UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO GETIC 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES FEBRATEL.
Advertisements

Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
C OMISSÃO DE C IÊNCIA, T ECNOLOGIA, I NOVAÇÃO, C OMUNICAÇÃO E I NFORMÁTICA A UDIÊNCIA P ÚBLICA QUALIDADE DE SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL 15 de julho de 2015.
DETI - Marcio Patusco Lana Lobo Abril de 2010 Serviço Celular - Visão Crítica 1 Serviço Celular Visão Crítica Clube de Engenharia Divisão Técnica de Eletrônica.
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Ministério das Comunicações. Telecomunicações e Redes Inteligentes ComandoControleMonitoramento MediçãoAutomaçãoGeração distribuída Necessidade de fluxo.
Portifólio Prof. Ricardo Raele. Prof. Ricardo Raele é um cientista brasileiro, mestre em administração e doutorando em biologia. Começou sua carreira.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Brasília, 09/12/2014.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO GETIC 2016.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Contexto Plano de Gestão Integrada de Pessoas do Sistema Eletrobrás Plano Unificado de Carreira e Remuneração Plano de Avaliação de Desempenho Plano de.
Abordagens financeiras e não financeiras integradas de promoção de Sistemas Produtivos Inovativos Locais - experiências e lições de diferentes regiões.
Sistema de Desenvolvimento da Tecnologia da Informação e Comunicação de PE Mônica Bandeira Gerente do Programa Governo Digital Secretaria Executiva de.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
PLP nº 366/2013 Lista de Serviços – Interesses dos Estados Substitutivo n.º 02 apresentado pelo Dep. Guilherme Campos na CDEIC em
FUST E NOVO SERVIÇO EM REGIME PÚBLICO - COMENTÁRIOS Márcio Wohlers - Assessor Especial Ministério das Comunicações 47 o Painel TELEBRASIL Brasília - 14.
Portabilidade Numérica...  Trabalho sobre métodos de portabilidade numérica, com vários possíveis cenários e a solução adotada pela ANATEL em 2007.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
A Perspectiva de Governo e Políticas Públicas: Políticas Públicas para incentivo à expansão de redes e serviços de telecomunicações São Paulo, 18 de outubro.
CONGRESSO FENAFIM CURITIBA – NOVEMBRO DE 2015 O USO DA TI NA FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA NOVEMBRO
COMUNICAÇÕES EM REDE E CONVERGÊNCIA: VISÃO DO SECTOR POSTAL ANGOLANO Maria Luisa Alves Andrade Presidente do Conselho.
Associação Brasileira das Empresas Prestadoras de Serviços Especializados de Telecomunicações Célio F. Bozola.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES- TELECOM Prof Alexandre Jorge Miziara.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
© CopyRight - Modulo Secutity Solutions Todos os Direitor Reservados © 1 Como Está a Segurança da Informação no Governo do Estado de Minas Gerais.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Quem Sou Grinaldo Lopes de Oliveira Professor Universitário Consultor de Tecnologia Mestre em Redes de Computadores Especialista em Administração de Empresas.
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Atuação do Bandes 17 de julho de 2012 RICARDO TEIXEIRA MENDES Coordenador Núcleo de Microcrédito e Parcerias.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge MBA UNIP 1/14 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação:
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PROF. ELCIO HENRIQUE DOS SANTOS – 2010.
Clube de Engenharia – Grupo Convergência nas Comunicações Maio de 2009 Pontos de discussão para a 1ª Confecom 7. Pontos para discussão nas Conferências.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Clube de Engenharia – Grupo Convergência nas Comunicações Outubro de 2009 Pontos de discussão para a 1ª Confecom Pontos para discussão nas Conferências.
REDES CONVERGENTES FAMA - Redes de Computadores 3º Semestre.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO GETIC Prof Alexandre Jorge.
Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Fundamentos da Administração
Instituto Brasil para Convergência Digital. Cenário Global A evolução científico-tecnológica da sociedade conduz a um cenário de alianças estratégicas.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
Fundamentos da Administração
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Tecnologias Atuais de Redes Apresentação da disciplina Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
Normas Técnicas de Transporte Aéreo de Cargas
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES- TELECOM Prof Alexandre Jorge Miziara.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO GETIC 2016

