A Aprovale A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos foi fundada em 15 de fevereiro de 1995 por seis empreendedores vinícolas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A importância das inovações tecnológicas no setor lácteo
Advertisements

O caso do RS e do ASPIL vitivinícola da Serra Gaúcha
AGROINDÚSTRIA E TURISMO RURAL
BNDES e Setor Moveleiro
PROPRIEDADE INTELECTUAL AULA 12 – INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
FICHA TÉCNICA 24ª Festimalha Evento de Moda Malha Tricot
Case Vale dos Vinhedos - Brazil
Elaboração : GETEC2 COOPERADOS 5,762 Milhões Cooperativas Singulares Cooperativas Centrais 81 Federações 76 Confederações 13 OCB UF 27 OCB EMPREGOS.
Cultura Cafeeira e economia brasileira
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
Identidade Digital do Governo Federal. Direcionamentos Barra de Governo Redes Sociais Portal Padrão Instrução Normativa.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
Comissão de Agricultura Senado Federal 13 de novembro de 2014.
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
Venture Capital e Private Equity O Que é ? Modalidade de investimento que envolve participação, através da aquisição de ações ou de outros ativos, em.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL – SÃO JOAQUIM GERÊNCIA DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE – GETCE 1º FESTIVAL REGIONAL.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA Instituto de Ciências da Sociedade – ICS 1.
Associação Brasileira de Sementes e Mudas SISTEMA BRASILEIRO DE SEMENTES E MUDAS Brasília, 08 de agosto de 2013 Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO.
Parque Tecnológico Capital Digital
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
CT&I e a Geração de Riqueza “O Ambiente de apoio a P&D” Lynaldo Cavalcanti Albuquerque Secretário Executivo ABIPTI
Papel do cooperativismo no desenvolvimento local/regional.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
Fundação: junho de 1965 Abrangência: Nacional Representa: empresas Conta com 20 regionais Fundação: novembro de 1967 Abrangência: Estadual Representa:
Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
Câmara dos Deputados Audiência Pública Comissão de Viação e Transportes (CVT) Requerimento nº 171: Novo Marco Regulatório do Setor Ferroviário.
Dicas para elaboração de projetos CT-INFO e Lei de Informática Bruno Lessa Assespro - RJ.
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Ademar Moreira Pires Articulador RECAF/MG Gestor PAA & AE ASMEC/CADRUS Papel da Ater, metas e resultados em Minas Gerais R. E. C. A. F/MG PAA & AE.
IVV, 22 de Janeiro 2014 Sessão de Apresentação Pública do Plano Estratégico e de Investimento Vinhos do Tejo 2014.
DESENVOLVIMENTO RURAL DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO.
Agência de Inovação Inova Unicamp Professor Milton Mori Diretor-executivo da Inova Unicamp 29 de junho de 2015.
/ SEBRAE Indicação Geográfica como ferramenta para o aumento da competitividade de produtores, empresas e regiões.
Atuação do Bandes 17 de julho de 2012 RICARDO TEIXEIRA MENDES Coordenador Núcleo de Microcrédito e Parcerias.
IBGE – Brasil 2010 Indicadores De Desenvolvimento Sustentável Dimensão Econômica.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
EDVAL CARLOS DOS SANTOS FILHO BACHAREL ADMINISTRACAO – UFBA ESPECIALISTA EM ADM PUBLICA ESPECIALISTA EM RECURSOS HUMANOS ESPECIALISTA EM AUDITORIA – UFBA.
Mercado brasileiro de Sistemas Eletrônicos de Segurança Segurança para pequenas e micro empresas - Fecomércio.
Manaus 01/07/05 Financiando a inovação e inovando no financiamento Ene Glória da Silveira.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
A França, pátria do vinho Não é um exagero classificar a França como o melhor país vinícola do mundo. Nenhum país possui tantos vinhos de excepcional.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Curso Técnico em Vitinicultura e Enologia Disciplina: Regiões Vitivínicolas Prof°. Dr. Fábio L. Lenk Letícia Mendes Maria JosédaSilvaValente Rafaela Reis.
Acompanhamento da Implantação de Vinhedo de Origem Européia na Região de Braço do Norte (ART 170 Pesquisa) Ciências Agrárias Lucas Vendramini, Gilmar Pezzopane.
Tecnologia como ferramenta para redução de custos no cartório Luiz Werner
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Criação de Brasília
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
IMPACTO DOS MEGA EVENTOS NA Industria hoteleira brasileira JUNHO 2013.
<cabeçalho> <data/hora> <rodapé>
ECONOMIA e NEGÓCIOS Prof. Glauco Conceitos Básicos.
Carolina Biz – PPGDS/UNESC Adriana Carvalho Pinto Vieira – PPGDS/UNESC Júlio Cesar Zilli – PPGDS/UNESC Kelly Lissandra Bruch - UFRGS.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
O Estado participa das territorialidades rurais uma vez que estimula, em momentos diferentes, os modelos de produção existentes. É o caso dos projetos.
Disciplina: Análise Estrutural do Turismo Prof.ª Dra. Karina Toledo Solha Discentes: Flávia Araújo César Salvador Rodrigues de Lima Vanessa Domingos Duarte.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
“Promover o desenvolvimento sócio-econômico sustentável da região através do estímulo e apoio ao empreendedorismo e à inovação.
Transcrição da apresentação:

A Aprovale A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos foi fundada em 15 de fevereiro de 1995 por seis empreendedores vinícolas.

Motivações do projeto  Evolução qualitativa dos vinhos  Agregar valor aos produtos  Tornar conhecida a região, estimulando o turismo e o crescimento cultural da comunidade  Gerar novas fontes de emprego e a fixação do agricultor a sua terra  Valorização do patrimônio dos agricultores e das empresas

Histórico 1995: Fundação da Aprovale 1997: Início do processo de busca da certificação 2002: Obtenção do registro da Indicação Geográfica pelo INPI 2007: Reconhecimento pelo Comitê de Gestão do Vinho da União Européia 2007: Início da construção do processo em busca da Denominação de Origem 2012: Registro da Denominação de Origem

A Aprovale Hoje a entidade possui em seu quadro de associados:  31 as vinícolas que respondem por 20% dos vinhos finos e 25% dos espumantes nacionais.  Os perfis são variados: há vinícolas familiares, com elaboração limitada e venda exclusiva em seu varejo, como também grandes empresas com presença internacional. E também:  39 associados ligados ao trade de turismo entre hotéis, pousadas, um SPA internacional, restaurantes, cafés, agroindústrias de queijos, geleias, biscoitos, ateliês de arte e artesanato, entre outros.

A Denominação de Origem Vale dos Vinhedos  Primeira DO de vinhos do Brasil  Produção e processamento na região delimitada do Vale dos Vinhedos  Apresenta regras de cultivo e de processamento mais específicas que as estabelecidas para a IP  Busca destacar e valorizar a identidade dos vinhos elaborados no Vale dos Vinhedos

Parceiros na construção da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos Embrapa Uva e Vinho Embrapa Clima Temperado Embrapa Florestas IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho ABE – Associação Brasileira de Enologia UCS – Universidade de Caxias do Sul UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul SEBRAE FAPERGS – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do RS FINEP - Financiadora de Projetos

Resultados obtidos desde a certificação - Valorização das propriedades agrícolas: valorização entre 200% a 500% dependendo da localização e de sua finalidade. - Melhoria do padrão tecnológico: independente do porte, as vinícolas passaram a realizar pesados investimentos em conhecimento, maquinário e tecnologia tanto na parte industrial como na área agrícola. - Maior oferta de empregos: as vinícolas e demais empreendimentos do Vale dos Vinhedos empregam diretamente mais de 1,2 mil pessoas, sem contar as famílias proprietárias. -Atração de novos investidores: novos empreendedores ligados ao turismo e ao setor vinícola passaram a se instalar no roteiro. - Reconhecimento de mercado: os vinhos com a IP Vale dos Vinhedos passaram a ser reconhecidos no mercado como de qualidade diferenciada e, com o reconhecimento da União Européia, têm maior facilidade de ingresso e comercialização no mercado externo.

Muito obrigado! Jaqueline Geremia Coordenadora Administrativa – (54)