PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS Professora Ana Paula Soares.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Advertisements

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Taylor e Fayol.
Teoria Clássica da Administração
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
Revisão das Teorias Da Administração.
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
Qualidade em Serviços de Informação
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
Administração Científica
APRESENTAÇÃO Francês ( ); Engenheiro de minas;
Henri Fayol Engenheiro de minas e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial, a.
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I
Teorias da Administração I
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Clássica da Administração
Teoria Geral da Administração
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Administração
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
TEORIA CLÁSSICA MÓDULO 6.
Fordismo Henry Ford.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Administração da Produção Trabalho realizado para o curso Técnico em Administração que sintetiza a Administração da Produção baseando-se no sistema Toyotismo.
Este material é para uso somente em sala de aula. Nenhuma parte deste documento deve ser distribuída, citada ou copiada.. Taquara, 14 de outubro de 2015.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Escolas Fundadoras da Administração: Fayol
Felipe Moreira. contexto MÉTODO DE CONVENCER OS OUTROS A FAZEREM O QUE FOI PLANEJADO. “CONSEGUIR QUE OS OUTROS FAÇAM O QUE É NECESSARIO EM VEZ DE VOCÊ”.
Para entender o que é política pública Produção cultural
História da administração. A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que.
CEM ANOS DE GESTÃO EMPRESARIAL 1908 a 1920 – A GESTÃO CIENTÍFICA: Henry Ford Se Inspirou em Taylor, Provando Ser Possível Especializar as Tarefas, e.
OS SISTEMAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
ERGONOMIA É o estudo da adaptação das
Trabalho próxima aula Artigo 21 da Lei Antitruste 10 equipes escolherão dois incisos ou unicamente o XXIV Incisos não disponíveis II – XIV – XVII – XIX.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
UEMS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Professora: Msc.:Marta Sulema M.González Biolchi.
Psicologia aplicada ao trabalho
1 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Profª. Graziela Fátima Pereira CRA/MG
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
Fundamentos da Administração
OS 8 S – OITO SENSOS DA QUALIDADE
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
CONCEITUANDO PROCESSO “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor.
Fundamentos da Administração
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
SIGNIFICADO DO TRABALHO UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
O que é Produção? A Produção no dia-a-dia: - Estudos; - Tomar banho; - Alimentar-se; - Trabalhar; - Etc.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
TGA – Teoria Geral de Administração Teoria Geral da Administração CAPÍTULOS 1.A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS 2.GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS 3.ADMINISTRAÇÃO.
Teoria Geral de Administração Introdução Abordagem prática.
ADMINISTRAÇÃO BÁSICA.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS Professora Ana Paula Soares

Administração Científica Frederick W. Taylor – (Estados Unidos) O Objetivo inicial - eliminar os desperdícios nas indústrias americanas, comprovadamente um dos elementos importantes na formação dos preços dos produtos. Visava alcançar maior produtividade e, com menores custos e melhores margens de lucro, enfrentar a crescente concorrência em todos os mercados.

Administração Científica Para Taylor: A Organização e a administração das empresas devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência.

Administração Científica Sistematização dos processos de trabalho Taylor defende a necessidade de especialização de funções para a obtenção de melhores resultados e menor custo de esforços humanos e de recursos físicos, materiais e finaceiros.

Administração Científica Resumidamente: A preocupação de Taylor estava fundamentada no desperdício e no lucro.

Administração Científica Aspecto negativo: Considerava o trabalhador um elemento desperdiçador de energias e matéria- prima, devendo ser controlado, fiscalizado e corrigido em sua forma de trabalhar. (VERGUEIRO, 2002, p. 21)

Administração Científica Aspecto positivo: Contribuição para a organização do trabalho no século XX, principalmente no que diz respeito a suas propostas de organização estrutural das empresas, baseada na especialização de funções. (VERGUEIRO, 2002, p.22)

Administração Clássica Henry Fayol – (Europa) Enquanto na administração científica a ênfase esta relacionada a tarefa realizada por cada operário, na Teoria Clássica de Fayol a ênfase refere-se a estrutura da organização.

Administração Clássica Resumidamente: O Objetivo das duas correntes é o mesmo: Maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa.

Administração Clássica Administrar para Fayol é: 1) Prever – visualizar o futuro e traçar um programa de ação. 2) Organizar – constituir o duplo organismo material e social da empresa. 3) Comandar – dirigir e orientar o pessoal. 4) Coordenar – ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos. 5) Controlar – verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas.

