MIGRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO V Conferência Brasileiros no Mundo Salvador/BA, 19 de Maio de 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UAMSF - RJ I SEMINÁRIO SOBRE LINHAS DE FOMENTO. É apoiar e facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, estabelecendo parcerias com as.
Advertisements

Educação Financeira EMPREENDEDORISMO e ALANNI BARBOSA
Origem e Importância do Empreendedorismo e o Empreendedorismo no Brasil Rose Grossi - Fagen - UFU Aula
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
ANFITRIÃ MARY KAY.
/ SEBRAE GUARAÍ 2015 LEI COMPLEMENTAR 123/06.
1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS.  Criado em 1994 com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização das empresas catarinenses  É coordenado.
Venture Capital e Private Equity O Que é ? Modalidade de investimento que envolve participação, através da aquisição de ações ou de outros ativos, em.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Portifólio Prof. Ricardo Raele. Prof. Ricardo Raele é um cientista brasileiro, mestre em administração e doutorando em biologia. Começou sua carreira.
Criado em Dirigido para profissionais da indústria de feiras e eventos Certificação profissional de excelência reconhecido internacionalmente Atualmente.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
II CONFERÊNCIA BNB-SEBRAE “Política de Administração e Recuperação de Crédito” Banco do Nordeste Área de Negócios Ambiente de Gerenciamento de Clientes.
Abordagens financeiras e não financeiras integradas de promoção de Sistemas Produtivos Inovativos Locais - experiências e lições de diferentes regiões.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
ENDEAVOR BRASIL Sonhando grande por um ambiente empreendedor de alto impacto.
Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
I ENCONTRO UASF NA REGIÃO NORTE. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Informação sobre as linhas de crédito disponíveis.  Elaboração de Projetos de Viabilidade Técnico,
1 PANORAMA DO SETOR LÁCTEO BRASILEIRO Rodrigo Sant’Anna Alvim Presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA Brasília, 04 de abril de 2013.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
CONGRESSO FENAFIM CURITIBA – NOVEMBRO DE 2015 O USO DA TI NA FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA NOVEMBRO
Programa de Incubação de Empresas de Rondonópolis.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
GESTÃO DO PAIF.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.
EDVAL CARLOS DOS SANTOS FILHO BACHAREL ADMINISTRACAO – UFBA ESPECIALISTA EM ADM PUBLICA ESPECIALISTA EM RECURSOS HUMANOS ESPECIALISTA EM AUDITORIA – UFBA.
Mercado brasileiro de Sistemas Eletrônicos de Segurança Segurança para pequenas e micro empresas - Fecomércio.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
1 Energia Elétrica Alguns comentários Energia Elétrica Alguns comentários Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e social 4 de agosto de 2004.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
ITCILO/ACTRAV Curso (A ) Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores ITCILO, Turim de 16 a 27 de fevereiro de.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
 MBC é o Movimento Brasil Competitivo que criado em novembro de 2001, com o objetivo principal de aumentar a competitividade no país, de maneira sustentável,
Expansão Plano de Negócios. Importância  Detalhar das informações referentes à compra da franquia.  Parametrizar valores para a implantação de uma nova.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Entregável do curso de Acesso a Mercado O ENTREGÁVEL O entregável do curso de Acesso a Mercado possui duas partes: 1.Proposta de Valor: nessa parte do.
OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO INDEPENDENTE MARY KAY
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Inserir empreendedorismo em todos os níveis da educação formal, no ensino público e privado, desenvolvendo no Paraná uma cultura empreendedora.
Exemplo de Plano de Negócios. Nome da Empresa/Ideia Plano de Negócios.
Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico SDE Finalidade Segundo o Decreto Nº /2013, a SDE tem por finalidade implementar ações estratégicas.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Prof. Dr. Oscar Dalfovo www. Dalfovo.com Prof. Dr. Carlos E. N. Bizzotto
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
CRÉDITO. Problemas que o banco enfrenta na concessão de crédito para as MPEs.
“Promover o desenvolvimento sócio-econômico sustentável da região através do estímulo e apoio ao empreendedorismo e à inovação.
Padronização e Melhoria
GEM 2015 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR
Transcrição da apresentação:

MIGRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO V Conferência Brasileiros no Mundo Salvador/BA, 19 de Maio de 2015.

AGENDA 1. O SEBRAE 2. Os pequenos negócios no Brasil 3. Principais fatores de sucesso 4. Migração e empreendedorismo 5. Como acessar o SEBRAE, em todo o mundo

1 O SEBRAE

O QUE É Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Instituição sem fins lucrativos, presente em todo o Brasil, criada para apoiar quem deseja abrir um pequeno negócio e quem já possui a sua empresa. Formado por uma unidade central: SEBRAE-NA e por unidades operacionais nos ESTADOS e no Distrito Federal 1

Fomentar a cultura empreendedora, promovendo a competitividade dos pequenos negócios e o desenvolvimento sustentável, para fortalecer a economia nacional. MISSÃO Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas 1

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas 1 FOMENTO ao Desenvolvimento Disseminação da cultura empreendedora Melhoria do ambiente de negócios ORIENTAÇÃO Empresarial Para o aprimoramento dos negócios Para abertura de negócios ] ] Cursos Palestras Consultorias Eventos...

