Apresentar um modelo de gestão por competências. Descrever as etapas do eixo central, situando o momento da Seleção de Pessoal. Apresentar as competências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Lista Oswaldo Montenegro Composição: Oswaldo Montenegro
Advertisements

Não clique, deixe a transição seguir com a música; vale a pena.
Diretor : Edson José C. de Oliveira PCP : Edna Ap. de Oliveira
Deixe os slides mudarem sozinhos – música com letra
Nura Slides A LISTA Oswaldo Montenegro Clique.
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
A Lista Autor:Oswaldo Montenegro Formatação: Gi Manteli
(Oswaldo Montenegro)‏
gestão por competências
slides/automáticos...aguarde
Especialmente para VOCÊ da minha lista
Faça uma lista de grandes amigos
Concep ç ão e Gestão de Projetos e Processos Educativos a Distância- Mara Regina Lemes De Sordi Faculdade de Educação UNICAMP.
(Espere sem clicar).
A auto mensagem positiva logo de manhã é um estímulo que pode mudar o seu humor, fortalecendo sua autoconfiança e, com este pensamento positivo, você.
Estratégias de Escolha de Diretor de Escola Brasília, 14 de agosto de 2013.
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
Disciplina: Negociação em Gestão Empresarial Carga horária: 45 horas Professora: Eliaura Maria Brito Santos.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações Tamiris Paiva.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
OS SEGREDOS DOS CAMPEÕES BASEADO NO LIVRO DE ROBERTO SHINYASHIKI
O PRAZER EM ATENDER AO CLIENTE
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. PILARES DOOS 7 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.
To aprendendo a conhecer uma pessoa... como posso conhecer uma outra pessoa, Sem antes a conhecê-la? É um processo lento, mas vale a pena conhecer.
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
DICAS PARA UM CASAMENTO FELIZ! O que faz com que alguns casais vivam anos e anos juntos e desfrutem felicidade?
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Por que Deus tem um propósito único e especial para você?
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Cultura Organizacional
Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES Professora: Adriana Paz
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
CHEGA DE MOLEZA E MÃOS À OBRA!!!! COMEÇANDO OU RECOMEÇANDO SEU NEGÓCIO
DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Stefania Lins Giannoni.
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Fundamentando a Prática de Avaliação: Em busca de seu sentido Profa. Dra. Maria de Fátima B. Abdalla
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Dinâmicas de grupo nos processos seletivos Recrutamento e Seleção Profa. Marta Ajej.
Transcrição da apresentação:

Apresentar um modelo de gestão por competências. Descrever as etapas do eixo central, situando o momento da Seleção de Pessoal. Apresentar as competências de suporte mais demandadas pelo mercado.

Identificar e reter talentos. Desenvolver e ampliar o domínio de competências. Fazer valer os investimentos financeiros com pessoas.

Conjunto de ferramentas, instrumentos e processos metodológicos voltados a gestão estratégica de pessoas.

Repertórios de comportamentos que algumas pessoas e/ou organizações dominam e disponibilizam, o que as faz se destacar de outras em contextos específicos. (Claude Levy-Leboyer)

METÁFORA DA ÁRVORE METÁFORA DA ÁRVORE HABILIDADES (copa) ações de entrega. O QUE A PESSOA FAZ COM A COMPETÊNCIA EM QUESTÃO. CONHECIMENTOS (tronco) informações, procedimentos, processos. O QUE A PESSOA SABE SOBRE A COMPETÊNCIA. ATITUDES (raiz) indica o nível de motivação, comprometimento e interesse. COMO A PESSOA SE COMPORTA NA COMPETÊNCIA EM QUESTÃO.

Banco de Competências (Avaliação de Potencial) PIDC Projeto Institucional de Capacitação por Competências Gestão do Desempenho por Competências Certificacão Norma ISO/ Lei Realinhamento do Plano de Carreira e Remuneração

 Seleção: ato ou efeito de selecionar; escolha fundamentada (Aurélio).  Perfil : contorno do rosto de uma pessoa vista de lado; descrição de uma pessoa em traços mais ou menos rápidos (Aurélio). Como verificar o perfil profissional de forma que possamos enxergar mais de um lado da pessoa?

Meta: Desenhar o mapa de competências dos diversos grupos de cargos e funções da empresa de forma a facilitar a definição de perfis.. Metodologias: 1. Entrevistas. 2. Reuniões ou workshop de trabalho com o grupo decisório e detentores das vagas. Estratégia: alinhamento com o negócio, missão, visão, valores, princípios, diretrizes e políticas da organização. Ferramenta: árvore das competências.

Banco de Competências (Avaliação de Potencial)

ESCALA DE EFETIVIDADE 1)Entrevista + Dinâmica de apresentação. 2)Entrevista + Dinâmica + Jogo de Empresa. 3)Entrevista + Inventários + Dinâmica de apresentação + Jogo de Empresa. 4)Entrevista + Testes + Inventários + Seminário presencial com dinâmicas, jogos de empresa com painéis conclusivos + retorno ao candidato (feedback). CRITÉRIOS TEMPO, NATUREZA DA VAGA, CUSTO, RECURSOS

1.VIAJANTE 2.GUERREIRO 3.ARTISTA 4.MENTOR 5.CRÍTICO 6.BUFÃO 7.DESTRUTOR 8.MAGO 9.COERENTE 10.AMANTE

O viajante está aberto ao novo, supera medos e busca resultados. INDICADORES DE COMPETÊNCIAS:  Visão de futuro e boa percepção do todo e da parte.  Superação de medos, capacidade para sair da zona de conforto.  Facilidade para identificar oportunidades e vencer desafios. VALORES: SENSIBILIDADE, ESFORÇO PESSOAL.

