DO “PAPA DOS LOUCOS” À “CEGUEIRA BRANCA”: A DIFERENÇA REPRESENTADA NA LITERATURA FERNANDA CRISTINA DE SOUZA LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTADORA:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: do conceito
Advertisements

GESTÃO ESCOLAR – PDE 2008 TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA O objeto de.
X CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
A PESQUISA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS À FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Valeria de Oliveiras Silva Margareth de Oliveira Olegário
A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo
Profª. Cejana M. Borges Fonte: Profª. Dra Adriana Leonidas
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I
Literatura Linhas de Pesquisa
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
Faculdade de Educação de Costa Rica
Linguagem, Formação e Aprendizagem
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
O Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental nas Redes de Ensino Público do Município de Tubarão – SC. Ciências Humanas Luiz Alberto.
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
Uma análise metodológica sob a ótica vigotskiana da consciência Autor: Antonio Gregory Rocha Carvalho Co-autoras: Sinara Monique Guimarães Mendonça Karlinne.
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
GESTÃO PARTICIPATIVA: A importância da família na escola
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
CIED I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO Grupo de Estudos do Discurso da Universidade de São Paulo Linguística Textual: LINGUÍSTICA TEXTUAL:
Entre muros: que corpos são estes na sala de aula? Reflexões sobre sujeitos da educação a partir da dança Introdução A partir do PIBID-Dança, encontramos,
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
S EMINÁRIOS DE P ESQUISA II Docentes: Ana Carolina Sartorato Beleza Ana Maria Souza Pinto Claudia Ridel Juzwiak Cristina dos Santos Cardoso de Sá Elke.
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
Prof. Bruno F. Emerich Processo seletivo para a disciplina: “Psicologia Social: instituições e comunidade”.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Viviane Paiva dos Santos – ID
Psicologia e Mitologia Profa. Renata Guimarães de Carvalho
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DA REGIONAL ABEM RJ/ES VALORIZANDO A NARRATIVA DE PROFISSIONAIS NO ENSINO DA RELAÇÃO MÉDICO- PACIENTE: UM EXERCÍCIO PEDAGÓGICO.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Projeto de pesquisa apresentado
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Profª . Deyse Karla de Oliveira Martins
Ginastica Geral na escola: Uma proposta metodológica
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.
Plano de aula cronograma
O que entendemos por teoria e por prática.
 Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA.
Plano de curso História da Educação Brasileira
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO - Universidade Federal do Pará, VIVIANE BARBOSA DOS SANTOS - Universidade Federal do Pará,
O Gênero e a Argumentação nasTradições Discursivas DLCV – Área de Filologia e Língua Portuguesa Letícia Fernandes de Britto Costa Orientadora: Profª Drª.
Prof. Ms. Luiz Fernando Costa.  O conhecimento do contexto histórico geral e específico da área de atuação profissional se mostra importante para uma.
Transcrição da apresentação:

DO “PAPA DOS LOUCOS” À “CEGUEIRA BRANCA”: A DIFERENÇA REPRESENTADA NA LITERATURA FERNANDA CRISTINA DE SOUZA LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTADORA: Profª Rosângela Prieto

PERGUNTA/PROBLEMA DE PESQUISA: A Literatura pode contribuir para A Literatura pode contribuir para a ressignificação da constituição da deficiência e /ou da diferença nos debates atuais da Educação Especial?

OBRAS ESTUDADAS: HUGO, Victor. O Corcunda de Notre- Dame. Rio de Janeiro: Ediouro, HUGO, Victor. O Corcunda de Notre- Dame. Rio de Janeiro: Ediouro, SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

PESQUISAS JÁ PRODUZIDAS E QUE SE APROXIMAM DO TEMA AMARAL, Lígia A. A diferença corporal na Literatura: um convite a “segundas leituras”. IN: SILVA, Shirley (Org.). Educação Especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas: Mercado de Letras, AMARAL, Lígia A. A diferença corporal na Literatura: um convite a “segundas leituras”. IN: SILVA, Shirley (Org.). Educação Especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas: Mercado de Letras, DIFERENÇAS: O OLHAR DE QUINTANA. Maria Alice Alves da Motta (Mestranda PPGEdu/UFMS) – Sônia da Cunha Urt (UFMS – CCHS – PPGEdu).

