Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Planejamento Estratégico 2014-2015 Fundamentos no Orçamento Participativo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
SAGE Semana Técnico Administrativa – Dirad
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
Etapas da construção do PDI IFTO
Ministério da Cultura.
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Seminário de Integração, 24 de outubro de 2013
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
1.
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Secretaria Municipal de Planejamento PREFEITURA DE SÃO MATEUS DO SUL
Plano de Desenvolvimento da Escola
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
INTRODUÇÃO À OFICINA.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Construção do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira dos Cargos Técnicos-administrativos da Educação A Experiência da UFRN Pró-reitoria.
Gestão Estratégica na Política Pública
20/02/2014 Seminário sobre o Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos - CPOP para os Conselheiros Temáticos Municipais.
Aprendizados com a expansão da Rede de M&A:
Planejamento Anual 2015.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Diretoria de Currículos e Educação Integral
PDI: Hora de planejar.
Pró-Reitoria de Planejamento
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
CÂMARAS TEMÁTICAS O QUE SÃO E A QUE SE DESTINAM? Canais de participação social, de caráter temporário e consultivo, que objetivam diagnosticar problemas.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
Iniciativa: Pacto pela Transparência Municipal Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios Secretaria Executiva: Instituto Ethos.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Politicas publicas de Educação em Saúde
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
Atuação dos agentes de Controle Social
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
1º Seminário de apresentação do Programa PROTURB
Goiânia, junho de 2013 ♦ Relat ó rio Anual de Gestão - RAG ♦
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Agosto de 2015 COMISSÃO TEMÁTICA VII Capacidade e sustentabilidade financeira.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais. será.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília Pró Reitoria de Desenvolvimento Institucional Diretoria de orçamento LOA 2015 Execução.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Lei do Orçamento Anual Lei do Orçamento Anual (LOA) (LOA) Prof. R. Nonato Contador Esp. GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE.
O papel pedagógico do órgão gestor
Reunião Diretores de Ensino Agosto/2015 PROEN. Projeto Politico Pedagógico –PPP Projeto Politico Institucional - PPI  METODOLOGIA E ROTEIRO PARA REVISÃO/CONSTRUÇ.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Planejamento Estratégico Fundamentos no Orçamento Participativo

O orçamento participativo incorpora a população ao processo decisório da elaboração orçamentária, seja por meio de lideranças da sociedade civil, audiências públicas ou por outras formas de consulta direta à sociedade. Trata-se de ouvir de forma direta as comunidades para a definição das ações do governo, para resolução dos problemas por elas considerados prioritários. Orçamento Participativo – o que é, para que serve, como se faz”. Valdemir Pires, Editora Manole.

Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

Planejamento Estratégico Documentos Norteadores

Plano Plurianual - PPA Contexto do Planejamento Institucional

Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

Acordo de Metas e Compromissos

Plano de Ação para a Gestão

Plano de Desenvolvimento Institucional

Projeto de Político Pedagógico PPP-IFRN

Planejamento Estratégico Níveis de Planejamento

Planejamento Estratégico Metodologia Geral

Planejamento Estratégico Proposta de Cronograma

Proposta de Cronograma - Etapas de composição do Planejamento 2013 Responsável 2013 JUNJULAGO Revisão por parte da equipe de dirigentes sistêmicos dos macroprojetos institucionais. Reitoria/PRODES Convenção da equipe de dirigentes sistêmicos e diretores-gerais dos Câmpus para a apresentação e definição dos macroprojetos institucionais. Reitoria/PRODES Gabinete Itinerante de apresentação dos macroprojetos institucionais e definição das comissões de planejamento dos Câmpus. Reitoria/PRODE e Diretorias Gerais 10 a Construção coletiva dos projetos de necessidades e elaboração de propostas de ações e prioridades pelos dirigentes sistêmicos e pelos Câmpus. Pró-Reitorias e Diretorias Sistêmicas e Diretorias Gerais 01a31

Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Proposta de Cronograma - Etapas de composição do Planejamento 2013 Responsável 2013 SETOUT Compatibilização dos planos dos Câmpus com as políticas e metas da Sistêmicas e do Governo Federal. Pró-Reitorias, Diretorias Sistêmicas e Diretorias-Gerais 02 a13 6. Dimensionamento orçamentário e equalização com os projetos e atividades resultantes das ações planejadas para 2014 Pró-Reitorias e Diretorias Sistêmicas 16 a Sistematização do Planejamento Estratégico e das metas institucionais e seus indicadores para a organização do Plano de Trabalho PRODES e PROAD 01 a25 8.Encaminhamento do Planejamento Estratégico e do Plano de Trabalho 2014 ao Conselho Superior. Reitor 29