UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
BENCHMARKING.
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Sistema de Informação Gerencial
CONSTRUÇAO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
SISTEMA DE APROPRIAÇAO DE CUSTOS
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
O Cartório dos novos tempos
Planejamento do gerenciamento de riscos
Control Objectives for Information and related Technology
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Abrangência do Planejamento
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
Funções da Administração
A Importância da Educação Continuada
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
DETALHAMENTO SOBRE O CONTROLE DE GESTÃO
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A CGETI - Pesquisa de novas tecnologias. - Melhoria do prazo de atendimento na avaliação dos projetos enviados. - Criação.
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Função da Administração:
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Planejamento Estratégico
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Grupo projeto final D  Sthefane Duarte  João Marcus do Amaral  Marisa Nepomuceno  Caio Fernandes Grupo projeto final.
Capítulo 1 A administração hoje.
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I O estágio supervisionado I constitui-se numa etapa de diagnóstico e reconhecimento da realidade de uma instituição/empresa envolvendo.
Atuação dos agentes de Controle Social
Planejamento de Comunicação
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
Segurança da Informação Nossas ofertas. Quem somos: –Formada por consultores sênior com larga experiência e expertises focadas nas áreas de Tecnologia.
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Material de responsabilidade do professor - PROVOCAÇÕES ESTRATÉGICAS ABASE Resultados do Workshop 2 04 e 05/08/2014 Coordenação: Profa. Maria Elisa Brandão.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS MONOGRAFIA APRESENTADA POR FLÁVIA REGINA ÁLVARES DE LIMA RAMALHO ORIENTADOR: Carlos A. L. Soares, Msc. ANÁLISE DA EFETIVIDADE DA GESTÃO DOS PROCESSOS DE COMPRA: UM ESTUDO DE CASO NO IMMETRO/RJ (Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 1. PROBLEMA 2. METODOLOGIA 3. REFERENCIAL TEÓRICO 3.1 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL 3.2 GESTÃO DA INFORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO AO CONHECIMENTO 3.3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS TIC 3.4 REDUÇÃO DE CUSTOS NA ÁREA PÚBLICA 3.5 FORMAS DE COMPRAR NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 3.6 SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO NAS ENTIDADES PÚBLICAS 3.7 ESTRATÉGIAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 4. CRONOGRAMA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 1. Problema Em uma sociedade marcada por desvios, má administração e ineficiência na aplicação dos recursos públicos, são necessários mecanismos de controle mais eficazes. A falta de priorização do atendimento aos princípios da eficiência, eficácia, economicidade e efetividade, podem fornecer subsídios para estimular a prática de irregularidades na gestão econômica dos recursos públicos. planejamento direção execução controle

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 1. Problema Objetivos da Pesquisa Objetivo Final  Analisar e promover ações e medidas que possam ser adotadas para tornar os processos de compra (aquisição de bens e/ou serviços) mais transparentes, mais ágeis e menos burocráticos Objetivos Intermediários  Definir procedimentos a serem adotados pelos gestores, que irão possibilitar padronização, imparcialidade e agilidade no trâmite dos processos de compra.  Definir o mapeamento para cada tipo de processo de compra institucional.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 1. Problema Objetivos Intermediários (continuação)  Promover e incentivar uma maior integração entre as áreas envolvidas (Gestão por processos).  Propor a utilização de novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) para o aprimoramento do controle interno e da transparência no acompanhamento dos processos de compra.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 1. Problema Delimitação da Pesquisa O assunto é tratado de forma específica, que se mostra como um estudo de caso no Inmetro, onde as Unidades Organizacionais (UO) da Instituição estão envolvidas (gestoras ou unidades de interface). O Semco, responsável pela viabilização das aquisições institucionais, coordena o projeto de aprimoramento da gestão dos processos de compra. MAIOR transparência MENOS burocracia MAIOR agilidade