Os pequenos negócios no Brasil 2

2 Os “Empreendedores” no Brasil em % Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP) 2 em cada 5 indivíduos entre 18 e 64 anos têm um negócio ou está envolvido na criação de um

No Brasil: São aproximadamente 9 milhões de MPE, ou seja, com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões, conforme Lei Complementar nº 123, de 2006 (SEBRAE, 2014). Essas empresas empregam 52% da mão de obra formal ( 40% da massa salarial brasileira ).

Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP) Motivação na TEA (Iniciais) A proporção de “empreendedores por oportunidade” caiu de 71% (2014) para 56% em Os “empreendedores por necessidade”, subiu de 29% (2014) para 44% em 2015.

Comparações internacionais Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP) Nota: A Rússia não participou da pesquisa em Países selecionados (BRICS, MEX, EUA e Alemanha) Empreendedores IniciaisEmpreendedores EstabelecidosTotal de Empreendedores México21,0Brasil 18,9 Brasil 39,3 Brasil 21,0EUA 7,3México27,4 China12,8México6,9 EUA 18,7 EUA 11,9Índia 5,5 Índia 16,3 Índia 10,8Alemanha 4,8China15,8 África do Sul 9,2 África do Sul 3,4 África do Sul 12,5 Alemanha 4,7China3,1 Alemanha 9,2 5ª colocação na TEE (Estabelecidos) 12ª colocação na TEA (Iniciais) (Ranking de 60 países) Metodologia Internacional: Cálculo da TEA (Empreendedorismo “INICIAL”) -Quem está envolvido na estruturação de 1 negócio; e/ou -Quem tem NO MÁXIMO 3,5 anos de atividade (com ou sem CNPJ) Cálculo da TEE (Empreendedorismo “ESTABELECIDO”) - Quem tem MAIS DE 3,5 anos de atividade (com ou sem CNPJ) Taxa TOTAL= TEA + TEE A Pesquisa em 2015

O SONHO DOS BRASILEIROS (2015) A proporção que deseja “ter seu próprio negócio” (34%) supera a que deseja “fazer carreira numa empresa” (23%). Fonte: GEM 2015 (SEBRAE e IBQP)

Fatores de sucesso e Desafios dos Empreendedores 3

FATORES DE SUCESSO ↑Criatividade; ↑Persistência; ↑Uso de Capital Próprio; ↑Conhecimento do mercado; ↑Estratégias de vendas. DIFICULDADES PARA A GESTÃO E RAZÕES PARA O FECHAMENTO DAS EMPRESAS ↓Carga tributária elevada; ↓Falta de crédito bancário; ↓Falta de Capital de Giro.

Atenção!

No Brasil...

40% Fonte: Serasa Experian (2016) dos CNPJs Estão superendividados. 60% dos CPFs

Motivos? Solução? Motivos? Solução?

Migração e Empreendedorismo 4

O sonho de quem emigra... ?

O sonho de quem emigra... Melhores condições de vida para si e para a família.

O sonho de empreender por quem emigra... Fonte: Sebrae (2008) 82% Desejam ter a própria empresa

12% O sonho de empreender por quem emigra... Fonte: Sebrae (2008) 82% Desejam ter a própria empresa Possuem reserva financeira para esta finalidade

Controles Financeiros básicos na empresa Fonte: Pesquisa SEBRAE MG, EMPRESAS DE RETORNADOS OU ORIUNDAS DE REMESSAS

SEPARAÇÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS DAS FINANÇAS DA EMPRESA APÓS AS CONSULTORIAS Finanças da Empresa X Finanças da Família Fonte: Pesquisa SEBRAE MG, Em empresas de retornados ou oriundas de remessas

?

Paraempreender

Paraempreender Para emigrar

Paraempreender Pararetornar

Paraempreender Para ser mais feliz! Para emigrar Pararetornar

O Plano é individual, situacional e específico. - +

QUAL É O SEU SONHO ?

QUAL É O SEU PROPÓSITO ?

POUPE! SOBROU?

Como acessar o SEBRAE... O n t h e World ! 5

To plan... GUIA ESSENCIAL PARA NOVOS EMPREENDEDORES Ferramenta permite que o aprendizado teórico seja transformado em ações práticas e imediatas

GUIA ESSENCIAL PARA NOVOS EMPREENDEDORES

Software PLANO DE NEGÓCIOS To plan

O SEBRAE NOS ESTADOS

Cursos SEBRAE à distância

Cursos à distância

“Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia.” JOÃO GUIMARÃES ROSA

Alanni Barbosa + 55 (31) Obrigada!

4 Defina, exatamente, onde quer chegar (objetivo) Compreenda onde está agora Elabore um cronograma, estabeleça metas 1 o 2 o Identifique de quais recursos precisa 3 o o 5 Acompanhe o 6 E, se necessário, pivote, refaça, mude o caminho! o PARA COMEÇAR... TENHA UM PLANO...