AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A história do Saneamento no BRASIL
Advertisements

PLANO DE GESTÃO.
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO RIO GRANDE DO SUL AGERGS 01 de dezembro de 2010.
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
5/ Novembro / 2008 Agencia Regulatória de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo Hugo de Oliveira.
IV Seminário Nacional de Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos A experiência da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS)
Painel: Aspectos destacados
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal)
QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR
44ª Assembleia Nacional da Assemae
Regulação para Entidades sem fins lucrativos:
Rumo à universalização pela via da sustentabilidade Expectativas do setor privado Yves Besse presidente novembro 2008 Celebração do ano internacional do.
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS - CNM X MARCHA A BRASILIA DE DEFESA DOS MUNICÍPIOS Principais aspectos.
Fernando Girardi de Abreu
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
A EFICIÊNCIA NA GESTÃO Regulação, Fiscalização e Cooperação Técnica POLÍTICA DE SANEAMENTO - DESAFIO DO PLANEJAMENTO ITUIUTABA/MG MAR Ç O DE 2013 Marcos.
44ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Carlos Roberto de Oliveira
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Diretora Presidente DAEP
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Newton de Lima Azevedo São Paulo, 02/03/07 WORKOUT ENERGY BUSINESS.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Floriano de Azevedo Marques Neto1 LEI Nº / 2007 PRINCIPAIS ASPECTOS REGULATÓRIOS SEMINÁRIO SANEAMENTO BÁSICO FIESP SÃO PAULO, 01 DE MARÇO DE 2007.
IV Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas O “Apagão” Logístico Impedirá a Retomada do Crescimento? José de Freitas Mascarenhas Presidente.
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM X MARCHA A BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS A gestão financeira.
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
Associação Brasileira de Municípios
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS Centro de Ciências Humanas Letras e Artes Departamento de Geografia Curso de especialização em Gestão.
Prefeitura Municipal de Erechim
Within the Integrated Eco Technologies and Services for a Sustainable Rural Rio de Janeiro Project – INTECRAL Presents: Kristina Kreter Co-Director of.
PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE Iúna
Uma visão estratégica para o desenvolvimento. O Fim do Milagre Econômico Aspectos Institucionais Metas PLANSAB – atuação SANEAGO Planejamento Técnico.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
ATLAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA e ATLAS DESPOLUIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (TRATAMENTO DE ESGOTOS) Subsídios à implementação do Plansab Gisela Forattini.
Desenho e Implementação da Regulação Subnacional: Abrangência, Avanços e Desafios IX Congresso Brasileiro de Regulação Diógenes Mortari Diretor.
5º Encontro de Inovação Cesan A REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO E OS DESAFIOS PARA O SETOR WALDER SURIANI SUPERINTENDENTE DA AESBE Vitória, Julho.
ABAR IX CONGRESSO BRASILEIRO DE REGULAÇÃO AÇÕES DE CAPACITAÇÃO EM SANEAMENTO BÁSICO VISANDO A REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR EMPRESA ESTATAL ESTADUAL.
Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento de Articulação Institucional Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília,
1 / 18 A Experiência das Agências Reguladoras na Regulamentação Técnica dos Serviços de Saneamento Básico no Brasil. Alexandre Caetano da Silva Coordenador.
Uso Racional da Água. Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia - SAAE A SAAE foi criada em 1969, como autarquia, tendo a denominação de Serviço Autônomo.
O Papel das Agências Reguladoras Perante os Planos Municipais de Saneamento Básico Desatualizados.
A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA GESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO Luiz Antonio de Oliveira Junior.
IX CONGRESSO BRASILEIRO DE REGULAÇÃO “ASPECTOS SINGULARES DA REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELAS AUTARQUIAS E OUTROS ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS” DALTO.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Paulo Ferreira Secretário Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília.
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
OS DESAFIOS E OS CAMINHOS PARA A UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO.
CISPAR Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná ORCISPAR Ente Regulador do CISPAR.
CONSÓRCIOS PÚBLICOS COMO INSTÂNCIAS DE REGULAÇÃO EM SANEAMENTO: AGIR Autores: Vanessa Fernanda Schmitt Ana Claudia Hafemann André Domingos Goetzinger.
Ministério do Meio Ambiente
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Saneamento Ambiental: Políticas Integradas com Participação Social 24 a 29 de Maio de 2015 A Situação Atual e Modelos.
O NOVO DESAFIO DA REGULAÇÃO DO SANEAMENTO: OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Débora Faria Fonseca Carlos Roberto de Oliveira Carlos Roberto Belani Gravina Maria.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação:
As atividades de Regulação e a Universalização do Saneamento Subcomissão Especial da Universalização do Saneamento Básico e do Uso Racional da Água da.
Prof. Antonio Carlos A. Lobão. Entidade Reguladora (Decreto 7.217) Art. 31. As atividades administrativas de regulação, inclusive organização, e de fiscalização.
Subcomissão Especial da Universalização do Saneamento Básico e Uso Racional da Água Universalização do Saneamento Básico nos Municípios com até
Regulamentação da Prestação dos Serviços de Saneamento Básico nas Localidades de Pequeno Porte em Jijoca de Jericoacoara Parceira MUNICÍPIO - SISAR Sobral.
AGÊNCIA REGULADORA NOS PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO: UMA VISÃO DA EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO Autor : Caio Barbosa de Carulice (1) Agente Técnico da Agência.
Transcrição da apresentação:

AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ)

LEI FEDERAL Nº /2007 PLANEJAMENTO REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO - AS FUNÇÕES DE PLANEJAMENTO E DE REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO (ÁGUA, ESGOTO, RESÍDUOS E DRENAGEM) SÃO DISTINTAS E DEVEM SER EXERCIDAS DE FORMA AUTÔNOMA. REGULAÇÃO NÃO PODE SER EXERCIDA PRESTADOR - A REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO NÃO PODE SER EXERCIDA POR QUEM ACUMULA A FUNÇÃO DE PRESTADOR DESSES SERVIÇOS. OUTRO ÓRGÃO - É NECESSÁRIA A DESIGNAÇÃO DE OUTRO ÓRGÃO INDEPENDENTE PARA ESSE FIM.

EQUILÍBRIO ENTRE OS SETORES ENVOLVIDOS QUALIDADE DOS SERVIÇOS COM TARIFAS JUSTAS UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS USUÁRIOS PRESTADORES CUMPRIMENTO DOS PLANOS E NORMAS EQUILÍBRIO ECONÔMICO E FINANCEIRO MUNICÍPIOS ENTE REGULADOR

MARCO LEGAL LEGISLAÇÕES OBSERVADSA NA CRIAÇÃO DA AGÊNCIA REGULADORA PCJ: (Art Emenda nº 19/1998) - CONSTITUIÇÃO FEDERAL (Art Emenda nº 19/1998) (Lei dos Consórcios Públicos) - LEI FEDERAL Nº /2005 (Lei dos Consórcios Públicos) (Regulamentação) - DECRETO FEDERAL Nº 6.017/2007 (Regulamentação) (Lei do Saneamento Básico) - LEI FEDERAL Nº /2007 (Lei do Saneamento Básico) (Regulamentação) - DECRETO FEDERAL Nº 7.217/2010 (Regulamentação)

