Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de 2011. Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
Advertisements

Fórum Nacional do CONFAP Apoio a C, T & I no Brasil em parceria com os Estados Resultados e Perspectivas Brasilia, 10 de março de 2016.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Acompanhamento e Monitoramento das Ações Estratégicas do PETI
Atendimento especial a crianças e adolescentes em emergências Gian-Luca Buono, Coordenador Regional de Emergência do UNICEF para a América Latina e Caribe.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO
© 2005, CARE USA. All rights reserved. CARE Brasil Seminário Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades Brasília, 8 de dezembro de 2011.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
PREFEITURA DE SÃO PAULO ASSISTÊNCIA SOCIAL. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal - Piauí -
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
GESPUBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e Prevenção da Obesidade. José Freitas Presidente do FNDE VI Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança.
Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade.
Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semiárido Mineiro.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO PROVINCIAL DO ZAIRE DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Fórum Governamental de Responsabilidade Social – FGRS Oficina sobre a ISO Brasília, 17 de maio de 2012.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
GESTÃO DO PAIF.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Brasília,5 de junho de 2013 XXVI Oficina de Trabalho Interagencial da RIPSA Papel da RIPSA no apoio a produção de indicadores de interesse da saúde e do.
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
MODERNIZAÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA. Atualizar/qualificar os funcionários usando EAD. Estabelecer uma política de TIC para o DF. Implantar o Portal da Transparência.
PROJETO PERISCÓPIO. PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida.
Autores Orientadores Camila Cavalcanti (IGEO), Victor Freitas (GPDES), Richard Gomes (FND), Thiago Barbosa (GPDES ), Guilherme Azeredo (FND), Rafael Paschoa.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 5 de maio de 2009.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Desigualdades na Escolarização Oficina do Observatório da Equidade 3º RELATÓRIO de Observação Ana Lucia Saboia Comitê Técnico do Observatório da Equidade.
PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL Prof.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Ações de Educação Alimentar e Nutricional Educação e Intervenção Nutricional – Profa. Léo.
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
Projeto Territórios Digitais. História; Parcerias; Funcionamento; Público; Sustentabilidade; Projetos; Territórios Digitais;
Fortaleza, Ceará 22 de junho de Concepção Geral Governo assumiu compromisso claro: Superar a Extrema Pobreza até 2014 Linha Oficial de Extrema Pobreza.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
URBACT III REDES DE IMPLEMENTAÇÃO. Principais atividades do NUP  Comunicar sobre o Programa URBACT e informar os potenciais beneficiários  Disseminar.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 14 de abril de 2010.
Transcrição da apresentação:

Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de 2011

Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos de atuação no Brasil  Em 2011, integração da Fundação Telefônica com Instituto Vivo resultou na revisão da estratégia de atuação 2

Fundação Telefônica | Vivo Os focos de atuação Educação e Aprendizagem Desenvolvimento Local Voluntariado Combate ao Trabalho Infantil Comunicação e Geração de Conhecimento 3

Fundação Telefônica | Vivo Como atuamos? Laboratório de inovação social Mobilizar a sociedade para nossas causas Ganho de escala atuando em aliança com o governo e outros agentes 2

Fundação Telefônica | Vivo Nossa história com o SGDCA, uma atuação sistêmica no Estado de São Paulo  1999 – apoio as Redes Municipais de Atenção a Criança e ao Adolescente e projetos de Aplicação de Medidas Sócio-educativas em Meio – Aberto para Adolescentes Autores de Ato Infracional;  Convocatórias Públicas para os CMDCAS  Apoio aos projetos via Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente  2003 – Lançamento do Portal Pró-menino (hoje Rede Pró-menino), primeiro portal voltado para os atores do SGDCA, oferecendo serviços, informações e capacitação;  Educação à Distância  Causos do ECA  2005 – Inclusão do tema “Combate ao Trabalho Infantil” na grade programática da Fundação Telefônica  Conteúdos e projetos específicos no Portal  Apoio a projetos de Combate ao Trabalho Infantil  REDECA  Pernilongo  % de crianças retiradas e prevenidas 4

Fundação Telefônica | Vivo O foco no Combate ao Trabalho Infantil, a atuação em território nacional  “Opacidade” do tema para nossa sociedade  Baixa presença de organizações especializadas no tema  País tem como meta a erradicação das piores formas de trabalho infantil até 2016 e de todas as formas até 2020  Tema é causa da Fundação globalmente: atendimento direto a 280 mil crianças e adolescentes na América Latina (sendo 15 mil no Brasil)  O desafio da atuação em território nacional 4

Fundação Telefônica | Vivo... Os números do Trabalho Infantil no Brasil 4 Total: Norte e Nordeste Políticas menos efetivas, dificuldades frente a extensão e características culturais e climáticas, baixa presença de equipamentos públicos e ONGS PNAD 2011

Fundação Telefônica | Vivo Outros fatores que agravam o problema 4 A principal forma de subsistência de seus habitantes é a agricultura familiar de baixo rendimento Compreende 11 Estados, pequenos municípios (17 mil hab/município, média nacional é de 35 mil hab/município). Concentra 26,5 milhões de pessoas, sendo 11 milhões de crianças e adolescentes A taxa de mortalidade infantil é superior à média nacional em 95% das suas cidades;

Fundação Telefônica | Vivo Apoiar políticas públicas para a erradicação do trabalho infantil  laboratórios de enfrentamento ao trabalho infantil (sudeste – nordeste)  Orientar planejamento, execução, monitoramento e sustentabilidade das estratégias  Criar metodologias de combate ao trabalho infantil replicáveis em outros municípios  Certificar municípios do Nordeste com políticas de enfrentamento ao trabalho infantil Então, nossas estratégias para enfrentar o trabalho infantil são 9 1 1

Fundação Telefônica | Vivo Reduzir o trabalho infantil nas regiões mais afetadas  atendimento direto a crianças e adolescentes no Norte e Nordeste,  Em 2012, atendimento a crianças em Recife (PE) e Inhapi (AL), em parceria com a Visão Mundial  % de Trabalho infantil: > Recife (PE): 46% de pesquisados > Inhapi (AL): 77% de entrevistados  Pará, Piauí, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Vale do Jequitinhonha, com Childfund Brasil, Obra Kolping do Brasil, Aldeias Infantis, IFAN, PLAN, Visão Mundial  Gerar conhecimento e competência para atendimento adequado a crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil nos 16 Estados do NO e NE – contéudos Rede Pró-menino e EAD  Apoiar as Caravanas contra o Trabalho Infantil (do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil) em 16 Estados do Norte e Nordeste Então, nossas estratégias para enfrentar o trabalho infantil são

Fundação Telefônica | Vivo Comprometer toda a sociedade com a causa  Aumentar o conhecimento de públicos de interesse sobre a causa do Trabalho Infantil (Campanhas de Mobilização)  Transformar o Portal Pró-Menino em espaço virtual para encontro e mobilização da sociedade (Rede Pró-Menino) Então, nossas estratégias para enfrentar o trabalho infantil são

Fundação Telefônica | Vivo Mapa de presença territorial das ações de Combate ao Trabalho Infantil N ON SE S CO Legenda : Atender Fortalecer Pp´s Capacitar e Informar Mobilizar e Engajar