L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
sociedade capitalista.
Advertisements

Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
+ Tecnociência Educação e Cultura Isa Beatriz da Cruz Neves - Faculdade de Educação da UFBA -
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
O Projeto Político Pedagógico é...
CONTAG Secretaria de Formação e Organização Sindical Política Nacional de Formação do MSTTR.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
A História, área disciplinar estruturante Porquê? Porque não existe desenvolvimento abrangente e equitativo sem análise crítica da tessitura histórica.
Princípios, Normas e Política de indexação
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
O Sistema e a Contingência Luciano Thomé e Castro.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO LITERÁRIO NOVELA
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Projeto: Vanguardas Europeias
METODOLOGIA DA PESQUISA COMO CONSTRUIR UMA BOA REVISÃO DE LITERATURA
INERRANCIA A FIDEDIGNIDADE DA REVELAÇÃO. INTRODUÇÃO A doutrina da inerrância afirma que a Bíblia é completamente verdadeira em todos os seus ensinos.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Texto de: Nair Yumiko Kobashi. Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Trabalho de Conclusão de Curso. Monografia Meio de produção e divulgação do conhecimento gerado na atividade de pesquisa.
A instrumentalidade no trabalho do assistente social
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Pesquisa na América Latina Com base nos textos disponíveis no Stoa.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Leitura documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Jamile Mileipe Sunamita Iris Costa Saber Ambiental: Do Conhecimento Interdisciplinar ao Diálogo de Saberes PRODEMA - UFPE.
Transcrição da apresentação:

L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro

O QUE É TEORIA ? A teoria é interdisciplinar; A teoria é analítica e especulativa; A teoria é uma crítica ao senso comum; A teoria é reflexiva, “é reflexão sobre a reflexão”. Por tudo isso, a teoria é “intimidadora”, pois questiona verdades naturais e inquestionáveis.

O QUE É TEORIA ? O principal ímpeto da teoria é demonstrar que o que foi pensado ou declarado cultural é na realidade um produto histórico e social. “O demônio da teoria” Os estudos culturais apontam a necessidade de que a teoria saia da abstração e se configure como prática política.

O QUE É LITERATURA E TEM ELA IMPORTÂNCIA? Obra literária e obra não-literária. Conceito de literatura depende muito de onde você se encontra (contexto). Literatura requer princípio de cooperação entre texto e leitor.

5 PONTOS QUE CARACTERIZAM A NATUREZA DA LITERATURA Literatura como a “colocação em primeiro plano” da linguagem (evidência na forma). Literatura como integração da linguagem (forma e conteúdo em conexão). Literatura como ficção. Literatura como objeto estético. Literatura como construção intertextual ou auto- reflexiva. Literatura como instrumento de alienação ideológica e literatura como instrumento de ação e questionamento.

L ITERATURA E E STUDOS C ULTURAIS ( E A TEORIA ) Os estudos culturais ampliaram o corpus dos pesquisadores da área de literatura (telenovelas, cordel, anúncios publicitários, histórias em quadrinhos, movimentos étnicos, homoerotismo, feminismo, tribos urbanas...). A teoria enriqueceu o estudo das obras literárias. Teoria e estudos cultuais andam juntos, pois possuem muitas semelhanças, como a interdisciplinaridade. Assim podemos dizer: teoria é a “teoria” e estudos culturais, a prática.

E STUDOS C ULTURAIS : L ITERATURA “Em sua concepção ampla, o projeto dos estudos culturais é compreender o funcionamento da cultura, particularmente no mundo moderno: como as produções culturais operam e como as identidades culturais são construídas e organizadas, para indivíduos e grupos, num mundo de comunidades diversas e misturadas, de poder do estado, indústrias da mídia e corporações multinacionais”. Estudos culturais abrangem, portanto, os estudos literários como prática específica, mas há desdobramentos...

O RIGENS Estruturalismo francês dos anos 60: “Mitologias” (1957), de Roland Barthes. Objetivo: desmistificar o práticas que parecem naturais à cultura, existe uma construção histórica. Teoria literária marxista inglesa: “Cultura e sociedade” (1958), de Raymond Williams. Objetivos: recuperar a cultura popular e mostrar que a cultura de massa é um imposição ideológica. Exemplo para debate: movimento armorial, Ariano Suassuna.

O UTROS PONTOS Os estudos culturais indagam em que medida somos manipulados pelas formas culturais e em que medida ou de que maneiras somos capazes de usá-las para outros propósitos. Estudos das identidades culturais dos pequenos grupos e dos indivíduos. Estudos culturais surgem dos estudos literários; da aplicação da técnica da análise literária a outros materiais culturais. Dois tópicos relacionam estudos literários e estudos culturais: cânone literário e método de análise de objetos culturais.

O CÂNONE LITERÁRIO Ao estudar objetos não canônicos, os estudos culturais destruirão a literatura? Estudos culturais ampliam o cânone literário. Noção de excelência literária é relativa, muda de acordo com os interesses de quem a determina. O debate em torno do cânone é presente em todos os ambientes acadêmicos da pós-modernidade. Exemplo: XIII Encontro da Abralic.

M ODOS DE ANÁLISE Leituras textuais cerradas: leituras centradas na forma do objeto cultural, muito associada ao trabalho do crítico literário. Nos estudos culturais, o objeto deve ser estudado junto com sua interface social. Assim, os estudos culturais tendem a realizar leitura cerrada mais análise sociopolítica. Os trabalhos oriundos dos estudos culturais devem “fazer a diferença”, ou seja, devem intervir na realidade. Os estudos culturais têm a obrigação de ser radicais.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. Tradução: Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca, 1999.