CRIAÇÃO DA AGÊNCIA REGULADORA PCJ A ARES-PCJ É ASSOCIAÇÃO PÚBLICA, CRIADA NA FORMA DE CONSÓRCIO PÚBLICO, COMO PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PÚBLICO INTERNO, DE NATUREZA AUTÁRQUICA, INTEGRANTE DA ADMINSTRAÇÃO INDIRETA DE TODOS OS MUNICÍPIOS CONSORCIADOS. (Regulação e Fiscalização do Saneamento) - CONSÓRCIO PÚBLICO DE MUNICÍPIOS, VISANDO A GESTÃO ASSOCIADA DE SERVIÇOS PÚBLICOS (Regulação e Fiscalização do Saneamento); (Convênio de Cooperação) - ATUAÇÃO REGIONAL INCLUSIVE EM MUNICÍPIOS NÃO CONSORCIADOS (Convênio de Cooperação); (Taxa de Regulação reduzida) - ESCALA ECONÔMICA E SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA, COM CUSTO OPERACIONAL REDUZIDO (Taxa de Regulação reduzida).

MOTIVAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DA ARES-PCJ - NECESSIDADE DE ATENDIMENTO À LEI FEDERAL Nº /2007; - ALTO CUSTO DE ESTRUTURAÇÃO DE ENTE REGULADOR MUNICIPAL; - DESINTERESSE EM ADERIR AO ENTE REGULADOR ESTADUAL; - RESULTADO DO ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E FINANCEIRA REALIZADO PELO CONSÓRCIO PCJ, VISANDO A CRIAÇÃO DE ENTE REGULADOR REGIONAL, NA FORMA DE CONSÓRCIO PÚBLICO.

SUSTENTABILIDADE A ARES-PCJ TEM AS BACIAS HIDROGRÁFICAS PCJ APENAS COMO REFERENCIAL GEOGRÁFICO E ATUA TAMBÉM EM OUTROS MUNICÍPIOS DO ESTADO (EX.: MUNICÍPIOS DO ENTORNO DAS BACIAS PCJ). DESSA FORMA SE OBTÉM ESCALA E SUSTENTABILIDADE TÉCNICA E FINANCEIRA, E TEM UMA REDUÇÃO DE SEU CUSTO OPERACIONAL. A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DA ARES-PCJ SE DÁ ATRAVÉS DA COBRANÇA DA TAXA DE REGULAÇÃO, JUNTO AOS PRESTADORES DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO. - ATÉ 2013: TAXA DE REGULAÇÃO = 0,5% DAS RECEITAS - EM 2014: TAXA DE REGULAÇÃO = 0,4% DAS RECEITAS (-20%) - EM 2015:TAXA DE REGULAÇÃO = 0,3% DAS RECEITAS (-25%)

ÁREA DE ATUAÇÃO

MUNICÍPIOS ASSOCIADOS À ARES-PCJ Águas São Pedro (*)Charqueada (*)JundiaíPiracicabaValinhos AmericanaCordeirópolisLimeiraRafardVinhedo AmparoCorumbataíLouveiraRio Claro AnalândiaCosmópolisMogi MirimRio das PedrasAraraquara (**) ArarasHortolândia (*)Mombuca (*)SaltoCerquiho (**) Artur NogueiraIndaiatubaMonte Alegre do SulSaltinhoItirapina (**) AtibaiaIpeúnaNova OdessaSta. Bárbara d’OesteLeme (**) B. Jesus dos PerdõesIracemápolisPaulínia (*)Sta. Maria Serra (*)Pirassununga (**) CampinasItatiba (*)PedreiraSão PedroTietê (**) CapivariJaguariúnaPiracaia (*)SumaréParaibuna (**) (*) Municípios operados pela Sabesp (**) Município regulados por Convênio de Cooperação

PORTE DOS MUNICÍPIOS REGULADOS (POPULAÇÃO TOTAL = SEADE / 2014) ATÉ 20 MIL HABITANTES = 8 - ATÉ 20 MIL HABITANTES = 8 DE 20 A 50 MIL HABITANTES = 11 - DE 20 A 50 MIL HABITANTES = 11 DE 50 A 100 MIL HABITANTES = 8 - DE 50 A 100 MIL HABITANTES = 8 DE 100 A 200 MIL HABITANTES = 6 - DE 100 A 200 MIL HABITANTES = 6 DE 200 A 300 MIL HABITANTES = 5 - DE 200 A 300 MIL HABITANTES = 5 DE 300 A 400 MIL HABITANTES = 2 - DE 300 A 400 MIL HABITANTES = 2 ACIMA DE 1 MILHÃO DE HABITANTES = 1 - ACIMA DE 1 MILHÃO DE HABITANTES = 1

