e atividades ilícitas nas terras indígenas

Diretoria de Proteção Territorial Coordenação Geral de Monitoramento Territorial Dados orçamentários – série histórica  Atualmente, compete ao órgão indigenista a proteção de 645 Terras Indígenas distribuídas por todo o território brasileiro. Contudo, em razão das limitações e do decréscimo orçamentário as ações da Funai ficam prejudicadas e inviabilizam a proteção das terras indígenas em sua totalidade e de forma sistemática.