Medidas de Tendência Central ou de Posição 2- MODA- mo 1.1-Para Dados não Agrupados indica a região das máximas freqüências – que se evidencia – que está.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Medidas de Tendência Central
Advertisements

Separatrizes As separatrizes são medidas de posição que permitem calcularmos valores da variável que dividem ou separam a distribuição em partes iguais.
ALGUMAS MEDIDAS ASSOCIADAS A VARIÁVEIS QUANTITATIVAS
Medidas de Posição Profa. Rossana Fraga Benites.
Conceitos básicos1, aula 4
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Aula 08 Medidas de posição - Prof. Diovani Milhorim
Moda É o valor de maior freqüência em um conjunto de dados.
Mediana É um valor real que separa o rol em duas partes deixando à sua esquerda o mesmo número de elementos que a sua direita. Portanto, a mediana é um.
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
MEDIDAS DE POSIÇÃO MEDIANA
Parte II - Moda e Mediana
Série Geográfica (espaço).
Medidas de Tendência Central e Medidas de Variabilidade
Profa Ms Cristiane Leal M S Ferraz
Tabela de frequência: Consiste num resumo onde é listado as respostas a uma pergunta e o número de vezes que a mesma foi citada. Exemplo: Qual a profissão.
IV - Descrição e Apresentação dos Dados
Vamos conversar sobre … SPSS Aplicado à Pesquisa Acadêmica Antonio Pedro Castro Mota Amanda Reis Silva
Distribuições Contínuas de Probabilidade. Objetivos Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal.
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL MEDIDAS DE DISPERSÃO
MEDIDAS DE POSIÇÃO MÉDIAS MODA MEDIANA QUARTIS PERCENTIS.
Freqüências simples ou absoluta:
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL
ESTATÍSTICA.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
Professor: Jerry A. Domingos
MEDIDAS DE POSIÇÃO Representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal. As medidas de posições.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Formado em Mecânica – UFES / 2001 Formado em Matemática – FANAN / 2012 Inspetor credenciado em automotiva – INMETRO / 2006 Auditor.
Distribuição de Freqüências
onde xi são os valores da variável e n o número de valores.
Distribuição. de freqüência
Funções Financeiras Parte 2. TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)  A Taxa Interna de Retorno (TIR) é outra medida de investimento, porém, diferentemente do.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
Funções Prof. Márcio.
POTENCIAL ELÉTRICO LEMBRANDO: Bate-estacas – ao levantar o bloco (martelo), está se aplicando uma força (intensidade = peso) que realiza um trabalho, armazenado.
OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM METRIAL CONCRETO.
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Análise dos sistemas discretos  Sistemas recursivos.
CONJUNTO NUMÉRICO Ao agrupamento de elementos com características semelhantes damos o nome de conjunto.Quando estes elementos são números, tais conjuntos.
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS.
MEDIDAS DE DISPERSÃO ENEM MEDIDAS DE DISPERSÃO As medidas de dispersão, como o nome sugere, servem para analisar o grau de dispersão dos dados em.
HEP 175 – Bioestatística Prof a Dra. Denise Pimentel Bergamaschi Aula 4 Medidas de tendência central e de posição; medidas de dispersão ou de variabilidade.
Média, Moda e Mediana Prof.: Adeilton Silva..
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 NÚMERO ÍNDICE É uma medida que sintetiza, em uma expressão quantitativa, a variação.
Conjuntos: Não existe uma definição formalizada do que vem a ser um conjunto. O que temos é uma idéia ou uma noção do que vem a ser um conjunto. De uma.
INE5408 Estruturas de Dados Introdução a Árvores - Conceitos - Árvores Binárias - Métodos e algoritmos de percurso - Métodos e algoritmos de balanceamento.
Regressão linear simples Apenas existe uma variável dependente ou Y e uma variável independente ou preditora X Estatística Aplicada - Componente Prática.
RAZÃO A razão consiste no cociente formado por dois números (ou grandezas) diferentes de zero. A “velocidade média”, por exemplo, corresponde à razão entre.
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL - Moda A aproximação das pessoas na área urbana levou ao desejo de imitar: enriquecidos pelo comércio, os burgueses passaram.
Medidas de Posição Continuação: Moda e Mediana. Moda (Mo) Denomina-se Moda o valor que ocorre com maior frequência em uma série de valores. Exemplo: O.
O grau de dispersão de uma amostra em torno da média é: A) desvio médio; B) desvio padrão; C) erro padrão; D) variância; E) coeficiente de variação avaliação.
AULA 4 Aceleração Monitores: Hugo Brito Aluno de Engenharia Eletrônica – 6º Período Natalia Garcia Aluna de Engenharia Civil – 4º Período paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
Matemática Financeira Prof. Elano Diniz. 2 Nomenclatura Capital Inicial Capital Inicial (C 0 ) ou Principal Principal (P) ou Valor Presente Valor Presente.
Medidas de Dispersão (Variância, Desvio-Padrão, Amplitude, Coeficiente de Variação) Estatística Aplicada - Componente Prática.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
Análise de Liquidez 1.5 Índices padrão. Índices padrão Necessidade de comparar com índice padrão Problema: comparar uma empresa com 200 outras Soluções.
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
Lógica de Programação Aula 08 Prof. Marcelo Marcony.
Carlos Aurélio Dilli Gonçalves 2015 unipampa
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
Utiliza-se a MoP para a análise da assimetria
Séries Estatísticas Aula 2. Aula passada Variável Discreta:só assume valores pertencentes ao um conjunto enumerável. (Inteiros) Variável Discreta:só assume.
PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, Estatística Aplicada às Ciências Sociais Sexta Edição Pedro Alberto.
Medidas de Tendência Central Aula 7. Moda É o valor com maior frequência em um conjunto de dados É o valor com maior frequência em um conjunto de dados.
MEDIDAS DE POSIÇÃO MÉDIAS MODA MEDIANA QUARTIS PERCENTIS.
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Transcrição da apresentação:

