Objetivos Estratégicos Crescimento: crescimento pela penetração cada vez maior de mercados onde são negociados produtos e/ou serviços que a empresa já.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria e Prática Prof.Ms. Nilson Aguilar
Advertisements

CONCORRÊNCIA.
O Planejamento Estratégico e O Processo de Marketing
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
Fundamentos de Marketing
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
Administração Estratégica
3. ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS
DIFERENCIAIS COMPETITIVOS
Como lidar com a concorrência
Segmentação de mercado
Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
A conquista de Mercados: Planejamento estratégico Orientado para o Mercado Kotler – Capítulo 03.
Análise do Meio Ambiente
Etapas do Planejamento Estratégico
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Planejamento de Campanha – A4
Estratégias do agronegócio
Como avaliar o negócio e definir a (melhor) estratégia de mercado
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Glossário de Marketing
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
SEGMENTAÇÃO Pode ser por Critérios geográficos
Estratégias Competitivas de Marketing
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Administração de Marketing I
1.1. VG Nome da empresa/ VISÃO GERAL VG
Estratégias Empresariais Internacionais
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Administração de Empresas Pessoais
Planejamento Estratégico
Estratégia no nível de negócios
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Marketing Essencial 2a. Edição
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
Estratégia Organizacional
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
Marketing® CEDUP -- Centro de Educação Profissional Diomício Freitas Curso Técnico em Administração Disciplina : Marketing II Conteúdo : Segmentação de.
Diagnóstico Organizacional
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Segmentação e Posicionamento de Mercado
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
Estratégias Competitivas Genéricas
Uma Metodologia para a Analise da Concorrência
Estratégias de Marketing
Estratégia Competitiva
Estratégia Empresarial
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Análise do Ambiente Competitivo
CONCORRÊNCIA.
Poder de negociação dos clientes
Modelos de Estratégias de Crescimento
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Segmentação de Mercado
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Comportamento do Consumidor
Transcrição da apresentação:

Objetivos Estratégicos Crescimento: crescimento pela penetração cada vez maior de mercados onde são negociados produtos e/ou serviços que a empresa já possui e explora. Diversificação: opção pelo crescimento e alteração do Portfolio, com a introdução de produtos e/ou serviços novos.

Estratégias de atuação perante a concorrência ETAPAS Análise do Concorrente: processo de identificar concorrentes-chaves: analisar seus objetivos, forças, fraquezas, estratégias e padrões de reação. Desenvolvimento de Estratégias: desenvolvimento de estratégias competitivas que posicionem fortemente a empresa contra seus concorrentes e que lhe dêem a maior vantagem competitiva possível.

Análise do Concorrente Identificação dos Concorrentes da Empresa Determinação Dos Objetivos dos Concorrentes Identificação das Estratégias dos Concorrentes Seleção de quais Concorrentes Atacar e quais Evitar Estimativa dos Padrões de Reação dos Concorrentes Avaliação das Forças e Fraquezas dos Concorrentes

Análise do Concorrente Identificação dos Concorrentes Concorrentes Atuais Concorrentes Novos / Entrantes Concorrentes Substitutos / Latentes PERIGO: Evitar a “Miopia do Concorrente”. Uma empresa tem mais probabilidade de ser “enterrada” por seus concorrentes latentes do que por seus rivais atuais. Exemplo: Kodak versus Fuji no mercado de filmes fotográficos. Canon e Sony são os concorrentes latentes com as câmeras digitais.

Análise do Concorrente Identificação dos Concorrentes Abordagens Ponto de Vista do Setor: nesta abordagem a Coca-Cola poderia ver a Pepsi, os refrigerantes da AMBEV e os “populares”/ “refrigerecos” como concorrentes. Ponto de Vista do Mercado: nesta abordagem, os consumidores querem “matar” a sede, o que tornaria chás, sucos, águas minerais e outras bebidas concorrentes da Coca-Cola.

Análise do Concorrente Determinação dos Objetivos dos Concorrentes Perguntas a serem respondidas: O que cada concorrente procura no mercado? O que orienta o comportamento dos concorrentes? Rentabilidade atual, crescimento da participação de mercado, fluxo de caixa, liderança tecnológica, liderança de serviços, etc. O conhecimento do conjunto de objetivos de um concorrente revela se o concorrente está satisfeito com sua situação atual e como ele poderia reagir a diferentes ações competitivas.

Análise do Concorrente Identificação das Estratégias dos Concorrentes Quanto mais a estratégia de uma empresa se assemelha à de outra empresa, mais elas concorrem entre si. Na maioria dos setores, os concorrentes podem ser divididos em grupos que perseguem diferentes estratégias. Grupo Estratégico: grupo de empresas dentro de um setor / ramo que segue a mesma estratégia ou uma similar.

Análise do Concorrente Análise das Forças e Fraquezas dos Concorrentes Levantamento de dados sobre os negócios de cada concorrente nos últimos anos. Na maioria das vezes dados secundários. Análise de Valor do Consumidor: que benefícios ele valoriza e como avalia a empresa em contraste com os concorrentes. Levantamento das suposições dos concorrentes. Suposição errada indica oportunidade de ataque ao concorrente.

Análise do Concorrente Estimativa dos Padrões de Reação Objetivos, Estratégias, Forças e Fraquezas, Filosofia de Negócio, Cultura e Crenças Organizacionais podem indicar possíveis padrões de ações e reações dos concorrentes. O profissional de MKT precisa compreen- der profundamente a mentalidade de seus concorrentes, se desejam ser capazes de antecipar os movimentos destes.

Análise do Concorrente Quem Atacar e Quem Evitar Concorrentes Fortes ou Fracos Concorrentes Próximos ou Distantes Concorrentes “bem-comportados” ou “destrutivos”

Estratégias Competitivas Genéricas Michael Porter destaca : Liderança em custo (cost leadership) Diferenciação Foco ou enfoque

Liderança de Custo Controle rígido sobre custos em todas as áreas da empresa: P&D, vendas, produção... Grandes Volumes; Margens reduzidas compensadas pelo volume; Muita eficiência, buscando sempre padrões de excelência;

Liderança de Custo Buscar acesso privilegiado a insumos; Manter elevado market share; Tamanho é decisivo – físico e financeiro.

Diferenciação Imagem de produto ou serviço diferenciado. Não esquecer que diferente não é sinônimo de diferenciado; Criação de lealdade à marca; Margens de lucro elevadas; Custos podem ser altos devido a investimentos em : P&D, design, insumos...

Diferenciação Não associado a market share elevado; Excelência em tecnologia, serviços e distribuição são indispensáveis; Mercado segmentado.

Foco ou Enfoque Usa todos os recursos de segmentação de mercado (todos os critérios); Abre perspectivas para todos os tipos de empresas; Tecnologia da Informação – Banco de dados;

Foco ou Enfoque Não há como se proteger de maneira segura da competição; Devem ser flexíveis e dinâmicas.

Segmentação de Mercado Processo de classificar os clientes em grupos com diferentes necessidades, características ou padrões de comportamento. demográfica (sexo, idade, renda, ocupação, escolaridade, família, religião, etc.); geográfica; por benefícios.

Estratégias Competitivas Genéricas Enfoque Diferenciação Liderança no Custo Total ALVO ESTRATÉGICO VANTAGEM ESTRATÉGICA No Âmbito de todo o Ramo Um Segmento Particular Unicidade Observada Pelo Cliente Posição de Baixo Custo

No Meio Termo Empresas que não conseguem sucesso com nenhuma das estratégias genéricas corre risco de: baixos retornos financeiros; perda de market share; falta de diferenciação de imagem; falta de identidade corporativa.