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 1. Problema Relevância da Pesquisa Este trabalho está sendo elaborado, considerando a constatação da necessidade de implementação de procedimentos adequados e padronizados, além da adoção de controles internos para a gestão efetiva dos processos de compra do Inmetro, a partir de enfoques técnicos e éticos para o controle gerencial nas Unidades Principais (UP) da Instituição.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 2. Metodologia Tipos de Pesquisa (modalidades utilizadas) Quanto aos Fins  A pesquisa é exploratória, na medida em que procurou identificar e extrair o máximo valor do conhecimento organizacional.  Descritiva com investigação explicativa, porque foi considerada a necessidade de descrição e explicação de conceitos teóricos pertinentes ao entendimento da contribuição do conhecimento, justamente, por trabalhar-se com processos de identificação e objetivos específicos bem delimitados.  Prática, pois a pesquisa busca ter uma finalidade prática.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 2. Metodologia Tipos de Pesquisa (modalidades utilizadas) Quanto aos Meios  A Pesquisa-ação e participante, na medida em que o pesquisador analisa através de uma intervenção participativa e realiza a pesquisa no seu ambiente de trabalho.  Bibliográfica, porque foi feita revisão da literatura existente para a fundamentação teórico-metodológica.  Estudo de caso, porque sua aplicação restringiu-se ao Inmetro, e a definição de ações e medidas que possam ser adotadas para tornar os processos de compra mais transparentes, menos burocráticos e mais ágeis.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS O controle da Administração Pública decorre da necessidade de transparência no exercício do poder do Estado, tanto que a Constituição Federal (Brasil, 1988) inclui entre os princípios sensíveis, a prestação de contas dos agentes públicos, de forma a possibilitar a avaliação da gestão. Administração Pública o conjunto de órgãos e pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado. (Maria Di Pietro, 1998) 3. Referencial teórico 3.3 Administração Pública no Brasil

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 3.4. Gestão da Informação e Orientação ao Conhecimento Na sociedade da informação, as estruturas das organizações são modeladas para captar, criar, tratar, disseminar e aplicar informações de maneira efetiva, com o uso intensivo de TIC. A fim de permitir que a organização utilize efetivamente as informações necessárias à sua atuação, faz-se necessário que o tratamento delas esteja alinhado ao planejamento estratégico. É importante que se estabeleça, para a organização, estratégia, princípios e política de informação, que devem estar conectados com a própria organização (sua estratégia de negócios, seus processos administrativos, sua cultura, suas estruturas e seus recursos humanos) e ao ambiente que a cerca (mercado, clientes, fornecedores, concorrentes e as instâncias de regulamentação).

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 3.5. Sistemas de Informação e as TIC “Sistemas de informação são conjuntos complexos que “abrangem as tecnologias, os procedimentos organizacionais, as práticas e as políticas que geram informação, assim como as pessoas que trabalham com essa informação.” (Laudon & Laudon, 1999) “Sistemas de informação eficazes podem ter um impacto enorme na estratégia corporativa e no sucesso organizacional. As empresas em todo o mundo estão desfrutando de maior segurança, melhores serviços, maior eficiência e eficácia, despesas reduzidas e aperfeiçoamento no controle e na tomada de decisões devido aos sistemas de informação” (Stair, 1998)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 3.6. Estratégias na Administração Pública A necessidade de implantar padrões de eficácia na administração pública se constitui o maior desafio aos gestores públicos. É primordial uma postura responsável dos dirigentes, conhecendo a realidade a ser transformada, para, assim, redirecionar rumos, fixar objetivos e conduzir o desenvolvimento, adotando um modelo de desempenho eficaz, para o alcance dos objetivos organizacionais. Cultura Organizacional Motivação Comunicação Organizacional Resistência à Mudanças

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS 4. CRONOGRAMA ETAPAS /MESESJAN/09FEV/09MAR/09ABR/09MAI/09JUN/09JUL/09 DEFINIÇÃO TEMA/ESCOPO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ELABORAÇÃO E ENTREGA DO ANTEPROJETO LEVANTAMENTO, ANÁLISE E SELEÇÃO DAS INFORMAÇÕES ORIENTAÇÃO COM PROFESSOR REDAÇÃO FINAL DA MONOGRAFIA AVALIAÇÃO DA MONOGRAFIA PELO PROFESSOR ORIENTADOR ENTREGA DA MONOGRAFIA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE MONOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS Referências bibliográficas

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS Obrigado!