Os primeiros estudos sociológicos

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Transcrição da apresentação:

Os primeiros estudos sociológicos Atividade 2 Liberdades individuais e coerção social Os primeiros estudos sociológicos A escola sociológica francesa Émile Durkheim (1858 – 1917) Considerado o fundador da sociologia moderna Desenvolveu um método sociológico de análise Entendia a sociologia como uma ciência racional e objetiva O estudo da sociedade serve de orientação numa possível intervenção na ordem social

A teoria de Émile Durkheim Durkheim considerava que a sociedade precisa de um consenso, que só pode ser estabelecido por crenças absolutas Fato social Tentativa de especificar o objeto de estudo da . sociologia. A apreensão de um fato social passa pela observação . da realidade ( sociedade). Os fatos sociais devem ser considerados como “coisa”. Exterioridade – em relação às consciências . individuais. Coerção Social – pressão exercida pela sociedade . frente as consciências individuais.

Consciência Individual X Consciência Coletiva Essa linha de raciocínio leva-nos a pensar que os indivíduos estão sempre obrigados a respeitar um padrão de comportamento imposto pelas forças coercitivas dos fatos sociais. Consciência Individual X Consciência Coletiva A consciência coletiva só existe em virtude dos sentimentos e crenças presentes nas consciências individuais, mas se distingue desta última, pois evolui segundo suas próprias leis e não é apenas a expressão ou o efeito das consciências individuais. Esta consciência coletiva comporta, de acordo com as características das sociedades, maior ou menor extensão ou força.

Solidariedade Mecânica Solidariedade Orgânica Refere-se a uma sociedade estruturada pela semelhança. Os indivíduos diferem pouco uns dos outros. Membros de uma mesma coletividade, eles se assemelham porque têm sentimentos, valores, crenças em comum. Nessas sociedades a consciência coletiva é mais intensa e abrange a maior parte das consciência individuais. Os indivíduos se reconhecem e se relacionam através de laços de parentesco, de tradição e laços religiosos. Refere-se a uma sociedade estruturada pela diferença. É aquela em que a unidade coerente da coletividade, resulta de uma diferenciação de funções sociais de seus membros. Nessas sociedades observamos um enfraquecimento das imposições determinadas pela consciência coletiva que cobre a esfera da existência. Os indivíduos não se assemelham, são diferentes, através do processo de divisão do trabalho social.

(UEL-PR- 2° fase/10) Leia o texto a seguir: A aluna Geisy Villa Nova Arruda, 20, não poderá mais freqüentar o prédio em que estudava antes do dia 22 de outubro, quando foi perseguida, encurralada, xingada e ameaçada por cerca de 700 alunos, no campus de São Bernardo (de uma Universidade particular), alegadamente por causa do microvestido que trajava. (Adaptado de: Folha de São Paulo. (Universidade particular) decide “exilar” Geisy em outro prédio. Caderno cotidiano, C1, 11 nov. 2009.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Durkheim, é correto afirmar que o acontecimento citado revelou a) a consolidação de uma nova consciência coletiva, de bases amplas, representada pelos alunos da referida instituição. b) o desprezo da consciência coletiva dominante na sociedade em relação aos destinos individuais, no caso, à aluna que foi alvo dos ataques dos estudantes. c) a força da consciência coletiva da sociedade que se impôs aos comportamentos morais desviantes com a finalidade de resgatar a harmonia social, preservando as instituições. d) a presença de um quadro de profunda anomia social e o quanto os valores sociais de decência foram perdidos pela consciência coletiva que se posicionou favoravelmente à estudante. e) o perigo representado pela presença de uma consciência coletiva forte e majoritária atuando como obstáculo para o desenvolvimento da vida social sadia ao impedir que alguns indivíduos defendessem os melhores valores morais.