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara Redes de Telecomunicações em Ambiente Convergente Curitiba-PR – Março /2016

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Apresentação Profº Coordenador da Pós Engenheiro de TELECOM-INATEL 1983; Trabalhou desde 1984 TELECOM (Estatal – Processo de Abertura de Mercado- Privatização) até 2008; Mestrado em Administração Estratégica PUC-PR Consultoria de Empresas; Profº UTFPR - DE desde 12/2009,na Graduação e Coordenador de Pós. Grupo de Pesquisa – COTED-CT / CNPq

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ABORDAGENS INICIAIS PERCEPÇÕES - COMPARTILHAR COM OS ESTUDANTES COM UMA VISÃO DE MERCADO E DESENVOLVER EM EQUIPE ESTUDOS CIENTÍFICOS GRADE DO CURSO DE PÓS MBA ( INTERDISCIPLINAR)

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba REFLEXÕES EMENTA EVOLUI CONTINUAMENTE- APLICAÇÕES ESTUDOS DE CASOS – POR PROJETOS REDES DE TELECOMUNICAÇÕES EM AMBIENTE CONVERGENTE:EVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS x MERCADO E CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA - REGULATÓRIA ;

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba REFLEXÕES IDENTIFICAR CASOS APLICADOS NO MERCADO BRASIL - MUNDO; ENTENDER CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS INTERDISCIPLINARES E SUAS APLICAÇÕES; ESTADO DA ARTE / BIBLIOMETRIA.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ASSOCIAÇÕES NÃO É UMA BUSCA POR CURIOSIDADES – ESTRATÉGIAS MERCADOS COMPLEXOS E COMPETITIVOS; TEORIA DO CAOS- INCERTEZAS; COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, TEORIA DE BARGANHA - PODER DE NEGOCIAÇÃO; INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL/ MULTIAGENTES.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba DIFERENCIAL COMPETITIVO IDENTIFICAR AS NECESSIDADES DE CADA ORGANIZAÇÃO- ESCOLHAS VISANDO CUSTOS x BENEFÍCIOS – FUTURO...

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PROPOSTA PESQUISAS INDIVIDUAIS E EM GRUPOS; EXPOSIÇÃO E DEBATES; USO TECNOLOGIAS /COMPARTILHAR CONHECIMENTO -TI&C; DINÂMICA E ATIVIDADES EM GRUPOS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ATIVIDADES PESQUISAS CONSTANTES ONDE PESQUISAR? METODOLOGIA DE PESQUISA; MAPA CONCEITUAL; BUSCA DE TEMAS RELEVANTES E ATUAIS.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara Ementa -Carga Horária: 30hs / 6 dias de 5 aulas 1º dia de aula : Introdução - Conceitos de Telecomunicações; Composição dos Sistemas de Telecomunicações; 2º dia de aula: Padrões - Tecnologias - Redes - Serviços – Soluções – Aplicações. 3º dia de aula: Conceitos de Convergência: Definição e Características – Cenários – Tendências de Serviços – Mobilidade – Camadas da NGN – 4º dia de aula: Arquitetura da NGN – Arquitetura de Serviços – Gerenciamento da Rede – Segurança – Qualidade Fim a Fim – 5º dia de aula: Plataformas de Serviço – Numeração e Endereçamento – Modelo Funcional – Serviços Multimídia – Interação entre NGN e Ambientes não NGN. 6º dia de aula: SEMINÁRIOS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara Bibliografia: AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Disponível em:. ALBERTI, Antonio M. Disponível em :... INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Disponível em:... SVERZUT, José U. Redes Convergentes-Entenda a evolução das redes de telecomunicações a caminho da convergência. São Paulo: Artliber, TELECO INTELIGÊNCIA EM COMUNICAÇÕES. Disponível em:... TELEBRASIL. Disponível em: < SITES OPERADORAS DE TELECOMUNICAÇÕES QUE ATUAM NO BRASIL E/OU PALESTRAS,ARTIGOS,DISSERTAÇÕES E TESES- PARA DESENVOLVEREM AS ATIVIDADES DE APLICADAS.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara AVALIAÇÃO: Seminários em Grupos apresentados em PPT ; Transformar PPT em Resenhas, Monografias e Artigos Cientifico; Desenvolver questionários de pesquisas.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara GETIC – DISCIPLINAS INTERDISCIPLINARES 1.Serviços em Redes de Computadores e Riscos Digitais 2.Administração e Empreendedorismo 3.Metodologia da Pesquisa 4.Gestão Integrada da Informação na Cadeia de Valor 5.Gestão Empresarial, Arquitetura de Negócios, Modelos e Processos 6.Gestão de Projetos 7.Planejamento Estratégico e Estratégia Alinhada ao Operacional 8.Gestão da Propriedade Intelectual para TIC 9.Governo Eletrônico 10.Redes de Telecomunicações em Ambiente Convergente 11.Gestão do Conhecimento 12.Marketing e Vendas 13.Concorrência na Prestação de Serviços 14.Tópicos Avançados - Novas Tecnologias 15.Gestão da Inovação Tecnológica 16.Economia e Finanças

