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Transcrição da apresentação:

Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação

Até o final do século XIX – Mito do Iluminismo Paradigma Positivista ProgressoEvoluçãoDesenvolvimentoIndustrialObjetividadeRacionalidade Primado do sujeito sobre o objeto. Separação/Redução Estrutura Social Fragmentação do trabalho trabalho Especialização Sistema de Ensino Fragmentação das disciplinas Ideologia dos Sistemas Mundo e indivíduos interpretados através de discursos científicos específicos formados em comunidades profissionais

Meados do Século XX - Novo Paradigma Globalização Descobertas das Ciencias Físicas Sociedade Pós Industrial Complexidade Novas formas de compreender Irracionalidadecontradição Teorias de auto organização Teoria do caos caos RealidadeMulti-Cultural Mudança Estrutural Reforma do Ensino Alteração na Estrutura de Poder Necessidade de Visão Holística Interação O paradigma emergente irá romper com os modelos ultrapassados de ensino

Relação entre Estrutura Social e Ensino A mudança social passa pela mudança no ensino Modelos de interpretação da realidade Estrutura de Poder Dimensões Ideológicas Ensino Núcleo de transmissão e construção do conhecimento Influi nas redes de relação social Saber Conhecer os paradigmas que orientam a interpretação Escola Responsável pela formação das elites Autoridade e poder Sujeita a critérios subjetivos: sociaiseconômicospolíticos

Tendências Gerais da Mudança Transnacionalização do capital Sociedade do conhecimento do conhecimento Evolução das comunicações Exigência de novas competências CiênciaArteFilosofiaTradiçãoRazãoEmoçãoSensaçãoIntuição Áreas híbridas de investigação Trabalho em equipe FlexibilidadeVisãoholística Domínio das tecnologias “A universidade é parceira e não única responsável pelo ensino, o qual deve estar inserido no contexto social”

Situação da escola no Brasil Dificuldade de adaptação das estruturas Raízes autoritárias (despolitização) Modelo fragmentado profissionalizante Estagnação do ensino público Democratização pela privatização Aumento do ensino privado Classes menos favorecidasalijadas Preservação da estrutura do poder Oferta de ensino à classe média Elite acesso às melhores escolas A educação se constitui no espaço onde a dominação é simultaneamente reproduzida e contestada

A Busca de Qualidade no Ensino é Ferramenta Fundamental Democratizaçãoequalidade Práticas de ensino adequados ao novo paradigma Flexibilidadeecontrole Formação do corpo docente corpo docente Ação interativa professor - aluno Avaliação adequada ao contexto regional Desenvolvimento de práticas interdisciplinares Construção do quadro teórico na medida da necessidade Projetos integrados de pesquisa Praticas integradoras Os movimentos pedagógicos acompanham as alterações que ocorrem na estrutura de produção e organização da sociedade

Projeto Interdisciplinar Objetivos Específicos Objetivo Geral Mudança na ação educativa -Introdução de novas formas de pensamento -Suporte para mudanças da globalização Desenvolvimento do corpo discente e docente Estabelecer fluxos de comunicação entre as disciplinas Construção do currículo e definição dos conteúdos Desenvolver modelos aplicáveis a cursos de graduação Adequar-se à estrutura administrativa As práticas interdisciplinares podem contribuir para o aprimoramento da sociedade e da demanda por ensino superior no contexto da globalização. Hipótese

Proposta: Desenvolvimento de Projeto Empírico Experimental Demanda do grupo Autonomia na definição dos objetivos Participação do envolvidos Liberdade de opinião Informação dos participantes Negociação com a estrutura formal Registro completo e sistemático das ações Realidade empírica SituaçãodiagnósticoSoluçãoexperiênciaIntervençãoação Açãoplanejada Pesquisaação O desenvolvimento da ciência se dá pela transformação dos princípios que organizam o conhecimento

Etapas do Projeto 1.Etapa Preliminar Busca do reconhecimento institucionalBusca do reconhecimento institucional Definição de normas e procedimentoDefinição de normas e procedimento Elaboração do projeto e programação das atividades pelo coordenadorElaboração do projeto e programação das atividades pelo coordenador Estrutura autoritária e hierarquizadaEstrutura autoritária e hierarquizada Identificação de possíveis colaboradoresIdentificação de possíveis colaboradores A interdisciplinaridade é um movimento de aproximação do conhecimento com a realidade

2. Etapa de Implantação Busca do equilíbrioBusca do equilíbrio Planejamento participativo orientado peloPlanejamento participativo orientado pelocoordenador Estrutura mais democrática e flexívelEstrutura mais democrática e flexível Sedimentação do projetoSedimentação do projeto

3.Etapa de Experimentação Busca de modelos alternativosBusca de modelos alternativos Teste de novos procedimentosTeste de novos procedimentos Planejamento pelos participantes do projetoPlanejamento pelos participantes do projeto Administração das atividades pelo coordenadorAdministração das atividades pelo coordenador Formação de base para expansão do projetoFormação de base para expansão do projeto

4.Etapa de consolidação Busca de disseminação da propostaBusca de disseminação da proposta Criação de metodologia de orientaçãoCriação de metodologia de orientação Teste em outros contextosTeste em outros contextos Verificação da viabilidade da propostaVerificação da viabilidade da proposta Formatação de modelo compatível com a estrutura do cursoFormatação de modelo compatível com a estrutura do curso

A pratica interdisciplinar é necessária no contexto da universidade, e no ensino do turismo em particular para :  o aperfeiçoamento do corpo docente,da estrutura curricular e do conteúdo das disciplinas  o desenvolvimento da prática da pesquisa, dentro de uma ótica integradora, que permite a construção do conhecimento científico adequado à realidade.

 a compreensão da interdependência que se constitui em competência fundamental para atuação no mundo globalizado.  permitir a construção de um conhecimento científico não alienado e fundamentado em sólidas bases éticas.  Incentivar o aprofundamento das relações interpessoais e ampliação dos espaços de interação que permitem trabalhar a complexidade.