Portaria que define parâmetros para a validação e publicação das informações declaradas ao Censo Escolar visando o controle de qualidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carlos Henrique Gaguim Governador
Advertisements

Migração Censo Escolar 2013
FORMAÇÃO, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: SECRETÁRIO GERAL CENSO ESCOLAR.
CEI/CAI/SUPAV Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica da Bahia CEI/CAI/SUPAV Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica da Bahia Bahia,
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
Portaria do MEC 264/ 2007 – Obrigatoriedade do Censo Escolar
Censo Escolar 2014 Migração
Censo Escolar 2014 Migração da Situação do Aluno
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO
Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação.
SISTEMA EDUCACENSO CADASTRAMENTO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB - Coordenadoria de Gestão da Educação Básica DGREM – Departamento de Planejamento.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Planos de Carreira na perspectiva de assegurar valorização dos profissionais da educação UNDIME RIO GRANDE DO SUL, 16/09/2014.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
Belo Horizonte, uma Cidade Cada vez Melhor !. População por Região Administrativa de Belo Horizonte.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
DEED/INEP Brasília-DF | Abril CENSO ESCOLAR POLITICAS EDUCACIONAIS PROJETOS DA UNIDADE.
Oficina Uso Pedagógico dos resultados da Provinha Brasil
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
 Proposta Curricular de Santa Catarina - Todos os Cadernos  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20/12/1996  Lei.
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
Encontro Regional do Censo Escolar da Educação Básica 2011 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Diretoria de Informações Educacionais.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
Comissão do Concurso PresidênciaDGP Medicina do trabalho Assessoria de Segurança DGEControladoria Início Publica o resultado final do concurso no Diário.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
... Só enxergaremos as pegadas de um tempo novo se compreendermos o olhar dos nossos
FUST E NOVO SERVIÇO EM REGIME PÚBLICO - COMENTÁRIOS Márcio Wohlers - Assessor Especial Ministério das Comunicações 47 o Painel TELEBRASIL Brasília - 14.
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016.
Carlos Eduardo Sanches Assessor da Undime Impacto do Piso Salarial Nacional do Magistério.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
XXIV Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação/RS
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
1 Censo da Educação Básica no Estado de São Paulo No Estado de São Paulo, o Sistema de Cadastro de Alunos é a base de dados para o Censo/MEC das escolas.
Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção.
Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.
– NOVO ITCMD TOTAL AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO ELABORADOPORCLÁUDIOCHIESAELABORADOPORCLÁUDIOCHIESA.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: ALTERNATIVAS PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho de 2015.
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Termo de Aceite e Compromisso - SCFV
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Março de 2016 EBT ESCALA BRASIL TRANSPARENTE.
Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) CEMOR – Centro de Monitoramento e Resultados de Indicadores DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VERA LÚCIA BAPTISTA CASTIGLIONI Secretária Municipal de Educação LEDA LANDUETE RODRIGUES DE SOUZA CALENTE Subsecretária Pedagógica.
“FUNDEB: REFORMULAÇÕES NECESSÁRIAS, PERSPECTIVAS DE PRORROGAÇÃO E DESAFIOS A VENCER ” Raquel Teixeira.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO Diretoria de Ensino da Região de Limeira Centro de Informações Educacionais Núcleo de Gestão da Rede.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
O QUE É UM CURSO SEQÜENCIAL? Os cursos seqüenciais são cursos de nível superior sem o caráter de graduação. O que se busca ao definir-se um curso seqüencial.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Transferências Governamentais Constitucionais e Legais.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
Escrituração Escolar.
Inserir empreendedorismo em todos os níveis da educação formal, no ensino público e privado, desenvolvendo no Paraná uma cultura empreendedora.
Seminar on Transfer Pricing Application Availability of Information Portugal Presentation by Luís Pedro Ramos (Tax Inspection on Large Companies Department)
Controle interno municipal: identificando os problemas e apontando soluções TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO.
MATRÍCULAS 2012/2013 CRONOGRAMA DETALHADO. AGOSTO Elaboração e aprovação dos cronogramas para processo de matrícula Elaboração e aprovação dos cronogramas.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
 Marco Legal Lei Federal nº 8.069/1990 Lei Municipal nº 1873/1992 Lei Municipal nº 4062/2005 Decreto nº /2009  Marco Legal Lei Federal nº 8.069/1990.
 É o sistema que gerencia todas as informações do curso (cadastros, notas, certificados, numero de turmas e módulos por município, etc)  Numa tradução.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DA 23ª GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE JOINVILLE São Bento do Sul, Junho 2010.
Transcrição da apresentação:

Portaria que define parâmetros para a validação e publicação das informações declaradas ao Censo Escolar visando o controle de qualidade

Objetivo: Estabelecer parâmetros para a validação e publicação das informações declaradas ao Censo Escolar visando o controle de qualidade. Critérios considerados: Art. 1º Exatidão e confiabilidade – retratar a realidade de modo confiável; Coerência e comparabilidade – fornecer estatísticas compatíveis e coexistentes harmonicamente;

Fechamento do Censo Escolar Art. 2º As informações prestadas ao Censo Escolar não poderão conter erros que comprometam a consistência e coerência dos dados. Somente serão considerados para publicação e validação, dados inseridos por escolas que tenham alcançado os requisitos solicitados pelo Educacenso para fechamento do Censo Escolar.

Alunos com dois vínculos de escolarização Art. 3º Em horários coincidentes - deverão ter os dados retificados de modo a manter apenas o vínculo que for comprovado; As Coordenações Estaduais e Municipais de Educação, são responsáveis pela retificação dos dados; Para realizar a exclusão ou manutenção do vínculo duplicado, deverão analisar documentação comprobatória;

Alunos com dois vínculos de escolarização Documentação: Declaração de vínculo Comprovante de matrícula e frequência dos alunos (data de admissão, filiação, data de nascimento) Diário de classe (Português ou Matemática) ou documento emitido por sistema próprio que comprove a frequência do mês de referência do Censo Escolar

Alunos com dois vínculos de escolarização Vínculos no mesmo Estado: A exclusão será realizada pelas Secretarias Municipais para vínculos em rede municipal e privada conveniada com o município; A exclusão será realizada pelas Secretarias Estaduais para vínculos em rede estadual, privada conveniada com o estado e entre dependências distintas.

Alunos com dois vínculos de escolarização Vínculos em Estados diferentes: A exclusão deverá ser realizada pelas Coordenações Estaduais do Censo Escolar desde que haja consenso; Em não havendo consenso o Inep será responsável pela análise e retificação dos dados.

Bloqueios do sistema Educacenso Art. 4º Aluno com mais de um vínculo de escolarização na mesma escola em horários coincidentes; Aluno com mais de um vínculo de escolarização em escolas de mesma dependência administrativa e mesmo município em horários coincidentes.

Relatórios Gerenciais Art. 5º Relação de alunos com mais de um vínculo de escolarização em horários coincidentes: Mesmo município e diferentes dependências administrativas Diferentes municípios Diferentes estados (UF). Os relatórios deverão ser obrigatoriamente corrigidos

Relatórios Gerenciais Relação de alunos com mais de um vínculo de escolarização em horários não coincidentes Mesmo município e dependência administrativa; Mesmo município e diferentes dependências administrativas. Os relatórios poderão ser justificados, caso o aluno esteja em etapas iguais de ensino ou com no máximo um nível de diferença

Relatórios Gerenciais Diferentes municípios Diferentes estados (UF) Os relatórios poderão ser justificados, caso os estados sejam limítrofes e o aluno esteja em etapas iguais de ensino ou com no máximo um nível de diferença.

Responsabilidades Art. 6º Município Verificação e correção das inconsistências encontradas na rede municipal e privada; Verificação e correção das inconsistências encontradas no município e que envolvam outros municípios do mesmo estado ou estados diferentes; Comunicar à Secretaria Estadual quando não houver consenso com outro município.

Estado Verificação e correção das inconsistências encontradas na rede estadual e privada; Verificação e correção das inconsistências encaminhadas pelos municípios em caso de não haver consenso; Verificação e correção das inconsistências encontradas no estado e que envolvam estados diferentes; Comunicar ao Inep quando não existir consenso sobre o vínculo do aluno em estados diferentes. Responsabilidades

Os responsáveis nos Estados e Municípios estarão sujeitos à responsabilização civil, penal e administrativa prevista na Lei 8429/92. (Lei de improbidade administrativa)

Casos não corrigidos Art. 7º As informações serão desconsideradas para a estatística oficial e o repasse de recursos da União: Quando não houver correção ou justificativa dos relatórios gerenciais; Quando não houver correção dos erros indicados pelo sistema Educacenso.

“ Comprometa-se com suas metas e encare os obstáculos como etapas para atingir o objetivo final” (Lair Ribeiro)