Medidas de Tendência Central ou de Posição 2- MODA- mo 1.1-Para Dados não Agrupados indica a região das máximas freqüências – que se evidencia – que está na moda 2, 0, 3, 4, 0, 2, 1, 2, 5,1 Rol: 0, 0, 1,1, 2, 2, 2, 3, 4, 5 mo = 2

Agora determine a moda de cada sequência a seguir: 32, 33, 34, 33, 36, 37, 33, 30 1, 2, 0, 3, 4, 0, 2, 1, 2, 5,1 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36

Nºde acidentes Nº de dias Para Dados Agrupados- variável discreta Mo = 1 acidente

Série amodal: não existe moda pois todos os valores da série ocorrem com a mesma frequência Série modal ou unimodal: existe uma única moda Série plurimodal: existem duas ou mais modas na mesma série

2.3-Para Dados Agrupados- variável contínua Denominamos classe modal à classe que possui a maior frequência absoluta, é aquela que contém a moda. Para o cálculo da moda existem três métodos conhecidos. Vamos aplicar um deles, por ser mais preciso: o método das diferenças, através da fórmula:

d1 mo = Li + h d1 + d2 Li – limite inferior da classe que contém a moda d1 – diferença entre a freqüência absoluta da classe modal e a freqüência da classe vizinha anterior à classe modal d2 – diferença entre a freqüência absoluta da classe modal e a freqüência da classe vizinha posterior à classe modal h- amplitude da classe modal

Vamos testar determinando a moda das distribuições abaixo e interpretando o resultado obtido: Classes de notas Nº de alunos 30 | | | | | | |- 1003

Vendas($)Nº de vendedores 0 | | | | |

3-MEDIANA – md. A Mediana é um valor que caracteriza o centro da distribuição de freqüências. Generalizando podemos dizer que a mediana divide o conjunto ordenado de dados em duas partes com igual quantidade de elementos. Assim como na média ao determinarmos a mediana temos que observar a forma de apresentação dos dados.

3.1- Para dados não agrupados Se o conjunto de dados tiver uma quantidade impar de elementos, a mediana é o elemento que estiver no centro da distribuição. Observe os conjunto de dados: 2, 4, 7, 9,11 e complete md =7

Se o conjunto de dados tiver uma quantidade par de elementos, a mediana será a media aritmética dos dados centrais Observe os conjunto de dados: 2, 4, 7, 9, 11,15 md = = 8

3.2-Para dados agrupados – variável discreta também precisaremos verificar se a quantidade do conjuntos de dados é par ou impar Vamos calcular a mediana para os dois casos a seguir

Nº de acidentesNº de dias

Nºde acidentesNº de dias

3.3-Para dados agrupados – variável contínua Classe mediana é aquela que contém a mediana e independente do número de dados ser par ou impar, a forma de cálculo da mediana é dada por:

n/2 – ‘fac md = Li + h fi Li – limite inferior da classe que contém a mediana n/2 –posição da mediana na distribuição de freqüências ‘fac – frequência acumulada da classe vizinha anterior à classe mediana h– amplitude da classe mediana fi – freqüência absoluta

Vamos calcular a Mediana e interpretar o resultado Classes de notasNº de alunos 30 | | | | | | |- 1003

O departamento de RH de uma empresa, tendo em vista o aumento de produtividade de seus vendedores, resolveu, oferecer um prêmio, à metade de seus vendedores mais eficientes. Para isso fez um levantamento de vendas semanais por vendedor:

Vendas($)Nº de vendedores 0 | | | | | A partir de qual volume de vendas o vendedor será premiado?