Formação do Contrato Internacional. Introdução: O contrato é um acordo entre duas ou mais partes com fim de : adquirir, resguardar, modificar ou extinguir.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Civil III – Contratos Formação dos Contratos
Advertisements

CONTRATOS ( Lei nº /02) I. Definição : “ Contrato é o acordo de vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação.
PRÁTICAS ABUSIVAS Direito do consumidor.
Formação dos contratos
Gestão de Contratos Aula 1
COMPONENTES: BRENO HEBER MARCO POLO FERNANDO CASQUEIRO FELIPE MAURICIO BARBALHO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE OBRAS TEMA: SUPRIMENTOS:CONTRATAÇÃO.
PROAB 2013 RESPONSABILIDADE CIVIL PROFESSORA: FLAVIA ZEBULUM Aula 1.
Contratos Internacionais
ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Palestra da Pauta Mínima de Atividades - PMA.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
Unidade 1 – Introdução à Logística Definição de Logística Nível de Serviço Qualidade do Serviço Logístico
INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS UMA ANÁLISE DA CONTRATUALÍSTICA CONTEMPORÂNEA RODRIGO TOSCANO DE BRITO Doutor e Mestre em Direito Civil pela PUC-SP Professor.
EMPRESARIAL III Aulas 14 CONTRATOS EMPRESARIAIS.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
NEGÓCIOS PROCESSUAIS Abril de NEGÓCIOS PROCESSUAIS Negócios jurídicos no processo Adequação do rito às questões materiais Flexibilização procedimental.
“O regime especial vem definido nas respectivas leis instituidoras, dizendo respeito, em regra, à maior autonomia em relação à Administração direta; à.
DIREITO EMPRESARIAL Regula as atividades dos empresários (pessoas físicas) e das sociedades empresárias (pessoas jurídicas) no desenvolvimento de suas.
Ponto 3 O CONTRATO DE SOCIEDADE DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
ARBITRAGEM Processo e Procedimento Abril de 2015.
Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS XII Encontro Regional de Controle e Orientação ERCO 2015 Gestão e Fiscalização Contratual.
O Código Civil e a locação como modalidade contratual  há 3 espécies de locação: a) locação de coisas; b) locação de serviços; c) locação de obra ou empreitada.
Proposta do ANDES-SN. ANTECEDENTES PUCRCE E CONSTITUIÇÃO 88.
Modalidades de Licitação: Tomada de Preços. A tomada de preços é uma modalidade de licitação utilizada para contratações que possuam valor compreendido.
“JOGO DE PREÇOS” OU “JOGO DE PLANILHAS” Prática ilegal de se efetivar contratação de proposta de menor PREÇO GLOBAL, mas com grandes disparidades nos PREÇOS.
Edital SENAI SESI de Inovação O SENAI – Departamento Nacional (SENAI-DN) e o SESI – Departamento Nacional (SESI- DN) disponibilizarão até R$ 23,6.
Contratos Conceito: conjunto de regras, para regular declarações de vontades das pessoas (escritas), estabelecendo vinculo jurídico, com o fim de resguardar,
Brunno Carrijo Ministério da Saúde GESTÃO DA FILANTROPIA CEBAS.
Fato, Ato, Relação, Negócio Jurídico Prof. Rafael Mafei.
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
Dever de licitar : Licitar é a regra. A Contratação direta é a exceção (art. 2º Lei 8.666/93 e art. 37, XXI CF/88).
LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Estrutura da aula: 1)Noções sobre o licenciamento 2)Competência para o licenciamento 3) Licenças, prazos para análise e validade.
 Uma boa pesquisa torna-se útil quando seu objetivo, metodologia, resultados e implicações são comunicados de maneira eficiente.  O objetivo da pesquisa.
DIREITO EMPRESARIAL AULA I CONTRATOS MERCANTIS.
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
Carolinne Isabella Dias Gomes e Cristiane Martins de Sousa Nava Castro
Projeto Contratação Eficiente Wilson de Castro Junior Consultor da União Consultor-Geral da União Substituto 29/05/2012.
COMPETÊNCIA NA JUSTIÇA DO TRABALHO I  Introdução e competência material.  O estudo das competências trabalhistas é dividido em quatro ordens: a competência.
DIREITO EMPRESARIAL AULA 4
Operações e Logística Unidade 02 Gestão do processamento do pedido.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
ARBITRAGEM e DIREITO ELETRÔNICO: Possibilidades e Riscos Eduardo Grebler Fecomercio-SP 5 de agosto de 2014 Belo Horizonte.
Engº Eduardo Ulisses Perobelli Chefe do Departamento de Compras.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
FONTES ATORES CENÁRIOS e ATIVIDADE EMPRESÁRIA PROF. WILIAM CARVALHO.
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 19 (R2) Negócios em Conjunto
EMPRESARIAL III Aula 7- Aval.
Cláusulas de Raio em Shopping Centers Luiz A. Esteves (Economista-Chefe do CADE) 20 de outubro de 2015.
 pessoas colectivas, pessoas morais, pessoas jurídicas  crítica da expressão pessoa colectiva: todas as pessoas são singulares; há pessoas ditas colectivas.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças Gerência de Gestão de Contratos Elaborado por Maria Celeste Beirão Simões Gerência de Contratos PASSO A PASSO.
TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTERNACIONAIS
Escada Ponteana A teoria geral dos negócios jurídicos aplica-se aos contratos. O negócio jurídico é uma forma de exercício da autonomia privada. É o direito.
De onde vem o direito? (Fontes do direito) Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 2.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
1. 2 ÁGUA NÃO FATURADA PROGRAMA DE REDUÇÃO DE PERDAS APARENTES MODALIDADE - PERFORMANCE “O contrato de performance é baseado na idéia de remuneração pela.
CIÊNCIA POLITICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
 A negociação é a fase inicial do processo de elaboração dos tratados, dentro a qual as partes discutem e estabelecem os termos do ato internacional.
Art. 297 O réu poderá oferecer, no prazo de quinze (15) dias, em petição escrita, dirigida ao juiz da causa, contestação, exceção e reconvenção. O requerente.
LIMITES AO DIREITO DE PROPRIEDADE: A FUNÇÃO SOCIAL.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: I) Introdução: a) Evolução histórica: b) Distinção com relação aos Estados c) OI versus ONGs: II) Personalidade jurídica:
 Contratos Empresariais o Teoria dos Contratos o Contratos Empresariais.
BENS PÚBLICOS E BENS PRIVADOS
EMPRESARIAL III Aula 5- Endosso.
PREGÃO. PREGÃO: "... como modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns, promovida exclusivamente no âmbito da União (mais outros entes),
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM EVENTOS: EMPRESAS ORGANIZADORAS DE EVENTOS
1 Contratos: Classificação. 2 Classificação: Tipos 1. QUANTO AOS EFEITOS: 1.1. Contratos unilaterais, bilaterais e plurilaterais; 1.2. Contratos gratuitos.
DIREITO INTERNACIONAL Módulo 02. Direito Internacional Público – NOÇÕES PRELIMINARES CONCEITO: “É o conjunto de normas jurídicas que regulam as relações.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL.
Transcrição da apresentação:

Formação do Contrato Internacional

Introdução: O contrato é um acordo entre duas ou mais partes com fim de : adquirir, resguardar, modificar ou extinguir direitos. Será um contrato internacional quando envolver mais de um sistema jurídico.

Fase Pré- Contratual: Divide-se em dois momentos: - Momento Intrínseco: O proponente desperta o desejo de contratar, mas ainda não o exterioriza. - Momento Extrínseco: O proponente expressa a vontade de contratar. Exterioriza-a. Esta é a fase de negociações. (art. 427 Cod. Civil)

No âmbito internacional as propostas tem grande relevância. Deve-se atentar para a determinação específica do proponente. Podem ser dividida em : contratos preparatórios contratos interinos contratos parciais

Preparatórios: Visam somente preparar futuros contratos. Interinos: São a transcrição das negociações ( relações de fundo ). Parciais: Complementam os acordos que são decorrentes das negociações.

Idiomas: Devem estar acordados no preâmbulo dos contratos. Suma importância: evita possíveis problemas de interpretação. Geralmente escolhem se as línguas madres das partes ou um dos idiomas oficiais das Nações Unidas e OMC.

Foro Competente: O foro serve para dirimir os problemas que possam acontecer. Nos contratos internacionais é costume a eleição deste foro. Deve se porém atentar para o limite da lei.

Forum Shopping: “Fórum shopping”: escolha desmotivada de um foro que não possuindo ligação com o contrato só serve para benefício ilícito de uma das partes.

Lei Aplicável: Prevalece a lei contratual para os contratos internacionais.O contrato é omisso quando as partes silenciam sobre o tema. A autonomia da vontade só existe no limite da lei. ( Ordem Pública)

Preâmbulo dos Contratos: Deve apontar todos os itens apresentados nas negociações. Qualificação das Partes.( pessoas físicas e/ou jurídicas) Escolha da Lei : Indica o elemento de conexão a ser utilizado.

Corpo do Contrato : Cláusulas Típicas: Foro Escolhido: “lex fori” : elemento conectivo. Acordo Integral: disposição contratual que estabelece a sua prevalência sobre qualquer outro dispositivo contratual e entendimentos anteriores. Cessão: veda a qualquer das partes ceder ou transmitir a terceiros direitos e deveres decorrentes do contrato. Sem a prévia autorização por escrito da outra parte.

Aditamento: determina todas as modificações e acréscimos do contrato em questão. Sucessores: cláusula que resguarda direitos e obrigações contratuais garantidos pelos sucessores das partes tanto nos benefícios,quanto nas obrigações. Renúncia: cláusula onde o não exercício de um direito não incide em sua renúncia.

Independência das disposições: a invalidade de uma cláusula não invalida as demais. Idioma: no mínimo de duas línguas.Salientando se a prevalente. Notificações: devem ficar esclarecidas no contrato como serão efetuadas as notificações, solicitações,exigências e afins de um contrato.

Ciclo Vital de um Contrato: Formação: fase de negociações e ajuste da vontade. Etapa mais significativa. Esta dividida em : 1. Negociação: proposta contra-proposta aceitação 2. Oferta: proposta definitiva.( manifestação da vontade declarada) 3. Aceitação: negócio jurídico bilateral (acordo entre as partes).

Conclusão: aperfeiçoamento. Execução : consumação.