Caminhos e Descaminhos da Educação: uma reflexão entre a Filosofia e a práxis do educador Caminhos e Descaminhos da Educação: uma reflexão entre a Filosofia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Discutindo práticas em Matemática
Estética é a área da filosofia que estuda racionalmente o belo - aquilo que desperta a emoção estética por meio da contemplação - e o sentimento que ele.
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
Por quê o computador na educação?
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Metodologia de Introdução ao Ensino de Filosofia para Adolescente
Tecnologia e Educação.
Licenciatura em Pedagogia a Distância
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
“ O saber e o fazer docente”
Percepção do Espaço Pela Criança
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
A Filosofia no ensino médio: algumas questões
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
O que é ensinar história?
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
A PEDAGOGIA DA DÚVIDA NUMA SALA DE AULA VIRTUAL INVERTIDA
Luiz Pereira da Silva Júnior Monte Dourado - PA
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Professores apostam no diálogo para conquistar alunos.
Historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima Ceticismo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
Metodologia Científica
DISCIPLINAS Lógicas separadas. Questões políticas separam fronteiras
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Jaciara Nunes Kern Regina Helena da Silva Pereira CURIOSIDADE INFANTIL, UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E INTERESSANTE DE TRABALHAR NAS SÉRIES INICIAIS.
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
Universidade de Caxias do Sul Orientadora: Andréa Schlindwein Steffen
Metodologia de projetos
Tecnologias Digitais em Espaços Educativos. O métodO O Método ( ): grande obra de Morin, organizada em 06 volumes:  A natureza da natureza 
Filosofia Conceitos gerais.
O QUE É TEORIZAR? -É estabelecer uma distância com relação ao sujeito e ao que o rodeia. O distanciamento permite-me ver com clareza a validade e a energia.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul SEMINARIO INTERNACIONAL DA BASE NACIONAL COMUM Base Nacional Comum (BNC): O que podemos apreender.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
Docência universitária: repensando a aula
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Immanuel Kant
Max Weber.
Oficina de Desenvolvimento de Lideranças Facilitadora: Profa. Renata Guimarães de Carvalho.
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Caminhos e Descaminhos da Educação: uma reflexão entre a Filosofia e a práxis do educador Caminhos e Descaminhos da Educação: uma reflexão entre a Filosofia e a práxis do educador Educação – Filosofia - Práxis

O maior problema da Educação de ontem e de hoje reside na duvida sobre seus fins: Devem elas (as Instituições de Ensino) afastar-se dos acontecimentos extramuros ou cabe-lhes funcionalmente, intervir nos fenômenos fora da sala de aula?

Uma Instituição de Ensino que renuncia a pretensão do sentido se torna vazia e insignificante O sentido da Educação é introduzir a totalidade da realidade e seu significado ao estudante Para propor ideais e razoes, é necessário que os educadores reconheçam a consistência, o atrativo e a beleza da realidade da busca de sentido

Fique de Olho Não é possível despertar nos estudantes o interesse e o gosto pela vida, pelo saber, pelo conhecimento, pela arte, por uma convivência mais justa. Enfim, por toda a realidade se o próprio educador foi invadido pelo ceticismo e pelo desinteresse. Imagem adaptada de: ljpM/UcpP67gTu4I/AAAAAAAABjo/AGd3LLZzYhQ /s1600/mural_do_blog2.jpg

Fortalecimento da Atuação Docente Paixão pela Ciência, pela Arte, pelo saber que ensina Despertar de novas perguntas, possibilitando novos descobrimentos Relação com a totalidade do real e com seu significado Relação intensa e prazerosa com cada conteúdo particular

“Tenha a coragem de usar o seu próprio entendimento.” Immanuel Kant ( )

Desafios ao Educador na Contemporaneidade Condição Humana Construção do próprio ser Pensamento complexo Alteridade Perspectiva planetária Diversidade Cultural... As incertezas