IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Produção e Analise de Audiovisuais para a Revista Ciência em Curso Trabalho de Iniciação Cientifica da acadêmica Penélope Oliveira de Bortoli Aluna de.
Advertisements

FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA – INTEGRAL – 46300/500 (2015) (2015) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A)
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
A implantação do Centro Nacional de Pesquisas do Mar IFSC Apresentação: Widomar P. Carpes Jr. Diretor Geral do Campus Itajaí novembro
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
O QUE É FICHAMENTO? É uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
Márcia S. Veronezi Cappellari Orientador: Marcelo S. de Azambuja
Introdução a Pesquisa Científica
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
+ Resultado CPC CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Chamada FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 04/2012 – PPSUS-MS Data da Apresentação: 1.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
Análise de processos interacionais no Espaço Virtual de Aprendizagem da Unisul: estudo de caso com a oferta 2008/1 da disciplina Didática I a partir da.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
ANÁLISE SEMIOLÓGICA DO DIAGNÓSTICO MÉDICO: QUANDO O SILENCIAMENTO SIGNIFICA Campus Tubarão – Medicina – Programa de Ciências da Linguagem REIS, Talita.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300 - (2016) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A) LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Trabalhando com produção textual
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Temas 2016 de Metodologia da Pesquisa Curitiba 01/04/2016.
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Objetivos e Motivação Quando estudei a área de Tradução Audiovisual com ênfase em Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), a presente pesquisadora.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Artigo Científico Francielly Gonçalves dos Santos Francielly Gonçalves dos Santos Nayara Kirie Mendes Alves Nayara Kirie Mendes Alves Neirivaldo Quintão.
REFERÊNCIAS AGRADECIMENTOS 4. CONCLUSÃO 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 2. MATERIAL E MÉTODOS 1. INTRODUÇÃO RESUMO Fabiana de Fátima GIACOMINI 1 ; Ana Paula.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
A Transposição Museográfica da Biodiversidade no Aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais Maurício de Mattos Salgado Orientadora:
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
Introdução a atividade acadêmica
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social – Jornalismo bolsista da Revista Ciência em Curso da Unisul Análise das condições de produção das diferentes áreas do conhecimento para a produção de materiais de divulgação científica Divulgação do Núcleo de Pesquisa LMM Laboratório de Moluscos Marinho - UFSC INTRODUÇÃO Temos um grupo de pesquisa em produção e divulgação do conhecimento científico, registrado no CNPq há mais de dois anos e que compõe uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências da Linguagem da Unisul. O objetivo da revista é o de divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos grupos de pesquisa da Unisul, inicialmente, e posteriormente de outras instituições do sistema Acafe. A posição do sujeito que faz a divulgação, neste caso, não está inscrita no discurso jornalístico, predominantemente, mas sim no discurso acadêmico-científico. Ou seja, o foco recai muito mais no modo de fazer pesquisa, cuja divulgação tem fins educativos, do que nos produtos das pesquisas que gerariam notícia. Nosso objetivo com este projeto é compreender a especificidade do processo de pesquisa de cada uma das áreas de conhecimento (segundo classificação do CNPq). Nossa hipótese inicial é de que cada uma delas tem diferentes condições de produção, o que levaria a uma necessária e diferenciada forma de captação do processo, específica em cada caso. METODOLOGIA Essa pesquisa foi desenvolvida partir da perspectiva teórica e metodológica da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 1969,1975 e ORLANDI 1999, 2003), em que compreendemos as formas de linguagem enquanto discurso, ou seja, como lugar de constituição do sujeito e do sentido, espaço que se constitui na relação entre linguagem, história e política e ideologia. O jornalismo, a ciência e a própria divulgação, assim, são considerados discursos e são constituídos, cada um deles, por suas condições de produção (históricas e político-ideológicas) e por seus sujeitos. Divulgação de Núcleo de Pesquisa LMM “Maricultura como fonte de renda” Produtores – Enseada de Brito CONCLUSÃO Percebemos que as condições de produção não foram definidas levando-se em conta possíveis diferenças consideradas a priori. Ou seja, a equipe de produção não baliza o processo de produção em função da área. A área influenciou o processo de produção na medida em que ofereceu um maior ou menor nível de complexidade. Como exemplo de complexidade, cito uma divulgação feita na área de engenharia elétrica. Por se tratar de uma área mais técnica e abstrata, exigiu da equipe uma pesquisa mais detalhada para que pudessem ser compreendidos os elementos básicos desse tema. Nesse caso, o processo de compreensão da equipe se deu junto com o processo de produção e divulgação, o que determinou o tipo de material, bastante explicativo e centrado em entrevistas. Por outro lado, no caso de uma outra pesquisa, desta vez em artes cênicas, da área de ciências humanas, o processo de produção foi mais criativo, permitindo que a equipe fosse além da mera transposição do discurso técnico, o que marcou o material com características mais lúdicas que demonstram maior interatividade e autoria, uma vez que o próprio funcionamento do objeto da pesquisa, no caso o teatro, é mais lúdico e menos cartesiano. Divulgação de Núcleo de Pesquisa JELARE ALPHA III Fontes de energias renováveis”