Campanha de Conscientização Tema: Doação de sangue pelos homossexuais Beatriz Buzati Isabela Basso Pollyana Rocha Comunicação Digital e Novas Mídias Prof.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDENTIDADE SEXUAL Turma: D3 Alunos: Nátalie – 2067 Yasmine – 2161
Advertisements

Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL é um ramo do Direito Internacional focado na instituição de regras ambientais internacionais com fins de conservação e.
Guia de referência para utilização do autorizador.
CURSO DE REDAÇÃO Professora Priscila Germosgeschi 2015 Tema : O esporte é, de fato, prioridade no Brasil? Confetes e Brilhantina “Mente sã em corpo são”.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
Categoria: Ciências da Saúde | Subcategoria: Saúde Coletiva | nº FEBRACE: 3455 Alunas: Isabela Baquete Prado e Mariane Yoshie Sato Orientador: Prof. Ms.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
“O regime especial vem definido nas respectivas leis instituidoras, dizendo respeito, em regra, à maior autonomia em relação à Administração direta; à.
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
 EVOLUÇÃO LEGISLATIVA  CC 1916  CARATER INSTITUCIONAL  FAMÍLIA PATRIARCAL-HIERARQUIZADA  MATRIMONIALIZADA-HETEROPARENTAL  PATRIMONIALIZADA  INDISSOLÚVEL.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
RAMOS DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
II. O SECRETÁRIO DA MESA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL ENQUANTO MEMBRO DA MESA DO ÓRGÃO DELIBERATIVO MUNICIPAL: MIGUEL RAMOS, Advogado & Consultor Jurídico.
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
Introdução a Pesquisa Científica
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Brasil sem homofobia Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual Giovanna Zimmermann Tamara Nassar.
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
As eleições presidenciais nos Estados Unidos (EUA) acontecem somente em 8 de novembro, mas a campanha eleitoral já está a todo vapor. Desde o início de.
Declaração de Caracas Documento que marca as reformas na atenção à saúde mental nas Américas. ESUDA, 12 de maio de 2014 Rossana Rameh
Prof. Guilherme Calmon Nogueira da Gama
ÉTICA E MORAL
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
F ONTES DO D IREITO P ENAL Prof. M.e. Leonardo Rodrigues de Souza.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA SECRETARIA DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA NASF – NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA CAMPANHA PELA BUSCA DE DOADORES.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Equipe: Nome dos Estudantes TÍTULO DO TRABALHO CIDADE.
OUVIDORIAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: Instrumento de Participação Popular na Gestão dos Serviços de Saneamento Básico. Autor: Vitor Zanella Junior Coautora:
Por que Deus tem um propósito único e especial para você?
DIREITO AMBIENTAL CAROLINNE FERNÁNDEZ DIREITO AMBIENTAL.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOS.
Desafio das turmas numerosas Profa. Jossana Ferreira e Prof. José Josemar.
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
Anabolizantes “Corpo e Aparência 2”. Refletir sobre o corpo e a aparência no contexto contemporâneo da juventude. Refletir sobre o conceito de esteróide.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
Objetivos e Motivação Quando estudei a área de Tradução Audiovisual com ênfase em Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), a presente pesquisadora.
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
De onde vem o direito? (Fontes do direito) Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 2.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Indicadores de Saúde Conceito
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Retomada dos Serviços Municipais Concedidos Marlon do Nascimento Barbosa Advogado e Tecnólogo em Gestão Pública Poços.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Noções Preliminares sobre o Direito Penitenciário
CURSO DE DINÂMICA PARA LÍDERES FICHA DE INSCRIÇÃO – Favor preencher com letra legível Nome: ________________________________________________________Data.
Ética Profissional e Relações Sociais Profª Márcia Luci.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
TEM MULHER QUE GOSTA #sóquen ão. CONCEITO Tem Mulher que Gosta #sóquenão é uma campanha de comunicação que tem por preceito básico a CONSCIENTIZAÇÃO sobre.
Normas Técnicas de Transporte Aéreo de Cargas
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
01. Por que o profeta Jeremias deveria pregar não apenas por palavras mas também por meio de representações? De que forma o seu ministério se aplica a.
Transcrição da apresentação:

Campanha de Conscientização Tema: Doação de sangue pelos homossexuais Beatriz Buzati Isabela Basso Pollyana Rocha Comunicação Digital e Novas Mídias Prof. Dr. Artur Matuck Novembro

Fundamentação Jurídica Segundo a PORTARIA MS 1.353/2011 da Legislação que estabelece as seguintes regras para doação de sangue: Art. 1º: Aprovar, na forma do Anexo a esta Portaria, o Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos. § 5º A orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria.

