Corte e dobra de aço Equipamentos. CONFERENCIA Conferencia Verificar se o carregamento condiz com a especificação e se atende aos requisitos estabelecidos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Corte e dobra de aço Equipamentos.
Advertisements

4.0 – Armadura para concreto
Transporte e Manuseio de Cargas - Embalagens -
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
Hidrologia Estatística. Estatística descritiva A curva de permanência Vazões máximas Vazões mínimas.
POTENCIAL ELÉTRICO LEMBRANDO: Bate-estacas – ao levantar o bloco (martelo), está se aplicando uma força (intensidade = peso) que realiza um trabalho, armazenado.
CANTEIRO DE OBRAS.
JOGO “A ESCOLHA DE UM COMANDANTE”. Este jogo foi adaptado de um teste utilizado pela NASA para avaliar a capacidade de superação de seus potenciais candidatos.
Estrutura Organizacional
NR 10 Instalações e serviços em eletricidade
Tempos sintéticos.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS Professora: Ana Elza Dalla Roza Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus Sinop – FACET – Engenharia.
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
CONJUNTO NUMÉRICO Ao agrupamento de elementos com características semelhantes damos o nome de conjunto.Quando estes elementos são números, tais conjuntos.
CRITÉRIO DE CAPACIDADE DE CORRENTE PARA ESCOLHA DE CONDUTORES - Deve-se determinar a demanda das cargas(curvas) – demanda máxima - Há situações em que.
Curso Técnico de Eletromecânica Práticas de Manutenção
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba S.P.D.A. – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas Prof. Vilmair E. Wirmond 2011.
CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA INSTRUTORA: JOSILENE BRAGA
Desafio de Robótica Livre.  Seis equipes com no mínimo três integrantes e no máximo cinco.  Essas seis equipes receberão kits com materiais para realizar.
O que são? Os silos são instalações rurais ou industriais, com a finalidade básica de armazenar, a granel, produto sólido, granular ou pulverulento, possibilitando.
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA EM ZONA RURAL: ESTUDO DE CASO XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
SEPLAN ROTEIRO DE SUGESTÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DE RESTAURANTE POPULAR.
D E C R E T O /2011 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.
TRATAMENTO PRELIMINAR DE ESGOTOS GRADEAMENTO E CAIXA DE AREIA
Acidentes de Trabalho Profª. Michele Barboza.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
Retaguarda – Entrega Parcial. Objetivo: Realizar a Venda de um determinado produto; Baixar a quantidade vendida do Estoque; Cadastrar a Data de Entrega;
Programa de Treinamento
GESTÃO DE MATERIAIS DIRAD Seção de Armazenamento e Distribuição Seção de Armazenamento e Distribuição Serviço de Administração de Materiais Serviço de.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
Aula 2 – Diodo retificador prof: Elói Fonseca
Equação de energia para fluidos ideais
PREVENÇÃO DE ACIDENTE NOS TRABALHOS EM ALTURA
NOSSOS CURSOS Instalador Elétrico Instalador de Pisos e Azulejos Instalador Hidráulico Pintor de Paredes.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
SERRA CIRCULAR OPERAÇÃO SEGURA
Origem "A produção do primeiro trator nacional foi iniciada em 1960, sendo que coube à Ford Motor do Brasil S.A. a apresentação do 1º trator brasileiro,
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
VEICULO DE CARGA URBANO SUSTENTÁVEL LOGÍSTICA REVERSA E GESTÃO DE TRANSPORTES.
DILATAÇÃO. Como já percebemos, muitos termômetros utilizam a dilatação dos materiais para medir a temperatura.
- Orçamento de Produção
Soldagem por Resistência Elétrica
Alvenaria Estrutural.
Bombas.
ELEVADORES DE CARGAS Elaboração: Danilo Miamoto de Campos R.A.:
NR 11 TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Hidráulica.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
TRANSPORTE DE PASSAGEIROS. Características dos Equipamentos ABNT NBR 14022:2009 Acessibilidade condição para utilização, com segurança e autonomia, total.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 20/04/11 TREINAMENTO OPERADOR DE BETONEIRA.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
ESPECIFICAÇÃO DE CONDUTOS ELÉTRICOS
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de portas, esquadrias e carpintaria.
Centro de Treinamento Tigre Unidade Móvel Procedimentos.
Procedimentos Recebimentos de Cargas Planejamento da Armazenagem
Instruções SIMADE – Maio / 2012
Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas
ERGONOMIA Prof.: BLAKE CHARLES DINIZ MARQUES NR 17 – ASPECTOS GERAIS.
Corte e dobra de aço Equipamentos.
Corte e dobra de aço Equipamentos
Transcrição da apresentação:

Corte e dobra de aço Equipamentos

CONFERENCIA

Conferencia Verificar se o carregamento condiz com a especificação e se atende aos requisitos estabelecidos nas NBR’s 7480/96 e 7841/90.

Conferencia Recomenda-se pesar o veículo antes e após o descarregamento, sendo a diferença igual ao peso da carga indicado em nota fiscal.

Estocagem Checar as etiquetas de identificação dos feixes, conferindo diâmetro, formato, dimensões e quantidades.

Estocagem

Estocagem O terreno deve ser plano e a base onde serão depositadas as barras deve impedir o contato do aço com o solo e com impurezas.

Estocagem É interessante, ainda, prever dispositivos que permitam organizar as barras de acordo com o diâmetro. A separação deve se dar em função dos elementos estruturais ou pavimentos de destino.

Estoque

Área de estocagem – recebimento Area de estocagem viva Area para aço cortado Área para aço dobrado  Obs: Lembrar do fluxo operacional

Descarga

Descarregamento Descarregamento Prefira o uso de gruas ou guindastes. As peças devem ser envoltas pelo cabo de aço - sem extremidades soltas - para maior segurança no transporte. Verificar se as barras estão agrupadas em feixes condizentes com a capacidade da grua.

Descarregamento Os feixes devem ser espaçados por pontaletes, permitindo que o cabo que irá envolvê-los seja posicionando com rapidez e segurança.

Corte manual

Corte Corte O sistema de corte deve considerar os materiais a trabalhar e o volume de serviço, considerando os custos dos equipamentos. As bancadas de corte apresentam, em sua maioria, 14 m de comprimento x 0,80 m de largura e 1,05 m de altura. A bancada deve ser posicionada próxima à baia de estocagem.

Corte Os equipamentos mais comuns são a guilhotina (foto), manual, e a serra elétrica policorte, que permite cortar várias barras ao mesmo tempo.

Corte

Antes de se iniciar o corte deve-se realizar um estudo para minimizar sobras. Os equipamentos devem ser escolhidos em função do volume de corte e do tipo de material dedfinido (aço em barras ou telas)

Ferramentas de corte Manuais: Arco de serra, tesoura. Elétricas: policorte, Hidráulicas: utilizadas em centrais de corte e dobra de aço pois seu alto custo só é justificado por um grande volume de aço.

Execução do corte

Dobra de aço

Dobra Dobra Para evitar a ocorrência de fissuração na parte tracionada da barra é necessário respeitar as características do aço empregado, definindo, com base na NBR 6118, o diâmetro do pino principal de dobramento, que varia em função do diâmetro e da classe do aço.

Dobra do aço É interessante iniciar o dobramento no período da tarde, evitando as baixas temperaturas, ou efetuar a dobra vagarosamente.

Dobra

Pinos Os diâmetros dos pinos suporte não devem ser muito pequenos em relação ao diâmetro das barras a serem dobradas, pois as nervuras das barras de aço podem agarrar nos pinos de suporte e travar o processo de dobramento, provocando quebras, trincas e fissuras.

Dobra

Custos Serviço de armação representa aproximadamente 25% do custo da estrutura.

Fonte Revista Téchne (acesso em 30/10/2009) Fim