4º Encontro de Diretores das Escolas Estaduais. Boa Escola para Todos Escola Legal Manutenção e Ampliação dos Espaços Escolares Programa Projetos Ações.

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Transcrição da apresentação:

4º Encontro de Diretores das Escolas Estaduais

Boa Escola para Todos Escola Legal Manutenção e Ampliação dos Espaços Escolares Programa Projetos Ações Sala de Aula Digital Tecnologia da Informação nas escolas estaduais,para melhorar a aprendizagem SAERS - Sistema de Avaliação Educacional do RS Avaliação externa do rendimento escolar dos alunos do ensino fundamental e médio Projeto Piloto para Alfabetização de Crianças com 6 e 7 Anos Professor Nota 10 - Valorização do Magistério Formação Continuada de Professores Nova Legislação para o Sistema Educacional do RS Centros de Referência na Educação Profissional Implantação de Centros de Referência de Educação Profissional

SAERS Avaliação externa do rendimento escolar dos alunos do ensino fundamental e médio Avaliação no Projeto para Alfabetização de Crianças com 6 e 7 Anos

SAERS Parceria: Secretaria de Estado da Educação, Undime/RS, Sinepe/RS Marcos legais: Lei 9394/96, Lei Estadual nº10.576/95- Gestão Democrática do Ensino Público e Decreto Estadual nº45.300/07 Objetivo: Avaliar de forma objetiva e sistemática a qualidade da educação básica oferecida pelas escolas gaúchas

SAERS: Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul Escolas estaduais, urbanas e rurais, independente do número de alunos, e escolas municipais e particulares cujas mantenedoras aderirem ao SAERS 2ª série / 3º ano e 5ª série / 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio Provas de Língua Portuguesa (leitura e interpretação de textos e ditado de pequeno texto na 2ª série/3º ano) e Matemática (resolução de problemas) e questionários aos alunos, professores e diretores

Conceitos Currículo – abrange tudo que ocorre na escola, atividades programadas e desenvolvidas sob sua responsabilidade e que envolvem a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos na própria escola ou fora dela. Esta concepção está expressa na LDB, nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nos PCNs. Matriz de referência – formada por um conjunto de descritores, informando as competências e habilidades, associadas a um determinado período de aprendizagem. Competências e habilidades pertencem à mesma família conceitual. A diferença é determinada pelo contexto.Uma competência sempre é mais geral em relação à habilidade que ela inclui. Competências – Capacidade de mobilizar conhecimentos, valores, decisões para agir de modo pertinente em uma determinada situação. O conhecimento é parte indispensável do que é preciso dominar para ser competente. Habilidades – referem-se ao plano do saber fazer e decorrem, diretamente, do nível estrutural das competências já adquiridas, que se transformam em habilidades (Brasil/MEC/INEP/SAEB, 1997)

Processo de implementação: Reuniões com diretores das escolas estaduais (I) 2º semestre de 2007: preparação da primeira aplicação –objetivos do sistema de avaliação externa do rendimento escolar –PISA, SAEB, Prova Brasil, ENEM e ENCCEJA –composição e análise das provas – Teoria da Resposta ao Item –currículo, matriz de referência, competências e habilidades, descritores e itens –objetivos e características do SAERS, itens das provas do SAERS de 2005 e questões operacionais do SAERS 2007

Processo de implementação: Reuniões com diretores das escolas estaduais (II) 1º semestre de 2008: divulgação dos resultados do SAERS 2007 –apresentação dos resultados gerais do Estado, rede estadual e CRE –apresentação e discussão de itens das provas –apresentação de vídeo institucional –entrega dos Boletins Pedagógicos das escolas

Processo de implementação: Reuniões com diretores das escolas estaduais (III) 2º semestre de 2008: preparação para aplicação do SAERS 2008 –principalmente questões operacionais 1º semestre de 2009: divulgação dos resultados do SAERS 2008 –resultados do Estado, rede estadual e CRE –entrega dos Boletins Pedagógicos das escolas

Participação por Redes Municípios/2007= =05 RedeEscolasAlunos Estadual Municipal Federal Privada total

Participação – Municípios/2008 CREMunicípios 7ª Passo FundoGuaporé 9ª Cruz AltaBoa Vista do Incra 16ª Bento Gonçalves Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Serafina Corrêa

Participação – Escolas Privadas/2008 CREEscolas 1ª Porto AlegreFarroupilha, Monteiro Lobato, Israelita, Nossa senhora da Glória, Salesiano Dom Bosco, Vinícius de Moraes 2ª São LeopoldoColégio Luterano Arthur Konrath 6ª Santa CruzColégio Mauá 7ª Passo FundoColégio Notre Dame 18ª Rio GrandeColégio Kyrius 27ª CanoasEspírito Santo 39ª CarazinhoColégio Sinodal

Proficiência – Matemática Série / AnoEstadualMunicipalFederalParticular 2ª/3º ,4762,8-801, ,4776,1-802,3 5ª/6º ,9213,2278,9264, ,0220,5276,2265,1 1º ,0-341,0321, ,8264,2347,6317,7