Seção II - Da Doação de Sangue Art. 34. Para a seleção de doadores, devem ser adotados medidas e critérios que visem à proteção do receptor. § 11. Em situações de risco acrescido vivenciadas pelos candidatos, devem ser observados os seguintes critérios: IV – Considerar inapto temporário por 12 meses o candidato que tenha sido exposto a qualquer uma das situações abaixo nos últimos 12 meses: d) homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes;

Fundamentação ética Diante do problema enfrentando para doar sangue, muitos homossexuais encontram uma única alternativa para conseguir realizar a doação, eles omitem a informação de que são homossexuais. Omitir a informação não configura nenhum crime, mas a questão se torna ética quando o individuo é socialmente obrigado a omitir sua orientação sexual. Ocorre um desrespeito com a sua dignidade, já que ele acaba tendo que esconder quem é na realidade. Além da falta de respeito, encontramos, também, o preconceito e a discriminação “mascarados”.

Fundamentação histórica 2006: Fundada a primeira igreja voltada predominante para o público gay. 2008: A cirurgia para mudança de sexo passou a poder ser feita em hospitais públicos. 2010: Os transexuais passaram a poder usar seu nome social (como preferem ser chamados) em cadastros dos órgãos em que trabalham, crachás de identificação, no endereço de servidor e na lista de ramais do órgão. 2013: O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma resolução que obriga os cartórios de todo o País a converterem uniões estáveis homoafetivas em casamentos civis.

Fundamentação histórica Percebemos que os homossexuais, com o decorrer da história e através de uma batalha que ainda é travada todos os dias, começam cada vez mais a ser percebido como igual pela parcela da população que resiste a essa verdade. Esse é outro motivo importante para que o homossexual tenha o direito de doar sangue assim como qualquer heterossexual, porque, além de isso ser uma representação do preconceito de nossa sociedade, contribui para que as pessoas cada vez mais sejam tratadas como iguais.

Fundamentação teórica Como o tema da campanha é algo atual e que está em constante debate pela sociedade, não há uma fundamentação teórica concreta ainda. O que se encontra são alguns autores autônomos que estruturam o problema e argumentam sobre porque os homossexuais devem ter o direito de doar sangue.

Contra argumentação Pessoas que argumentam contra a doação de sangue dos homossexuais costumam dizer que é porque a probabilidade de um homem que se relaciona sexualmente com outro homem ter AIDS é maior do que a de um homem que se relaciona sexualmente com uma mulher. O que ocorre é que, através do sexo anal, devido a quantidade de vasos sanguíneos existentes na região anal, a contração de DSTs é maior. Isso não justifica a proibição, já que um heterossexual tem que passar por exames de sangue para checar se ele não tem DSTs, enquanto o homossexual não pode nem passar por essa triagem pela suposição de que ele tem AIDS, o que, nos dias de hoje, é um absurdo.

Desenvolvimento da Campanha de Comunicação

Seu preconceito custa uma vida O slogan busca transmitir a ideia de que o que salva vidas é o sangue, independente de sua “origem”. Ou seja, não importam as escolhas pessoais que cada doador fez em sua vida. A partir do momento em que são feitos os devidos exames (os mesmos à que são submetidos os heterossexuais), indivíduos homoafetivos devem ser considerados doadores assim como qualquer outro cidadão. O fato é que, ainda que indiretamente, impedir homossexuais de doarem sangue limita o número de doadores e, portanto, a disponibilidade de sangue para àqueles que necessitam.

Logo Uma gota de sangue com dois bonequinhos masculinos (estilo de portas de banheiros) de mãos dadas. Assim como o slogan, o logo deve reforçar a ideia de que o sangue de um homossexual é tão valioso e benéfico quanto o de qualquer outro doador.

Página no Facebook

Postagens

Dados

Obrigada!