De acordo com a teoria de Durkheim, é correto afirmar que: (UEL-PR- 2° fase/07) Segundo Émile Durkheim “[...] constitui uma lei da história que a solidariedade mecânica, a qual a princípio é quase única, perca terreno progressiva- mente e que a solidariedade orgânica, pouco a pouco, se torne preponderante”. Fonte: DURKHEIM, É. A Divisão Social do Trabalho, In Os Pensadores. Tradução de Carlos A. B. de Moura. São Paulo: Abril Cultural, 1977, p. 67. Por esta lei, segundo o autor, nas sociedades simples, organizadas em hordas e clãs, prevalece a solidariedade por semelhança, também chamada de solidariedade mecânica. Nas organizações sociais mais complexas, prevalece a solidariedade orgânica, que é aquela que resulta do aprofundamento da especialização profissional. De acordo com a teoria de Durkheim, é correto afirmar que: a) As sociedades tendem a evoluir da solidariedade orgânica para a solidariedade mecânica, em função da multiplicação dos clãs. b) Na situação em que prevalece a solidariedade mecânica, as sociedades não evoluem para a solidariedade orgânica. c) As sociedades tendem a evoluir da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, em função da intensificação da divisão do trabalho. d) Na situação em que prevalece a divisão social do trabalho, as sociedades não desenvolvem formas de solidariedade. e) Na situação em que prevalecem clãs e hordas, as sociedades não desenvolvem formas de solidariedade e, por isso, tendem a desaparecer progressivamente.

(UEL-PR- 2° fase/11) Leia o texto a seguir. “O primeiro beijo é sempre o último”. Assim um informante define, com certa nostalgia, o surgimento de uma nova rotina na prática de “ficar” entre os jovens ao longo da night. “Ficar” é essencialmente beijar, beijar em série, beijar muito. O primeiro beijo, marcado por algo absolutamente fugaz, registro imediato do tátil, desliga-se do que outrora era ritual do enamoramento, prelúdio de uma trajetória sentimental. [...] No campo do afeto e do exercício da sociabilidade, essa mesma noite propicia comportamentos que revelam a transitoriedade, a seriação e o deslocamento afetivo como um novo mecanismo de agrupamento dos jovens. (ALMEIDA, M. I. M. de. Guerreiros da noite - cultura jovem e nomadismo urbano, In Ciência hoje, v. 34, n. 202, p. 28.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociabilidade moderna, considere as afirmativas a seguir. I. As práticas assinaladas entre os jovens identificam-se ao que se definiu como pós-modernidade, isto é, relações fluidas, marcadas pela instantaneidade e por rupturas contínuas com referenciais pré-estabelecidos. II. O comportamento dos jovens que optam pela prática do “ficar” é diferente do estado anômico, analisado por Durkheim, na medida em que as bases da existência social mantêm seu funcionamento normal. III. A vida social moderna, ao individualizar os sujeitos, eliminou a necessidade, entre os jovens, de participar de agrupamentos identitários e de estabelecer vínculos sociais com outras pessoas. IV. A adoção da prática antissocial do “ficar” é fruto de uma juventude sem valores morais, como família, tradição e propriedade privada, presentes desde os primórdios da humanidade. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

(UFPR/10) Por que, para Durkheim um dos requisitos fundamentais para o sociólogo é encarar os fatos sociais como “coisas”?

(UFPR/10) Por que, para Durkheim um dos requisitos fundamentais para o sociólogo é encarar os fatos sociais como “coisas”? O sociólogo deve manter um olhar crítico sobre a sociedade, evitando qualquer tendência de naturalização dos fatos sociais, promovendo um distanciamento entre o sujeito (sociólogo) e o ebjeto de estudo (sociedade). Somente com esta postura de estranhamento, é possível questionar, explicar e influenciar os fatos sociais, assim como propor mudanças e melhorias.

(Ufpr/07) De acordo com a teoria de Durkheim, estabeleça a correspondência entre a forma de sociedade e sua respectiva forma de solidariedade, e explique em que consiste cada uma dessas formas.

(Ufpr/07) De acordo com a teoria de Durkheim, estabeleça a correspondência entre a forma de sociedade e sua respectiva forma de solidariedade, e explique em que consiste cada uma dessas formas. Durkheim relaciona a solidariedade mecânica que predomina nas sociedades simples e tem como base a similitude ou semelhança. Também podemos identificar a solidariedade orgânica que predomina nas sociedades complexas ou desenvolvidas e que se baseia na interdependência entre os indivíduos, gerada pelo processo de divisão social do trabalho.