CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
Advertisements

PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Prof. Dr. Gilvandenys Leite Sales Learning Vectors (LV): Um Modelo Não-Linear de Avaliação da Aprendizagem em EaD online.
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
REUNIÃO DE PAIS 1º Bimestre COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS Uma escola que mantém seus valores sempre de olho no futuro!
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
PROJETO O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET Carolina Quattrer Pinheiro da Silva Débora Souza da Silva Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Os recursos e ferramentas utilizadas em EaD
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
CURSO EAD CURSO EAD Capacitação para Orientações Básicas de Alimentação Saudável Módulo 6 Considerações Finais e Avaliação Universidade de São Paulo –
A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Escola de Educação Básica Presidente Tancredo Neves. Diretora: Arelete Souza Müller 13° SDR/Ituporanga.
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Prof. Dr. Gilvandenys Leite Sales Learning Vectors (LV): Um Modelo Não-Linear de Avaliação da Aprendizagem em EaD online.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
MISSÃO: Constituir uma comunidade nacional de aprendizagem e geração colaborativa de conteúdos em torno do uso dos curtas metragens brasileiros em salas.
Escreva aqui o título e o subtítulo do seu TCC Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Insira a data.
MAPAS CONCEITUAIS Curso Bacharelado em Enfermagem
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
O Papel do Professor e do Aluno no Ensino a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016.
1 Institut de la gestion publique et du développement économique – juin 2007 Instituto de gestão pública e desenvolvimento econômico (IGPDE)
O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS
PDME | MAC | 2011 CULTURA DIGITAL Plano estratégico.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Prof. Dr° Vagner Custódio
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Elaborado por Prof. Denys Sales SISTEMA DE GERENCIAMENTO ACADÊMICO LV – MOODLE 1.9 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO UNIVERSIDADE VIRTUAL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
O Impacto da EAD nos Setores Educacionais e Produtivos no Brasil Fredric Litto Presidente, ABED e Professor Emérito, USP.
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008 ENG. ELÉTRICA – SÉRE PONTOS FRACOSPONTOS FORTES APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ATINGIMENTO DOS OBJETIVOS.
Tarefas no EAD O Curso dos tutores é desenvolvido com uma carga horária total de 120 horas, dividido em dois módulos: -Módulo I, presencial, 40 horas (já.
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇAO DE MINAS GERAIS SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE CORONEL FABRICIANO PROJETO DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
O Modelo LEARNING VECTORS Avaliação Formativa em EaD Online Prof Denys Sales
Programa Institucional Iniciação Científica e Tecnológica PIBIC/PIBIT ENSP/FIOCRUZ.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Sessão 04 – Auditório ASPEN - 1/12 Experiências no Uso do Portfólio Eletrônico.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático 2013

Formador e Tutores Gilvandenys Leite Sales -Professor Formador Tutores: ◦ Kleber do Nascimento Silva  ◦ Adriano Silveira Machado  ◦ Kalina Isabel Gonçalves dos Santos  ◦ Fábio Albuquerque 

Dados Gerais ◦ Carga Horária do Curso – 60 h/A ◦ Média para Aprovação no Curso (≥) – 7,0 ◦ Limite de Faltas – 25% ◦ Peso das Atividades Presenciais – 60% ◦ Peso das Atividades a Distância – 40%

Agenda PRIMEIRO ENCONTRO PRESENCIAL: (manhã e tarde – 8h) SEGUNDO ENCONTRO PRESENCIAL: (manhã -4h) AULA 1: a AULA 2: a AULA 3: a AULA 4: a AULA 5: a AULA 6: a PERÍODO AVALIATIVO: a EXAME: (manhã) 2º CHAMADA: (tarde) AF: (manhã)

Ementa Aprendizagem a distância (o modelo de ensino a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, aprendendo a distância, o planejamento e comprometimento na aprendizagem a distância, métodos e técnicas de estudo e leitura, autonomia, colaboração em EaD e autoria na EaD). O que é educação a distância (características, evolução e histórico). Recursos utilizados em EaD (ferramentas de organização, gestão, informação e comunicação em EaD, ferramentas interativas de aprendizagem).

Objetivo Desenvolver as competências, habilidades e atitudes necessárias ao aprendizado a distância, utilizando-se de ambiente virtual, tecnologias digitais da rede Web e material impresso.

Atividades / Média Atividades Presenciais Atividades a Distância x 60%x 40% Exame Presencial 50% Seminários Recursos Tecnológicos 50% C 5 5% T2 5% T4 8 % Q 2 10% F6 8 % F5 10% F3 9% + W 3 12% F 1 5% T 1 8% Q 4 10% Q 6 10%

Correção de Atividades Nº Mínimo de Contribuições Individuais em Wikis: ◦ ( ) 0 ( ) 1 ( X ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 Nº Mínimo de Mensagens em Fóruns: ( ) 1 (X) 2 ( ) 6 ( ) 10 Inicie o fórum respondendo ao tema proposto, a seguir, interaja e faça comentários sobre as postagens de outros participantes do fórum. Quiz: ◦ 2 Tentativas/ 60 min / Nota mais alta Seminários ◦ Demonstrar leitura dos textos indicados; ◦ Articular reflexões críticas sobre as informações coletadas; ◦ Apresentação com poder de síntese e clareza. Tarefas Apresentação/Escrita (ideias com clareza, objetividade, coesão e coerência)

Nº de Faltas Neste curso o aluno levará 3 faltas por atividade que ele se ausente.

Modelo Tecno-Metodológico 10 Fonte: Adaptado de Sales (2010)

O Vetor-Aprendizagem Fonte: Adaptado de Sales (2010)

Menções Qualitativas - LV Ícones LV ÍconesCATEGORIZAÇÃO DAS MENSAGENS/ARQUIVOS ANEXADOS Muito Bom - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=4 Reflexões aprofundadas; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” que podem apresentar, além de respostas e comentários, significativos questionamentos, ou mesmo, sínteses de idéias que surgem na discussão/aprendizagem do tema proposto, gerando mais interações. Bom - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=3 Boas reflexões; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” que apresentam respostas e comentários significativos para discussão/aprendizagem do tema proposto. Regular - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=2 Razoáveis reflexões; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” ainda limitados e de forma superficial acerca do tema proposto para a discussão/aprendizagem. Fraco - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=1 Reflexões vazias de conteúdo; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” que pouco agregam valor à discussão/aprendizagem do tema proposto. Não Satisfatório - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=0 Aprendiz que assume posição passiva; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” que em nada contribuem para a discussão/aprendizagem do tema proposto limitando-se a enviar mensagens de concordância ou arquivos anexados sem originalidade. Neutro - Mensagens/Arquivos anexados que não agregam notas Arquivos anexados sem relação com o tema proposto. Mensagens de esclarecimentos, saudações, recados, agradecimentos etc. Fonte: Adaptado de Sales (2010)

Acompanhe suas Notas e seu Rendimento (Fator β ) Clique nas setas para visualizar suas notas em cada atividade (o valor que aparece representa uma parcial que comporá sua média) Visualize aqui sua média e faltas Visualize aqui seu desempenho (Veja tabela ) Clique aqui para consultar suas notas

14 O Instrumento de Avaliação LV

Referências JOYE, Cassandra Ribeiro; YOUNG, Regina Santos. Acolhimento em educação a distância. Fortaleza: SETEC/IFCE, Sales, Gilvandenys Leite. Learning Vectors: Um Modelo de Avaliação da Aprendizagem em EaD Online Aplicando Métricas Não-Lineares. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática. Fortaleza, Ceará, 2010.

Dúvidas?