Caminhos e Descaminhos da Educação: uma reflexão entre a Filosofia e a práxis do educador Caminhos e Descaminhos da Educação: uma reflexão entre a Filosofia e a práxis do educador Educação – Filosofia - Práxis
O maior problema da Educação de ontem e de hoje reside na duvida sobre seus fins: Devem elas (as Instituições de Ensino) afastar-se dos acontecimentos extramuros ou cabe-lhes funcionalmente, intervir nos fenômenos fora da sala de aula?
Uma Instituição de Ensino que renuncia a pretensão do sentido se torna vazia e insignificante O sentido da Educação é introduzir a totalidade da realidade e seu significado ao estudante Para propor ideais e razoes, é necessário que os educadores reconheçam a consistência, o atrativo e a beleza da realidade da busca de sentido
Fique de Olho Não é possível despertar nos estudantes o interesse e o gosto pela vida, pelo saber, pelo conhecimento, pela arte, por uma convivência mais justa. Enfim, por toda a realidade se o próprio educador foi invadido pelo ceticismo e pelo desinteresse. Imagem adaptada de: ljpM/UcpP67gTu4I/AAAAAAAABjo/AGd3LLZzYhQ /s1600/mural_do_blog2.jpg
Fortalecimento da Atuação Docente Paixão pela Ciência, pela Arte, pelo saber que ensina Despertar de novas perguntas, possibilitando novos descobrimentos Relação com a totalidade do real e com seu significado Relação intensa e prazerosa com cada conteúdo particular
“Tenha a coragem de usar o seu próprio entendimento.” Immanuel Kant ( )
Desafios ao Educador na Contemporaneidade Condição Humana Construção do próprio ser Pensamento complexo Alteridade Perspectiva planetária Diversidade Cultural... As incertezas