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba GETIC – DISCIPLINAS INTERDISCIPLINARES 17.Segurança da Informação 18.Serviços para Internet / Negócios Eletrônicos 19.Planejamento Estratégico de TIC 20. Palestras e Seminários – Estudos de Casos Redes de Telecomunicações em Ambiente Convergente Tópicos Avançados - Novas Tecnologias Palestras Monografia

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara GETIC – REFERENCIAL TEÓRICO Estudar todos os tipos de Organizações Estudar a Sociedade ( Individuo) Cultura das Organizações Clima Organizacional Estratégica Deliberada Estratégica Emergente e Lógica Estratégica Alinhada ao Operacional Recursos Tangíveis e Intangíveis Diferenciais e Vantagens Competitivas Inovação e Gestão de Processos Comportamento do Consumidor Gestão do Conhecimento Mercados Competitivos & Cenários Resultados das Organizações – Governança Corporativa Infra Estrutura de Telecomunicações Órgão Regulador Alianças, Parcerias e Fusões de Empresas Avanço rápido das tecnologias de Telecomunicações Serviços Alternativos/Substitutos Mercado Regulador Telecomunicações & Evoluções & Revoluções

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara GETIC – REFERENCIAL TEÓRICO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER O CONTEÚDO DA DISCIPLINA RELACIONAR COM APLICAÇÕES TI&C E TELECOM COM MERCADO COMPLEXO E COMPETITIVO; ORGANIZAÇÕES OPERADORAS ÓRGÃO REGULADOR CONSUMIDORES TECNOLOGIA/INOVAÇÕES RÁPIDAS SERVIÇOS SUBSTITUTOS FORNECEDORES VAMOS SEPARAR EM GRUPOS ( SEMINÁRIOS )!

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Definir necessidades para cada Negócio/Organização

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba GETIC – COM BASE EM REFERENCIAL TEÓRICO ???

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara TECNOLOGIAS & EVOLUÇÕES Para o estudioso Peter Drucker, “a eficiência consiste em fazer certo as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas”; Pensar global mais agir localmente - Planeta 21; Distancia enorme entre a teoria e a prática – Vivência na gestão operacional; Ação e reação simultaneamente- 3ª Lei de Newton.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara 1º dia de aula : -Introdução ; - Conceitos de Telecomunicações; - Composição dos Sistemas de Telecomunicações; - Atividades Aplicadas ( Avaliação 1- Postar Individual)

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara CONSIDERAÇÕES EVOLUÇÕES DEBATES / REFLEXÕES NOVAS DEMANDAS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara CLASSES DAS CENTRAIS TELEFÔNICAS-EVOLUÇÕES CENTRAIS TRÂNSITOS TANDEM = TRÂNSITO CLASSE IV + CLASSE V REDES DE TRANSMISSÃO :COMUNICAÇÕES INTERCONEXÃO PÚBLICA/ INTERESSE COLETETIVA PLANOS ESTRUTURAIS DE TELECOM/REGULADOS x NÃO REGULADOS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba IMPORTANTE TRANSIÇÃO TECNOLÓGICA Protocolos Redes de Cabos de pares metálicos Planos Estruturais de Telecomunicações: Numeração, Encaminhamento, Sinalização, Transmissão, Tarifação e Sincronismo Conversão D/A Conversão IP/ Canal Comum nº 7