Proficiência – Língua Portuguesa Série / AnoEstadualMunicipalFederalParticular 2ª/3º ,3153,4-191, ,4165,4-192,5 5ª/6º ,4204,1259,7245, , ,8245,2 1º ,6-310,3293, ,4293,7

Padrões de Desempenho Comunicação dos resultados por médias e padrões Metodologia semelhante à usada para definição do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) Consiste na aproximação entre as notas do SAEB (Sistema de Avaliação da educação Básica) e as notas do PISA(Avaliação Internacional dos Estudantes) Metas do Todos pela Educação – 70% dos alunos entre os padrões Adequado e Avançado na avaliação de 2021 PISASAEBIDEB OCDE BRASIL ,8 Referência Pisa/06 (leitura) SAEB(LP) e IDEB Anos Iniciais do EF

Metas Todos pela Educação X Resultados SAERS –Estadual 4ª5ª8ª1°3° Língua Portuguesa , Matemática ,8350 Metas Todos pela Educação/2022 SAERS 2008

Padrões de Desempenho Rede Estadual Abaixo do Básico – os alunos que se encontram neste nível apresentam um conhecimento rudimentar e superficial, abaixo de valores compatíveis com o uso rotineiro da competência. Básico – os alunos que se encontram neste nível apresentam um conhecimento parcial e restrito revelando que desenvolveram parcialmente as competências esperadas para a série/ano na qual se encontram. Adequado – nível que sintetiza a qualidade do aprendizado que se pretende. Os alunos que se encontram neste nível demonstram sólido conhecimento e desenvolvimento das habilidades esperadas para seu estágio escolar. Avançado – alunos deste nível ultrapassaram o aprendizado esperado, dominando completamente suas competências e ainda são capazes de solucionar questões que envolvem temas complexos.

Padrões de Desempenho Língua Portuguesa Competência Leitora Padrão2ª/3º5ª/6º1º ano% Meta Abaixo Básico Abaixo 120 Abaixo 165 Abaixo Básico Adequado AvançadoAcima 225 Acima 290 Acima

Padrões de Desempenho Competência Matemática Padrão2ª/3º5ª/6º1º ano% Meta Abaixo Básico Abaixo de 725 Abaixo de 190 Abaixo de Básico725 – – – Adequado AvançadoAcima 850 Acima 295 Acima

COMPARATIVOS REDE ESTADUAL 3ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO SAERS LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA

COMPARATIVOS MATEMÁTICA REDE ESTADUAL 6º ANO EF e 1º ANO EM

COMPARATIVOS LÍNGUA PORTUGUESA REDE ESTADUAL 6º ANO EF e 1º ANO EM

COMPARATIVO NACIONAL MATEMÁTICA

COMPARATIVO NACIONAL LÍNGUA PORTUGUESA

PADRÕES DE DESEMPENHO 2ª SÉRIE/3º ANO ENS FUND REDE ESTADUAL MATEMÁTICALÍNGUA PORTUGUESA

PADRÕES DE DESEMPENHO 5ª SÉRIE/6º ANO ENS FUND REDE ESTADUAL MATEMÁTICALÍNGUA PORTUGUESA

PADRÕES DE DESEMPENHO 1º ANO ENSINO MÉDIO REDE ESTADUAL MATEMÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA

Percentual de alunos- rede estadual Padrões Adequado e Avançado (...) TPE/2022 LPMat 2ª/3º ano ensino fundamental 33.3 (36.7)27.5 (42.5) 5ª/6º ano ensino fundamental 30.9 (39.1)22.3 (47.7) 1º ano ensino médio 22.9 (47.1)11.8 (58.2)

Resultados por CRE Diferença entre a média de proficiência da CRE e a média de proficiência do Estado Diferença da média de proficiência da CRE :

Utilização dos resultados Foco para o Gestor Resultados para implementação de ações de formação continuada de professores Divulgação das boas práticas de escolas com melhores resultados Identificação de escolas com resultados insuficientes para receber apoio Replanejamento de sua gestão e ação pedagógica

Utilização dos resultados Foco para o Gestor II Utilizar os resultados obtidos por sua escola para diagnosticar os aspectos que necessitam de intervenções/investimento pedagógico Usar o diagnóstico como base do planejamento da escola Envolver toda a comunidade escolar na discussão dos resultados e das proposições para melhoria do desempenho

Cronograma SAERS/09 MÊSATIVIDADE maioEnvio à CELIC- processo licitatório- modalidade Pregão Eletrônico Julho/ agosto Publicação do Edital Assinatura do Contrato SetembroOrganização e validação da base de dados Formação da Comissão de Técnicos OutubroPreparação do material Treinamento das equipes de trabalho campo

Cronograma SAERS/09 MÊSATIVIDADE até 02 de Novembro Entrega dos instrumentos de avaliação nas CREs 9 a 13 de Novembro Aplicação dos instrumentos de avaliação nas escolas JaneiroProcessamento e análise de dados Fevereiro /março Elaboração dos relatórios abrilReunião técnica para apresentação dos resultados gerais da avaliação

“Pode-se alcançar metas com estratégias diferentes. É preciso que cada escola escolha formas equitativas, preocupando-se com todos seus alunos e não apenas com aqueles cujo desempenho favoreça o alcance mais fácil das metas.” José Francisco Soares, 2007.