Administração Clássica Portanto: Fayol foi o primeiro teórico da administração a situar o planejamento como um dos processos da função administrativa. (ALMEIDA, 2005, p.1)

Administração Clássica Fayol defende que as funções administrativas não se limitam à alta cúpula. Conclui que tais funções envolvem também o aspecto técnico, comercial, financeira, contábil e de segurança na organização. (VERGUEIRO, 2002, p.22))

Administração Clássica Os “14 princípios gerais de Fayol”: 1) Divisão do Trabalho – especialização dos trabalhadores e gerentes para aumentar a eficiência; 2) Autoridade e Responsabilidade: o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência; 3) Disciplina: obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito de acordo com os acordos estabelecidos entre organização e seus empregados.

Administração Clássica Continua “14 princípios Fayol”: 4) Unidade de Comando: cada empregado obedece ordens de apenas um superior; 5) Unidade de Direção: uma cabeça e um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo; 6)Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais: os interesses das empresas devem sobrepor- se aos interesses particulares das pessoas. 7)

Administração Clássica Continua “14 princípios gerais de Fayol”: 7) Remuneração do Pessoal: deve ser justa e garantir satisfação para os empregados da organização; 8) Centralização: Refere-se à concentração de autoridade no topo da hierarquia da organização; 9) Cadeia Escalar (Hierarquia) – linha de autoriadade, representada pelos quadros e retas de um organograma; 10) Ordem – um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar;

Administração Clássica Continua “14 princípios gerais de Fayol”: 11) Equidade – administradores justos e amigáveis perante seus suordinados; 12) Estabilidade de pessoal – a rotatividade dos funcionários tem um impacto negativo sobre a eficiência da organização; 13) Iniciativa – os subordinados devem ter liberdade para conceber e concretizar seus planos. 14) Espírito de equipe – harmonia e união entre as pessoas.

Produção em Massa Henry Ford (1863 – 1945) - Americano Símbolo da moderna era industrial devido ao Modelo T e a produção em massa através de linhas de montagem. Curiosidade – O primeiro Modelo T demorou 12 horas e meia para ser produzido. Doze anos mais tarde, a Ford produziria um modelo T por minuto.

Produção em Massa Os princípios básicos de Ford são pautados pela simplicidade: Intensificação - diminuir o tempo da fabricação e da comercialização Economicidade – manter estoques reduzidos de matérias primas. Produtividade – aumentar a capacidade de produção dos trabalhadores, através da especialização e do trabalho conjugado.

Aspectos Negativos: A pressão relativa a produção em massa pressionava os empregados. Em 1913 a rotatividade da mão de obra chegou a 380 por cento, e a Ford teve que contratar dez vezes mais funcionários do que precisava apenas para manter a linha de produção em movimento. Produção em Massa

George Elton Mayo – Australiano – Fundador da Escola de Relações Humanas. Emigrou em 1923 para os Estados Unidos. Resposta direta à despersonalização da Escola Clássica. Pesquisador da Universidade de Harvard. Estudos em uma fábrica na cidade de Hawthorne com o objetivo de verificar se a produtividade dos trabalhadores relacionava-se com às condições físicas do trabalho. Teoria das Relações Humanas

Teoria baseada na premissa de que a produtividade relaciona-se diretamente com a satisfação do trabalho. Mayo enxergava o elemento humano socialmente organizado, buscando satisfação através de sua atividade profissional. O incentivo economico não era suficiente, pois necessitava de incentivos psicossociais: segurança, afeto, aprovação social, prestígio e auto- realização. Teoria das Relações Humanas

Enxergava o trabalhador como um indivíduo em busca de satisfação através de sua atividade profissional. O comportamento dos empregados sofre uma enorme influência das normas e valores desenvolvidos pelo grupo. Caso Hawthorne ( )

A maior integração social dentro do grupo de trabalho, maior a disposição de produzir. Mais importante que o incentivo econômico é a necessidade de reconhecimento e aprovação social que influênciam decissivamente à motivação do trabalhador Caso Hawthorne

Contribuição da Escola de Relações Humanas: Mudança de foco da Administração, afastando-se dos processos de trabalho para abranger também os indivíduos e suas relações interpessoais. (VERGUEIRO, 2002, p. 24) Teoria das Relações Humanas

A Escola das Relações Humanas trouxe uma nova perspectiva para as atividades dos administradores, propondo que estes considerassem o ser humano como elemento essencial ao processo de produção. (VERGUEIRO, 2002, p. 24) Teoria das Relações Humanas

É correto afirmar que administar envolve: (A)programar, propor, prover, prevenir, e praticar. (B)sistematizar, orçar, promover, gerenciar, e avaliar. (C)prover, medir, estruturar, setorizar e testar. (D)planejar, dirigir, organizar, coordenar e controlar. (E)motivar, sustentar, financiar, ampliar e investir. Questão:

O Processo de Administração Planejar.... Significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites. (STONER; FREEMAN, 1999, p. 5)

REFERÊNCIAS ALMEIDA, M. C. B de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos, CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Campus, STONER, J. A. F.; FREEMAN, R. E. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro, VERGUEIRO, W. Qualidade em serviços de informação. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.