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara T TANDEM = TRÂNSITO CLASSE IV E CLASSE V

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba (TELE)COMUNICAÇÕES Site do Órgão Regulador – BRASIL – ANATEL ( CENÁRIOS) Sistema Telefonia Fixa : O Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) é o serviço de telecomunicações que, por meio de transmissão de voz e de outros sinais, destina-se à comunicação entre pontos fixos determinados, utilizando processos de telefonia. São modalidades do Serviço Telefônico Fixo Comutado destinado ao uso do público em geral o serviço local, o serviço de longa distância nacional e o serviço de longa distância internacional.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Sistema de Telefonia Móvel: Serviço Móvel Pessoal (SMP) - é o serviço que permite a comunicação entre celulares ou entre um celular e um telefone fixo. Pela Resolução Tecnicamente, é definido como o serviço de telecomunicações móvel terrestre de interesse coletivo que possibilita a comunicação entre estações móveis e de estações móveis para outras estações (Regulamento do Serviço Móvel Pessoal e Anexo). Serviço Móvel Especializado (SME) - é o serviço que possibilita a comunicação por meio de despacho via radiocomunicação para uma pessoa ou grupos de pessoas previamente definidos. Semelhante ao celular, é tecnicamente definido como o serviço de telecomunicações móvel terrestre de interesse coletivo que utiliza sistema de radiocomunicação, basicamente, para a realização de operações tipo despacho e outras formas de telecomunicações (Regulamento do Serviço Móvel Especializado). Serviço Especial de Radiochamada (SER) - conhecido como bip ou paging, é o serviço que permite o envio de informação/recado de uma central para outro ponto. Tecnicamente é definido como serviço especial de telecomunicações, não aberto à correspondência pública, com características específicas, destinado a transmitir, por qualquer forma de telecomunicação, informações unidirecionais originadas em uma estação de base e endereçadas a receptores móveis, utilizando-se das faixas de radiofrequências de 929 MHz e 931 MHz (Portaria MC 558/1997).

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Sistema de Comunicação de Dados: O Serviço de Comunicação Multimídia é um serviço fixo de telecomunicações de interesse coletivo, prestado em âmbito nacional e internacional, no regime privado, que possibilita a oferta de capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia, utilizando quaisquer meios, a assinantes dentro de uma área de prestação de serviço.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba TV Digital Interativa: Serviço de TV a Cabo Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite (DTH) Serviço Especial de TV por Assinatura (TVA) Outros...

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Internet: O provimento de Serviço de Conexão à Internet - SCI, que é um serviço de valor adicionado conforme definido no artigo 61 da Lei Geral das Telecomunicações - LGT, Lei n° 9.472, de 16 de julho de 1997, independente dos meios e tecnologias utilizados, tais como acesso discado, ADSL, radiofreqüência, cabo, entre outras, deverá estar associado a um serviço de telecomunicações devidamente regulamentado pela Anatel. Os serviços de telecomunicações que dão suporte ao provimento do SCI, por sua vez, só deverão ser explorados por empresas que possuam concessão, permissão ou autorização expedida pela Anatel..Ao contratar um serviço de acesso à internet, há a necessidade de se contratar não apenas o provimento de SCI, mas também um prestador de serviços de telecomunicações que lhe dê suporte. O usuário do serviço de telecomunicações tem a opção de contratar o provedor de serviço de conexão à internet da própria prestadora ou outro que seja por ela habilitado. Empresas que oferecem serviço de banda larga somente podem fazê-lo mediante autorização expedida pela Anatel para explorar o serviço de telecomunicações que irá suportar a conexão, tal como o Serviço de Comunicação Multimídia. Independerá de concessão, permissão ou autorização a atividade de telecomunicações restrita aos limites de uma mesma edificação ou propriedade móvel ou imóvel, conforme previsto no artigo 75 da LGT, exceto quando envolver o uso de radiofreqüência que nesta condição deverá obedecer ao Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita. - Provedor de Acesso à Internet - Provedor de Conteúdos

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba USUÁRIOS DAS TECNOLOGIAS: Ser encontrado em qualquer lugar; Informações em tempo real; Voz dados Imagem ( demanda cada vez maior para altas velocidades de transmissão); Limitação da Infra Estrutura, mas com mais opções ( serviços alternativos /substitutos).