O bom guerreiro forma um exército de aliados. Enfrenta desafios com garra e compartilha derrotas e sucessos. CARACTERÍSTICAS DO GUERREIRO: Coragem, lealdade, integridade e disciplina. Capacidade para traçar estratégias (planejamento). Espírito de luta na busca por resultados. Reconhecimento e respeito com os liderados. VALORES: RESPEITO, ÉTICA, PERSEVERANÇA

O artista é reconhecido pelas suas obras primas. Usa a imaginação ( imagem + ação ) e faz acontecer. CARACTERÍSTICAS: Compromisso com a realização e a criação. Percepção de detalhes, contrastes e possibilidades. Capacidade de imaginar, dar vida, transformar idéias em realidade. Obtenção de resultados através de ações inovadoras. VALORES: AMOR, COMPROMETIMENTO

sinergia O mentor tem por princípio ajudar as pessoas de seu time. Nesta missão, ele também aprende com a equipe. CARACTERÍSTICAS: Disponibilidade para ajudar, solicitar e receber ajuda dos que estão à sua volta. Confiança, delegação e trabalho compartilhado. Dedicação a um projeto coletivo. VALORES: UNIDADE, RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, COOPERAÇÃO

A lista O crítico destaca-se pelo auto- conhecimento. Ao reconhecer seu potencial e suas dificuldades, o crítico toma decisões de forma construtiva. CARACTERÍSTICAS: Constante atitude de autoavaliação. Capacidade para fazer avaliações construtivas. Facilidade para mudar de posições, quando percebe enganos. Aprendizado com erros e acertos. VALORES:HONESTIDADE, ÉTICA.

Faça uma lista de grandes amigos, quem você mais via há dez anos atrás, Quantos você ainda vê todo dia? Quantos você já não encontra mais? Faça uma lista dos sonhos que tinha. Quantos você desistiu de sonhar? Quantos amores jurados pra sempre? Quantos você conseguiu preservar? Onde você ainda se reconhece? Na foto passada e no espelho de agora? Hoje é do jeito que achou que seria? Quantos amigos você jogou fora? Quantos mistérios que você sondava? Quantos você conseguiu entender? Quantos segredos que você guardava? Hoje são bobos, ninguém quer saber! Quantas mentiras você condenava? Quantas você teve que cometer? Quantos defeitos sanados com o tempo, eram o melhor que havia em você? Quantas canções que você não cantava, hoje assovia pra sobreviver? Quantas pessoas que você amava, hoje acredita que amam você? (A lista – Osvaldo Montenegro)

O Bufão entra em ação quando surgem dificuldades. Com seu comportamento lúdico minimiza climas tensos e ajuda no relacionamento interpessoal. CARACTERÍSTICAS Bom humor e disposição para brincar. Capacidade para agir de forma lúdica. Facilidade para alegrar o ambiente promovendo um clima propício à produtividade. VALORES: ALEGRIA, CUMPLICIDADE,

O Destrutor é responsável pelo desapego a velhas estruturas. Ajuda as pessoas a dar boas- vindas ao novo. CARACTERÍSTICAS: Capacidade para mudar de padrões. Desapego a crenças obsoletas e máscaras. Superação de medos e revisão de posturas. VALORES: HUMILDADE, DESAPEGO

Você tem uma roupa no armário ou um par de sapatos que não usa a muito tempo? Qual a última vez que reservou um tempo para fazer “absolutamente nada”? Tem um cantinho em sua residência ou no trabalho cheio de “tralhas” que não usa? Guarda alguma mágoa de alguém de seu círculo de convivência?

Nos momentos de pressão e caos presentes no cotidiano, o Mago entra em ação. CARACTERÍSTICAS: Facilidade para fluir com os processos e não se abalar com fatores externos. Facilidade para lidar com situações conflitivas. Capacidade para enxergar além do visível. VALORES: SENSIBILIDADE, HARMONIA, UNIDADE

O coerente é verdadeiro em suas ações. Ele é respeitado por isto e influencia de forma positiva o clima e as relações interpessoais. CARACTERÍSTICAS: Espontaneidade e transparência. Autoconfiança e otimismo. Atitudes coerentes. VALORES: RESPEITO, COERÊNCIA

O personagem amante é aquele que influencia as pessoas nas escolhas assertivas. Estimula o entusiasmo e a paixão pela causa escolhida. Dá brilho ao olhar. CARACTERÍSTICAS: Gosto pelo que faz. Capacidade de transformar problemas em desafios. Satisfação profissional. VALORES: ALEGRIA, RESPEITO.

Tudo é o olhar Não sou um profissional de sucesso! Estarei mentindo dizendo que... consegui chegar lá. Que sou o máximo! Tenho certeza que... este é o meu momento. Sinto dentro de mim que...não sou capaz. Não poderia dizer jamais que... possuo um grande potencial. Pecebo a cada dia que sou um fracasso! E jamais usarei a frase... sou um bom profissional! Tenho que dizer a verdade É assim que eu me vejo... (Baseado no texto de Clarice Lispector )

Tudo é o olhar... Não sou um profissional de sucesso! Estarei mentindo dizendo que...consegui chegar lá. Que sou o máximo! Tenho certeza que... este é o meu momento. Sinto dentro de mim que... não sou capaz! Não poderia dizer jamais que... possuo um grande potencial. Percebo a cada dia que sou um fracasso. E jamais usarei a frase...sou um bom profissional! Tenho que dizer a verdade É assim que eu me vejo...