DIVERSIDADE DE PRESTADORES REGULADOS (ÁGUA E ESGOTO = 49 / RESÍDUOS = 1) - DEPARTAMENTOS MUNICIPAIS ÁGUA E ESGOTO = 11 / ESGOTO = 1 AUTARQUIAS MUNICIPAIS - AUTARQUIAS MUNICIPAIS ÁGUA E ESGOTO = 20 / ÁGUA = 4 EMPRESAS MUNCIPAIS - EMPRESAS MUNCIPAIS ÁGUA E ESGOTO = 2 / ÁGUA = 1 EMPRESA ESTATAL (SABESP) - EMPRESA ESTATAL (SABESP) ÁGUA E ESGOTO = 7 / ÁGUA = 1 EMPRESAS PRIVADAS (CONCESSÃO / PPP) - EMPRESAS PRIVADAS (CONCESSÃO / PPP) ÁGUA E ESGOTO = 3 / ESGOTO = 5 / RESÍDUOS = 1

ÁREA REGULADA E FISCALIZADA

OBJETIVOS DA REGULAÇÃO - ESTABELECER PADRÕES E NORMAS PARA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SANEAMENTO BÁSICO. - GARANTIR O CUMPRIMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO. - PREVENIR E REPRIMIR O ABUSO DO PODER ECONÔMICO. - DEFINIR TARIFAS E OUTROS PREÇOS PÚBLICOS, VISANDO O EQUILÍBRIO ECONÔMICO E FINANCEIRO, EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E A QUALIDADE DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS.

CURSO DE CUSTOS E TARIFAS

OBJETIVOS DA FISCALIZAÇÃO - CONTRIBUIR PARA A EVOLUÇÃO DO SETOR DE SANEAMENTO E, PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DO SERVIÇO OFERECIDO À POPULAÇÃO. - OBSERVAR PADRÕES E INDICADORES DE QUALIDADE. - VERIFICAR MÉTODOS OPERACIONAIS E DE MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS. - PROPÔR METAS PROGRESSIVAS DE EXPANSÃO E DE QUALIDADE.

FORMAS DE FISCALIZAÇÃO - VISITAS PROGRAMADAS E NÃO PROGRAMADAS AOS SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO: DIAGNÓSTICOS INICIAIS NÃO-CONFORMIDADES (RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 48) RECONHECIMENTO DE ATIVOS E INVESTIMENTOS - ACOMPANHAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA E ESGOTO. - MONITORAMENTO DE PRESSÃO NOS SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA. - VERIFICAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DOS SISTEMAS DE BOMBEAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO (VIBRAÇÃO E TERMOGRAFIA)

VISITAS AOS SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO

MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA

MONITORAMENTO DE PRESSÃO NAS REDES

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - TÉRMICA

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - VIBRAÇÃO

DIFICULDADES E SOLUÇÕES 1)COMPREENSÃO QUANTO À IMPORTÂNCIA E OBRIGATORIEDADE DA REGULAÇÃO NO SETOR DO SANEAMENTO. - DIVULGAÇÃO: CARTILHA E CURSO SOBRE REGULAÇÃO. 2) DIFERENTES REALIDADES ECONÔMICAS E SOCIAIS DOS MUNICÍPIOS E DIFERENTES TIPOS E PORTES DOS PRESTADORES. - NORMAS EXEQUÍVEIS.

MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!! Site: Telefone: (19) Ouvidoria: Endereço: Rua Sete de Setembro, Centro Americana/SP