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba TELECOMUNICAÇÕES INTERESSE PÚBLICO E COLETIVO Marco das (Tele)comunicações : 1º, 2º,3º... Negócios Modelados utilizando as Tecnologias Inovadoras Convergentes (Telefonia- Canal Comum nº 7 x NGN IP).

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba COMPETIÇÃO Sistema de Telefonia Fixa Antiga Empresa Telebrás Privatizada ; Espelho e Espelhinho Sistema de Telefonia Móvel – Evoluções Convergências Voz,dados e imagem(Canal Comum e IP)

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba MODELAGEM E GESTÃO DE NEGÓCIOS Arquitetura SOE( Arquitetura Orientado à Serviços) e BPM (Gestão de Processos do Negócio) Portfólio de Serviços Contratação de Serviços Indicadores Técnicos QoS/ QoE

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PARA REFLEXÕES E DEBATES ncia_tecnol%C3%B3gica

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara REFLEXÕES

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara QUAIS SÃO OS “ENTIDADES/ AGENTES” PRESENTES EM NOSSA ABORDAGEM?

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Os objetivos são atributos : Meta Estratégia Competência

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara PESQUISEM ARTIGOS CIENTÍFICOS, APRESENTAÇÕES ANATEL, OPERADORAS E FABRICANTES...

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba FONTES : 1- Pesquise Palestra, Artigo, Dissertação e Tese Sobre os ombros de gigantes

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba MUDANÇAS NOS ÚLTIMOS ANOS : CASO BRASIL PODEM E DEVEM DEBATEREM ENTRE VOCES E COM PROFESSOR!

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba EMENTA x APLICAÇÃO 1- Introdução - Conceitos de Telecomunicações; Composição dos Sistemas de Telecomunicações; 2- Padrões - Tecnologias - Redes - Serviços – Soluções – Aplicações. REDES TELEFONIA TDM NÃO ATENDE AS DEMANDAS DE HOJE CONVERGÊNCIA VOZ DADOS IMAGEM / CUSTOS / AGILIDADES PARA OS CLIENTES – REDES DETERMINISTICAS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Slide: 00/00Especialização GETICAlexandre Jorge Miziara ATIVIDADE 1ª

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Objetivo de todas as Atividades e Avaliações: Provocar uma Reflexão e Debates nos elementos envolvidos, aplicadas às atividades de um gestor de TI&C

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Estratégia: Iniciar e aprofundar uma reflexão pessoal sobre a temática da disciplina a partir dos conteúdos da ementa apresentado pelo professor.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Esboço da 1 ª Atividade: Defina-se uma Empresa Fictícia ( moldes em que vc trabalha ou trabalhou) com suas áreas e relacionamentos para atender objetivo maior de seus negócios, identificando formas de Gestão Tecnologia da Informação e Comunicação Utilizando a Empresa Fictícia escolhida, pesquise com base nas orientações do professor, opções de Sistemas de Telecomunicações junto a Operadoras e/ou Serviços Alternativos a serem especificados para contratação de infra estrutura de Telecomunicações para atender os Sistemas de Gestão de Negócios (podem ser integrados - aplicativos).

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ATIVIDADE 1 PREMISSA DE UMA PESQUISA INDIVIDUAL 1 - DESCREVER BREVEMENTE PARA O ESTUDO DE CASO UMA PERGUNTA DE PESQUISA ( PROBLEMA?)

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba DESENVOLVIMENTO 2 - JUSTIFICATIVAS 3 - DELIMITAÇÕES DO PROBLEMA 4 - OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5 - REPRESENTAR EM DIAGRAMA EM BLOCOS O PROBLEMA DE PESQUISA