OBJETIVOS DO PROJETO: Problematizar de que maneira a Literatura pode contribuir para a ressignificação da constituição da deficiência e /ou da diferença no debate da Educação Especial Problematizar de que maneira a Literatura pode contribuir para a ressignificação da constituição da deficiência e /ou da diferença no debate da Educação Especial Discernir se as obras literárias investigadas podem referenciar o entendimento da deficiência e/ou diferença no contexto das propostas da Educação Especial vigentes. Discernir se as obras literárias investigadas podem referenciar o entendimento da deficiência e/ou diferença no contexto das propostas da Educação Especial vigentes.

METODOLOGIA: A metodologia proposta para essa pesquisa é a de caráter bibliográfico e documental. Dessa forma, acontecerá em três etapas complementares: A metodologia proposta para essa pesquisa é a de caráter bibliográfico e documental. Dessa forma, acontecerá em três etapas complementares: 1- A primeira delas refere-se ao estudo e aprofundamento teórico acerca da Literatura 1- A primeira delas refere-se ao estudo e aprofundamento teórico acerca da Literatura 2- A segunda relaciona-se ao estudo do referencial teórico de Vygotsky sobre a perspectiva histórico-cultural de formação do indivíduo. 2- A segunda relaciona-se ao estudo do referencial teórico de Vygotsky sobre a perspectiva histórico-cultural de formação do indivíduo. 3- O terceiro constitui-se no estudo dos documentos oficiais de Educação Especial 3- O terceiro constitui-se no estudo dos documentos oficiais de Educação Especial

BIBLIOGRAFIA: AMARAL, Lígia A. A diferença corporal na Literatura: um convite a “segundas leituras”. IN: SILVA, Shirley (Org.). Educação Especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas: Mercado de Letras, AMARAL, Lígia A. A diferença corporal na Literatura: um convite a “segundas leituras”. IN: SILVA, Shirley (Org.). Educação Especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas: Mercado de Letras, BUENO, José Geraldo. Educação especial brasileira: a integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: EDUC, BUENO, José Geraldo. Educação especial brasileira: a integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: EDUC, CARLO, Marysia M.R. de. Se essa casa fosse nossa... Instituições e processos de imaginação na Educação Especial. São Paulo: Plexus, CARLO, Marysia M.R. de. Se essa casa fosse nossa... Instituições e processos de imaginação na Educação Especial. São Paulo: Plexus, GOFFMAN, Erving. Estigma. Rio de Janeiro: Guanabara, GOFFMAN, Erving. Estigma. Rio de Janeiro: Guanabara, KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Deficiência múltipla e educação no Brasil: discurso e silêncio na história de sujeitos. Campinas: Autores Associados, KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Deficiência múltipla e educação no Brasil: discurso e silêncio na história de sujeitos. Campinas: Autores Associados, HUGO, Victor. O Corcunda de Notre-Dame. Rio de Janeiro: Ediouro, HUGO, Victor. O Corcunda de Notre-Dame. Rio de Janeiro: Ediouro, LEITE, César Donizetti P. Enredos, narrativas e subjetividade: os enredos da cena. Estilos da Clínica, ano 2005, vol. 18. LEITE, César Donizetti P. Enredos, narrativas e subjetividade: os enredos da cena. Estilos da Clínica, ano 2005, vol. 18. MAZZOTA, Marcos J.S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, MAZZOTA, Marcos J.S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, MINAYO, Maria C. de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, MINAYO, Maria C. de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, OLIVEIRA, Marta Khol de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, OLIVEIRA, Marta Khol de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, VIGOTSKI, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, VIGOTSKI, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, _______________. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, _______________. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.